O retorno de 'Terra Nostra' na Globo traz curiosidades impressionantes que ficaram apenas nos bastidores. A novela de Benedito Ruy Barbosa conta a história da imigração italiana que chega ao Brasil no século XIX. O navio conta com o casal Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), que, por destino, perdem um do outro e seguem outros rumos.
Essa é a história fictícia que embala o folhetim, porém, o autor criou uma cena baseada em uma trama real. Após escrever 'Os Imigrantes', em 1981, na Band, Benedito recebeu uma leva de cartas de telespectadores elogiando a narrativa. Foi então, que, entre os relatos, havia histórias de famílias diferentes que chegaram ao Brasil em busca de uma nova vida.
A esposa do autor selecionou alguns depoimentos, sendo que um deles comoveu o novelista. Entre os momentos da trama, um dos mais comoventes é quando a tripulação do navio Andrea I tenta lançar ao mar o bebê de Lorena (Lu Grimaldi) e Bartholo (Antonio Calloni).
A maldade se deve ao fato de acharem que a criança havia morrido devido à epidemia da peste a bordo, uma vez que ela não respondia aos estímulos vitais. Os atores Lu Grimaldi e Antonio Calloni choravam compulsivamente durante a gravação, gerando maior realismo à dramática cena.
O episódio foi inspirado em uma carta que Benedito recebeu de uma senhora. Ela descreve que o caso havia ocorrido consigo durante a travessia de imigrantes ao Brasil. Ela, por sinal, era uma criança na época, e quase foi lançada ao mar pelo restante das pessoas. Seus pais, desesperados, lutavam contra a quase tragédia.
No final da carta, a senhora revela ser a própria sobrevivente daquela travessia. A história comoveu Benedito, que resolveu usá-la na ficção.