Globo deveria cancelar essa novela: listamos 10 motivos absurdos que vão te revoltar
Atualizado em 28 de março de 2023 17:17
Publicado em 3 de março de 2023 16:26
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
'Disponível atualmente no Globoplay, a novela Uga Uga', exibida em 2000 na TV, hoje seria alvo de cancelamento na web. Veja 10 motivos!
Polêmica, a novela 'Uga Uga' tem trama inaceitável envolvendo povos indígenas, violência gratuita e nudez Novela 'Uga Uga' chegou a ser reeditada pela presença de armas de fogo nos capítulos Novela 'Uga Uga' girava em torno do índio loiro Tatuapu/Adriano (Claudio Henrich), que exibia seus músculos em cena Novela 'Uga Uga' também não agradou aos povos originários porque os índios da trama apareciam se beijando em público Novela 'Uga Uga' não agradou o Sindicato Nacional dos Aeronautas porque Brigitte (Betty Lago) era uma aeromoça que maltratava os passageiros
Veja + após o anúncio

A novela "Uga Uga" impulsionou a audiência da Globo em 2000 na faixa das sete e agora está disponível no Globoplay trazendo a oportunidade de matar a saudade de vários atores que nos deixaram. Escrita por Carlos Lombardi, a trama conta a saga do índio loiro Tatuapu (Claudio Heinrich), neto de Nikos (Lima Duarte) e órfão de pai e mãe que tenta se adaptar na cidade grande.

Entre descamisados e uma noiva em fuga, "Uga Uga" jamais foi reprisada na TV aberta ou na fechada. Agora, 23 anos após sua estreia, alguns motivos poderiam muito bem levar a novela ao "cancelamento" nas redes sociais. O Purepeople te explica por quê, recorrendo a matérias publicadas na época.

Novela 'Uga Uga' seria cancelada na web por quê?

1. De cara, "Uga Uga" mostra como Nikos Jr. (Marcos Frota) e Mag (Denise Fraga) encontram a morte durante expedição na Floresta Amazônica. Uma tribo local ataca os pesquisadores e mata a todos. Ou melhor, quase. Pois Tatuapu/Adriano é o único sobrevivente. Como armas, desde flechas de fogo a lanchas.

Passados 23 anos, o Brasil tem agora um ministério voltado para os cuidados dos povos originários. Esse massacre contra o "homem branco" não seria bem aceito. Afinal, os indígenas não possuem esse comportamento cruel.

2. Ainda nesse núcleo, Tatuapu/Adriano é loiro porque não é indígena e sim "homem branco", porém os músculos que exibiu durante a novela em nada se assemelham aos representantes do sexo masculino de uma tribo.

3. Um sotaque foi criado para a tribo de Tatuapu/Adriano e os seus. A ideia era não ligar a nenhuma tribo que exista no Brasil. Hoje, esse "neo sotaque" também renderia críticas, afinal, em que lugar do país se falou (ou se fala) tal idioma?

4. E não para por aí. Houve ainda reclamação, na época, de que os integrantes dos povos originários eram caracterizados como pessoas sem capacidade e sentimentos. E que "Uga Uga" abria caminho para os não-índios se relacionarem de forma preconceituosa com os povos indígenas, especialmente com as mulheres índias, estimulando, inclusive, a violência sexual contra elas", segundo uma comissão de novembro de 2000.

Segundo um relato à "Folha de S.Paulo", o documento chegou à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília, e um vice-cacique relatou estupro de soldados contra índias ianomâmis.

5. A insatisfação se estendeu para o fato de indígenas aparecerem namorando e beijando em público. Outro argumento usado é que os representantes dos povos originários foram retratados de forma ridícula e como "trambiqueiros".

6. Em uma das tramas paralelas, Maria João (Vivianne Pasmanter) viveu um luto eterno após o sumiço de seu noivo, Bernardo Baldochi (Humberto Martins). Mecânica de carros, a jovem usava roupas masculinas e encontrava prazer apenas na leitura de livros escritos pelo sargento.

7. A ala dos "descamisados" liderados por Heinrich, Marcos Pasquim e Marcello Novaes também gerou muita controversa. Na ala feminina, Danielle Winits desfilava com roupas transparentes e chegou a exibir os seios em capítulo do final de maio.

À época, o Ministério da Justiça acionou a Globo após receber reclamações via Varas de Infância. Fato que seios, bumbuns, banhos sensuais, e dorsos nus nos dias de hoje não seriam bem aceitos por conta da erotização.

8. "Uga Uga" chegou a ter capítulos reeditados no seu primeiro mês de exibição pelo excesso de armas de fogo em suas cenas exibidas na faixa das sete. Isso ocorreu anos antes de um plebiscito questionar a população a respeito do comércio de armas. No final, o "sim" acabou vencendo.

9. Quer mais polêmica? Brigitte (Betty Lago) era uma aeromoça que maltratava os passageiros e até utilizava as viagens para fazer contrabando. O Sindicato Nacional dos Aeronautas também emitiu nota de repúdio antes da novela chegar ao seu segundo mês no ar.

10. Na trama, Baldochi, além de Maria João, conquistou outras quatro personagens embora representasse o "homem viril, machão, rude" e com "H".

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Globo/TV Globo/Rede Globo/Globoplay
Globo/TV Globo/Rede Globo/Globoplay
Brasileirão 2024 vai começar! Cruzeiro x Botafogo, Internacional x Bahia e mais: Globo vai mostrar que jogo? Veja guia
12 de abril de 2024 14:57
Todos os itens
Palavras-chave
Novelas Curiosidades TV Entretenimento
Sobre o mesmo tema
Revoltados de 'Terra e Paixão': 5 atores que devem recusar outros trabalhos de Walcyr Carrasco; veja a lista
Revoltados de 'Terra e Paixão': 5 atores que devem recusar outros trabalhos de Walcyr Carrasco; veja a lista
1 de dezembro de 2023
Antes de 2023 acabar, te damos 5 motivos para ver a novela 'Renascer', grande aposta da Globo para 2024
Antes de 2023 acabar, te damos 5 motivos para ver a novela 'Renascer', grande aposta da Globo para 2024
13 de dezembro de 2023
Notícias similares
Buba passou por cirurgia decisiva na primeira versão da novela 'Renascer' e mudança inesperada atingiu personagem
Buba passou por cirurgia decisiva na primeira versão da novela 'Renascer' e mudança inesperada atingiu personagem
28 de dezembro de 2023
Novela Gênesis está de volta: onde assistir, onde foi gravada e TUDO mais o que você precisa saber sobre o sucesso da Record
Novela Gênesis está de volta: onde assistir, onde foi gravada e TUDO mais o que você precisa saber sobre o sucesso da Record
16 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias