'Rainha da Sucata' chega ao Vale a Pena Ver de Novo na próxima segunda-feira, 03 de novembro, prometendo apresentar uma trama divertida para os amantes da telenovela brasileira.
A novela conta a história da emergente Maria do Carmo (Regina Duarte), empresária do ramo de negócios de ferro-velho, que deseja conquistar a burguesia paulistana. Para isso, casa-se com Edu Figueiroa (Tony Ramos), mudando sua vida de cabeça para baixo.
Exibido em 1990, o folhetim escrito por Silvio de Abreu foi um sucesso de público e de crítica. No entanto, para chegar a uma audiência considerável na época, o autor precisou 'rebolar'.
Ainda no início, a novela não agradou os telespectadores, causando pressão para o autor mudar o foco. Na época, o sucesso de 'Pantanal', na extinta Manchete, refletiu na nova história.
A situação piorou com a morte do irmão de Silvio de Abreu, abalando a estrutura do autor. Assim, ele passou a ter dificuldades para entregar os capítulos.
Nesta crise, o novelista passou a ter dificuldades para entregar os capítulos. "Um grave problema particular, muitos problemas com computadores e a adaptação de capítulos já escritos para a nova realidade econômica brasileira foram os motivos alegados pelo escritor para o atraso", informou uma reportagem da Folha de S.Paulo, em maio de 1990.
Como solução, ele pediu ajuda para Gilberto Braga, que vinha do sucesso de 'Vale Tudo'. Foi decidido que Abreu cuidaria dos blocos seguintes da novela, que seriam exibidos mais adiante, enquanto Braga focaria nos capítulos dos dias seguintes.
"Ele me ajudou a formatar a novela. Como estava assistindo, apontou os erros e o que precisava ser feito. Separamos os núcleos de comédia e drama e conseguimos achar uma comunicação boa com o telespectador", declarou Abreu ao livro ‘Biografia da Televisão Brasileira’, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci.
No ano seguinte veio a retribuição. Abreu ajudou o amigo na polêmica 'O Dono do Mundo', que sofria rejeição diante do sucesso da novela mexicana 'Carrossel', no SBT. Abreu conseguiu estabilizar os números do folhetim de 1991.