De Gracinha à 'maior cantora do Brasil': 6 curiosidades sobre a vida de Gal Costa
Atualizado em 9 de novembro de 2022 13:50
Publicado em 9 de novembro de 2022 13:48
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Gal Costa morreu, aos 77 anos, nesta quarta-feira (09), mas seu legado já estava eternizado na música e na cultura brasileiras. Confira a homenagem do Purepeople!
A morte de Gal Costa, aos 77 anos, pegou de surpresa fãs e entusiastas da música popular brasileira Gal Costa foi um dos grandes ícones da Tropicália, gravou uma série de álbuns memoráveis e honrou com louvor o título que recebeu de João Gilberto: 'A maior cantora do Brasil' A causa da morte de Gal Costa ainda não foi revelada, mas é sabido que, em outubro, a cantora foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita Gal Costa nasceu Maria da Graça Costa Penna Burgos, mas ai de quem insistisse em dizer que seu nome não era Gal O nome Gal surgiu através do produtor Guilherme Araújo; trata-se de uma abreviação 'modernizada' de Grau, apelido dado às Marias da Graça na Bahia
Veja + após o anúncio

A morte de Gal Costa, aos 77 anos, pegou de surpresa fãs e entusiastas da música popular brasileira. Ao longo de 58 anos de carreira, a artista foi um dos grandes ícones da Tropicália, gravou uma série de álbuns memoráveis e honrou com louvor o título que recebeu de João Gilberto: "a maior cantora do Brasil".

A causa da morte de Gal ainda não foi revelada, mas é sabido que, em outubro, foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita. Esse procedimento afastou a cantora dos palcos nos últimos meses de vida e a fez cancelar a tão aguardada apresentação no festival Primavera Sound. Na ativa e rodando o Brasil com a turnê "As várias pontas de uma estrela", ela já tinha apresentações agendadas para 2023.

Como homenagem, o Purepeople destaca diversas curiosidades sobre a vida e a carreira de Gal Costa para celebrar a sorte na vida de viver na era de uma das artistas mais emblemáticas das últimas décadas.

1 - MEU NOME É GAL

Ela nasceu Maria da Graça Costa Penna Burgos, mas ai de quem insistisse em dizer que seu nome não era Gal. O apelido surgiu ainda nos anos 1960, por iniciativa do produtor Guilherme Araújo.

No começo da carreira, Gal era apresentada como Maria da Graça nos cartazes dos shows. No entanto, nos bastidores, ela era chamada de Gracinha ou simplesmente Grau. Guilherme foi o primeiro a apontar que Maria da Graça era bonito, mas não coincidia com a proposta artística que eles buscavam na época.

Foi, então, que surgiu a ideia de adotar Grau como nome artístico. Mas na Bahia, todas as Marias da Graça eram apelidadas de Grau. Então, encurtou-se para Gal, para ficar único como a voz dela.

A princípio, Caetano foi contra o nome artístico. Além de achar o nome pouco feminino, "Gal" era a abreviatura de "General". No entanto, a última palavra foi de Gal, que adorou a ideia e concordou que ele imprimia a imagem pop que eles propunham.

Em 2013, ela revelou, ao "Programa do Jô", que havia adicionado a alcunha artística no nome de registro e passou a assinar oficialmente como Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa.

2 - GAL COSTA ADOTOU O ÚNICO FILHO

Gal se tornou mãe depois dos 60 anos. Ela adotou Gabriel aos 2 anos de idade depois de conhecê-lo em um abrigo do Rio de Janeiro; hoje, o rapaz tem 17. Em entrevista à jornalista Marília Gabriela, ela revelou que tentou engravidar durante muito tempo, mas tinha as trompas obstruídas. Discreta quanto à vida pessoal, a cantora fez raras aparições públicas com o filho e revelava pouco sobre a intimidade, mas não deixava de frisar como a maternidade mudou sua vida.

"Eu brigo, mando escovar os dentes, tomar banho... Tudo o que uma mãe faz. Sou uma mãe durona, mas ao mesmo tempo, mole. Quando ele me pede alguma coisa, não nego. Meu coração sempre pende mais para ceder. O amo de um jeito... É uma loucura! Quando ele chega em casa é uma felicidade que não dá para calcular. A presença dele é uma alegria", contou Gal, em entrevista à revista Quem, em 2017.

3 - GAL COSTA POSOU NUA AOS 40 ANOS

Em 1985, Gal celebrou a chegada de mais uma década de vida em grande estilo. Prestes a completar 40 anos, ela posou completamente nua para uma revista masculina famosa da época, a Status, concorrente direta da Playboy. A estrela, que nunca teve pudores em explorar o corpo e a sensualidade em trabalhos artísticos - vide a clássica capa do álbum "Índia", protagonizou um ensaio sensual, sem nu frontal explícito.

O texto do ensaio de nu de Gal ficou por conta de ninguém menos que Caetano Veloso. "Acho que na época dos Doces Bárbaros, na Bahia, nós tentamos fingir que íamos namorar no hotel onde ela estava hospedada. Foi legal porque eu a vi nua como agora ela aparece em algumas dessas fotos bonitas que a Marisa fez. Tomando banho. Gal é linda", escreveu o amigo.

4 - GAL COSTA É MADRINHA DE PRETA GIL

Gal é madrinha de batismo de Preta Gil, a terceira filha do amigo Gilberto Gil. A afilhada nunca escondeu a admiração e a devoção pela madrinha - tamanho carinho está eternizado na faixa "Vá se Benzer", dueto das artistas lançado no álbum de Preta, em 2017.

Na tarde desta quarta-feira (09), a equipe de Preta Gil definiu o momento como "muito triste, muito chocante pra família" e a pedido da artista, exibiu um vídeo em que ela aparece no colo de Gal durante seu aniversário de 2 anos. "Obrigada por tudo, minha madrinha, minha musa, minha mãezinha!", disse a cantora.

5 - GAL COSTA E MARIA BETHÂNIA ESTAVAM BRIGADAS?

Gal nunca admitiu publicamente uma briga com Maria Bethânia - e não ficava nada contente quando apontavam as duas como rivais. Nos bastidores da música, no entanto, é sabido que as duas estavam afastadas há algumas décadas. Há quem acredite que elas namoraram no passado, mas este é mais um dos muitos mistérios que rondam a relação das duas.

Nas últimas décadas, elas tiveram um breve encontro no revival dos Doces Bárbaros, em 2002. Depois disso, foram anos sem notícias de que elas tenham se reencontrado ou conversado. Até que, em 2018, Bethânia participou do álbum de Gal, "A Pele do Futuro". Juntas, elas gravaram a faixa "Minha Mãe".

Apesar do afastamento, Gal destacou que elas sempre estiveram juntas em momentos difíceis. Na morte de Dona Canô, por exemplo, ela enviou mensagem para Bethânia para lamentar a notícia. Quase 20 anos antes, quando elas já estavam afastadas, Bethânia marcou presença no velório da mãe de Gal.

"Desde o começo se fala em rivalidade, mas acho isso bobagem. Há amigos que são sagrados. Com Caetano também não falo sempre, como no passado, quando alugávamos casas juntos e éramos como uma família", disse Gal, em entrevista à revista Época.

6 - HISTÓRIA DE GAL COSTA ESTÁ ETERNIZADA EM FILME

A história de Gal Costa ganhou um filme protagonizado por Sophie Charlotte. "Meu Nome é Gal" foi gravado neste ano e deve chegar aos cinemas em 2023. O longa não é especificamente uma cinebiografia e, sim, destaca a trajetória da artista a partir dos 20 anos, quando ela viaja para o Rio de Janeiro em busca de realizar o sonho de se tornar cantora.

"É um grande privilégio interpretar Gal no cinema. Me sinto vivendo um verdadeiro sonho", disse Sophie. O elenco conta com outros nomes de peso, como Dandara Ferreira, George Sauma, Luis Lobianco e Fábio Assunção.

Palavras-chave
Famosos brasileiros Principais notícias Entretenimento Galeria Vertical Morte Música
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Mortes de famosos em 2023 deixam país de luto: lista inclui Gil de Ferran, PC Siqueira, Rita Lee, Gloria Maria e Jeff Machado
Mortes de famosos em 2023 deixam país de luto: lista inclui Gil de Ferran, PC Siqueira, Rita Lee, Gloria Maria e Jeff Machado
30 de dezembro de 2023
Faustão: após notícias sobre morte e estado grave circularem na web, filho do apresentador abre o jogo
Faustão: após notícias sobre morte e estado grave circularem na web, filho do apresentador abre o jogo
31 de março de 2024
Últimas Notícias
'Vem bebê aí!': gravidez de Maraisa é confirmada por fãs após declaração da sertaneja. Veja!
'Vem bebê aí!': gravidez de Maraisa é confirmada por fãs após declaração da sertaneja. Veja!
28 de abril de 2024
Bailarinas do cantor Leonardo usam calcinha nos shows? Dançarinas reagem a vídeo polêmico
Bailarinas do cantor Leonardo usam calcinha nos shows? Dançarinas reagem a vídeo polêmico
28 de abril de 2024
Últimas Notícias