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Monica Benini adere ao abdominal hipopressivo: 'Bom na recuperação pós-parto'

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Ao Purepeople, o professor de Educação Física Alexandre Alves fala sobre o objetivo dos exercícios: 'Ajuda a melhorar a diástase, que é a separação do reto abdominal, a postura e consequentemente as dores nas costas e melhora o tônus de sustentação do assoalho pélvico, que fica muito prejudicado por conta do peso do útero na gestação e até mesmo o parto, quando é normal'

Mãe de primeira viagem do pequeno Otto, Monica Benini aderiu aos abdominais hipopressivos, técnica usada por algumas mulheres depois de dar à luz. Ao Purepeople, Alexandre Alves, professor da Fitmommy, em São Paulo, fala sobre o exercício. "Ele foi criado por um belga e é bastante sucesso na Europa. Várias angels da Victoria's Secrets fazem os exercícios. É muito bom na recuperação do pós-parto porque ele ajuda a melhorar a diástase, que é a separação do reto abdominal, melhora muito a postura e consequentemente as dores nas costas e melhora o tônus de sustentação do assoalho pélvico, que fica muito prejudicado por conta do peso do útero na gestação e até mesmo o parto, quando é normal", explica.

Técnica pode beneficiar a maioria das pessoas

Alexandre conta também qual é o objetivo de Monica. "Recuperar as mudanças que a gestação trouxe no corpo dela. Mudanças posturais, de perda de capacidade de sustentação do abdômen e do assoalho pélvico. Então, a Fitmommy é muito procurada porque eu sou precursor, praticamente trouxe essa técnica para o Brasil há seis anos. A gente pratica os exercícios inicialmente duas vezes por semana. Não pode fazer mais que isso nas primeiras seis semanas. Após isso, a mãe tem que fazer um período todos os dias e o tempo de aula é de 30 minutos".

Monica faz exercício em casa

Casada com Junior Lima há três anos, Monica – que ficou 33 horas em trabalho de parto e teve dificuldade de amamentar o filho –, realiza a contração diafragmática em casa. "Ela faz dois dias na academia e dois dias ela faz sozinha na casa dela. Após esse período, que dá mais ou menos uns 3 meses, ela pode fazer uma manutenção de duas vezes por semana e o ideal sempre de 30 minutos", fala Alexandre, citando também as posturas que podem ser adotadas para fazer este exercício: "Quando a mãe acabou de ter bebê, a gente começa com elas deitadas de barriga pra cima, vai mudando um pouco as posições dos braços. Depois existem posturas com as costas apoiadas na parede, posturas fora da parede, quatro apoios, sentadas, de joelhos e depois a gente consegue evoluir para exercícios dinâmicos, ou seja, que tem movimento em deslocamento, fazendo agachamento, sempre respeitando as posturas, as apneias. Mas existe a necessidade de um profissional capacitado na técnica para ministrar essas aulas".

Professor cita vantagens do hipopressivo

Responsável por orientar Monica, adepta de drenagem durante a gravidez, Alexandre destaca os benefícios que podem ser alcançados ao praticar o hipopressivo. "As vantagens são que a mãe melhora numa série de coisas: a barriga fica mais para a dentro, evitamos continências urinarias no pós-parto, diminuiu as dores nas costas, ela acaba se sentindo mais bonita, a gente consegue evitar depressão pós-parto que é muito comum e é um exercício que não precisa de equipamento nenhum, só peso do corpo, são posturas aliadas a respiração. Gestantes não podem fazer e hipertensas", ressalta ele, especialista em gestantes e pós-parto pela YMCA em Londres.

(Por Patrícia Dias)

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