Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Haja Coração
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Reta final de 'Segundo Sol': Zefa sabia segredo de Severo e escondeu da família

Nos capítulos finais da novela de João Emanuel Carneiro, os telespectadores descobrem que Zefa (Claudia Di Moura) sempre soube que o patrão tinha um affair com Laureta (Adriana Estvees) e era pai de Karola (Deborah Secco). A empregada doméstica, porém, preferiu manter o segredo da família. 'Ela fez tudo o que fez sob opressão, manipulação e ameaça', defende Claudia di Moura

"Segundo Sol" está na reta final e as reviravoltas estão a todo vapor! Após a revelação que Karola (Deborah Secco) é filha de Laureta (Adriana Esteves) e Severo (Odilon Wagner), os telespectadores vão descobrir que Zefa (Claudia Di Moura) sempre soube do segredo do ex-patrão, mas preferiu não contar para família, assim como escondeu que Roberval (Fabrício Boliveira) era fruto de um affair com o empresário e Edgar (Caco Ciocler) era seu filho. Em entrevista para o site "UOL", a intérprete defendeu a personagem: "Não acho que o foco deva estar na responsabilidade de Zefa, mas sim sobre a vilania de Severo. Ela fez tudo o que fez sob opressão, manipulação e ameaças. Poucas vezes na vida, ela pôde agir de acordo com suas próprias vontades".

Claudia di Moura comenta demora de Zefa tirar uniforme

Zefa foi julgada pelo público por esconder o parentesco dos filhos e por se submeter a Severo. Na reta final, a emprega doméstica deixa o uniforme de lado e assume o papel de matriarca de família Athayde. "Não encaro essa possível demora como uma falha da narrativa. É coerente com a firmeza de Zefa. Firmeza que, às vezes, vira teimosia, mas que faz sentido dentro das convicções dela. A relação com o uniforme, por exemplo. Não é meramente uma peça de figurino. É um símbolo, é sua farda de combatente. Ela nunca poderia se livrar dele enquanto não sentisse que a guerra havia sido finalmente vencida"

'Sei que não posso julgar Zefa', diz atriz

Para a artista, o título da novela mostra que é possível que todos tenham chances de ganhar uma segunda chance: "Não significa que todos terão [redenção], não sei de todos os segredos. Mas sei que não posso julgar Zefa. Suas circunstâncias foram muito específicas, é dificílimo encontrar paralelo absoluto com as vivências reais. Enxergo sua trajetória como uma metáfora da mulher que foi destituída de sua individualidade por um sistema machista e sufocante, mas que não deixou de ser uma engrenagem desse mesmo sistema, pois é isso que ele faz. Ele incorpora os oprimido".

(Por Tatiana Mariano)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.