






'Tieta' entrou no ar em dezembro de 2024 na Globo e agora está na mira do Governo. Isso porque o Ministério da Justiça determinou que a novela de Aguinaldo Silva passe por uma nova classificação indicativa.
Atualmente, o folhetim exibido no Vale a Pena Ver de Novo tem como aviso 'não recomendada para menores de 12 anos'. No entanto, a Justiça identificou uma divergência entre a atual classificação indicativa e o conteúdo da novela nas tardes da Globo.
De acordo com o Governo, a obra apresenta "drogas lícitas, conteúdo sexual e violência". Sendo assim, a Coordenação de Política de Classificação Indicativa determinou que 'Tieta' seja vetada para menores de 14 anos.
“Foi encontrada a existência de conteúdos inconsistentes com a classificação outrora atribuída, tais como: prostituição; nudez; relação sexual; estigma ou preconceito; morte intencional e suicídio”, disse o despacho. “Vários dos conteúdos descritos, e outros não mencionados, estão agravados por frequência e relevância”, justificou a pasta.
Em outras palavras, a Globo deve reclassificar o folhetim para 'não recomendada para menores de 14 anos'. Essa exigência vale tanto para a novela atual na TV quanto em sua exibição no Globoplay. Desse modo, a Globo deve atender a ordem dentro de um prazo de cinco dias corridos para reorganizar a classificação indicativa de Tieta.
Vale ressaltar que a pasta recomendou a exibição da novela na TV aberta após às 21h, mas a emissora carioca não é obrigada a cumprir, pois hoje o anúncio se refere à recomendação, e não mais a vinculação - ou exigência - horária da classificação indicativa.