





Em 2019, Vivi Guedes (Paolla Oliveira) se consagrou a influenciadora mais querida da TV brasileira. A personagem de 'A Dona do Pedaço', novela de Walcyr Carrasco, ultrapassou os limites da ficção com um perfil real no Instagram que virou febre nacional entre seus ‘seguimores', assim como chamava carinhosamente seus seguidores.
Antenada, a sobrinha de Maria da Paz (Juliana Paes) sabia dominar as redes com posts engajados em campanhas bem-sucedidas.
Seis anos depois, outra personagem de novela tenta seguir os passos, Maria de Fátima (Bella Campos), do remake de 'Vale Tudo', é um exemplo de como a crossmedia — quando uma história se expande para outras plataformas além da TV, como redes sociais — pode dar errado quando mal executada.
Na nova versão da novela de 1988, Maria de Fátima usa e abusa da sua falta de criatividade para conquistar novos internautas. No entanto, o jeito tosco só causa vergonha alheia, que, nesta situação inicial, também deixa a Globo com o ‘rosto vermelho’.
No capítulo exibido no sábado, 17 de maio, a filha de Raquel (Taís Araújo) foi a uma loja da Vivo para comprar alcinhas. Encantada com os modelos, ela pediu todas à lojista, os quais levou para casa. A cena, que claramente buscava ser um publipost dentro da novela, virou um desfile de frases forçadas e sem química com a marca.
Na cena da novela atual da Globo, Fátima soltou: "É que sou influencer e só posso aparecer com coisa boa". Em outro momento, a vendedora comenta: "O preço tá ótimo, pode levar tudo sem culpa", e Fátima, arrogante, diz: "Eu nunca sinto culpa, querida", encerrando sem qualquer originalidade.
O texto fraco escrito por Manuela Dias deixou a jogada de marketing insossa. Cenas como essas, que agregam valor comercial à Globo, são desinteressantes por destoarem da narrativa.
Para que esse tipo de inserção funcione, é preciso haver uma conexão entre o personagem e o produto, o que, em algumas situações, dá certo - Vivi Guedes fez isso lindamente com a campanha de um veículo, por exemplo.
Em outro momento, Fátima publica fotos de um jantar sofisticado em um restaurante luxuoso com a legenda 'Ameii todos os detalhes', no story.
A pergunta que fica é: como ela exalta esse lado consumista se minutos depois diz para a mãe que se arrepende de tudo o que fez e agora é uma mulher batalhadora? O pior é que a protagonista acredita.
E os deslizes continuam: para parecer cozinheira, ela compra um bolo pronto e joga fora após tirar a foto. Por último, em eventos, tira selfies glamourosas, mas ninguém a reconhece. O efeito é o oposto da Vivi Guedes: Fátima viraliza, sim, mas como exemplo de influência mal feita.
A falta de bom senso não se resume apenas a erros no roteiro da novela, pois também acentua a falta de noção da personagem. Tudo parece tão caricato que perde sua potência diante do público.
No fim, fica a sensação de que Maria de Fátima e Manuela Dias, sua criadora, precisam de uma consultoria urgente com Vivi Guedes, pois do jeito que está, fica difícil acreditar nessa influenciadora digital de novela.