Alopecia: tudo sobre a doença de Jada Smith que virou centro de polêmica no Oscar 2022
Atualizado em 28 de março de 2022 12:14
Publicado em 28 de março de 2022 12:05
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
A alopecia é uma doença que atinge cerca de 5% da população feminina em todo o mundo. Ela não é contagiosa, mas pode causar calvície e afetar autoestima. Saiba mais detalhes na matéria a seguir!
Alopecia: tudo sobre a doença de Jada Smith que virou centro de polêmica no Oscar 2022 Alopecia: tudo sobre a doença de Jada Smith que virou centro de polêmica no Oscar 2022 Alopecia é uma doença autoimune que afeta o crescimento do cabelo: Jada Smith, mulher de Will Smith é portadora dessa condição e fala sobre ela abertamente. Queda de cabelo em excesso pode ser alerta sobre alopercia, aponta especialista A alopecia tem diferentes causas: algumas delas são menos agressivas que outras
Veja + após o anúncio

Além das produções poderosas no red carpet, a polêmica entre Will Smith e o comediante Chris Rock marcou a noite do Oscar 2022. Mulher do vencedor da estatueta de Melhor Ator, Jada Smith tem o visual sem cabelo por conta da alopecia, uma doença autoimune que afeta diretamente o cabelo.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2% da população mundial é acometida pela doença e 5% das mulheres. Ela não é contagiosa e não apresenta riscos diretos à saúde, mas pode estar associada a outras que sejam mais perigosas.

Para tirar todas as dúvidas sobre essa questão, o médico e tricologista Dr. Ademir Jr. e a dermatologista Paula Amorim, responsável pelo núcleo de tricologia da Clínica Juliana Piquet, contam ao Purepeople vários pontos importantes, respondendo as perguntas mais comuns sobre o assunto.

O que é alopecia?

Segundo o médico, a alopecia corresponde à redução da densidade capilar em um indivíduo. "Ou seja, à perda de cabelo ou pelos em uma parte específica do corpo ou da cabeça, sendo esta última a região mais afetada na maioria dos casos", destaca.

"Em geral, quando o paciente busca auxílio de um profissional especializado, a alopecia só consegue se tornar perceptível à observação clínica quando é responsável por comprometer ao menos 25% a 30% da quantidade normal de cabelos que o sujeito possui", acrescenta Dr. Ademir.

Dessa maneira, no cenário mais recorrente, as pacientes buscam ajuda quando já perderam ou tiveram cerca de 1/4 dessa densidade total comprometida alguma forma pela ação dessa doença.

Quais sintomas são um alerta para procurar um médico?

Dra. Paula Amorim explica que alguns casos podem ser agudos. "A alopecia Areata pode formar áreas de rarefação aparente em poucos dias, formando placas sem pelo com a pele aparente. Nesses casos, muitos fios podem cair rapidamente, o que alerta para buscar ajuda médica mais rápido", indica.

Mas existem outros tipos de alopecia, mais crônicos, cuja perda dos fios não é tão nítida. "Nesses casos, a perda de volume, coceira ou sensibilidade no couro cabeludo, podem ser sinais de alerta para procurar o dermatologista especialista", explica a médica.

Quais são os tipos de alopecia mais comuns?

Dr. Ademir ainda explica que as alopecias se dividem em dois grupos principais: as cicatriciais e as não-cicatriciais.

"Alopecias cicatriciais são aquelas em que a área acometida não apresenta folículos ou foram destruídos por processos inflamatórios ou agressões importantes, como tração excessiva, queimaduras e cortes", pontua o tricologista.

Já o outro grupo se caracteriza por inflamações que são, normalmente, mais brandas. "Dessa forma, isso não provoca danos permanentes a quem está lidando com este tipo de problema. Elas podem ser tratadas e, por esse motivo, permitem que o acometido mantenha seus cabelos em quantidade e qualidade normais ou muito próximo a isso", conta.

A alopecia tem tratamento?

Segundo o especialista, os dois tipos da doença autoimune são tratados de forma diferente. O primeiro, cicatricial, é mais preocupante e requer urgência no diagnóstico correto e no tratamento, uma vez que sua perda capilar pode ser irreversível.

"Isso se deve ao fato de que as células-tronco presentes no folículo, responsáveis por reiniciar o ciclo de crescimento capilar, foram destruídas, resultando em uma redução permanente da densidade de folículos pilosos na região acometida", conta.

Casos como estes são muito comuns, e este tipo de alopecia pode ter relação com lúpus eritematoso cutâneo; líquen plano pilar e foliculite decalvante.

Já as alopecias não-cicatriciais se caracterizam pelo diagnóstico de alopecia areata; alopecia androgenética e eflúvios - inflamação que pode ter relação com Covid-19 (entenda mais detalhes aqui!). Seu tratamento depende do gravidade da queda capilar e, por isso, cada caso deve ser individualmente analisado.

Quanto tempo dura o tratamento da alopecia?

Segundo a médica, esse aspecto também é individual. "A duração do tratamento é variável e depende da extensão do quadro, tempo de desenvolvimento, idade, forma de tratamento e da resposta imune de cada paciente", detalha.

O tratamento da alopecia é doloroso?

"Em alguns casos é necessário o tratamento com a injeção de medicações no local da alopecia, o que pode ser desconfortável. Mas a dor depende da técnica a ser usada e da sensibilidade individual de cada um", acrescenta Dra. Paula.

Palavras-chave
Beleza & Estilo Saúde Cabelo Principais notícias Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
Tudo é sobre ela? Anitta dá fora em fã após crítica por ser atração principal nos 60 anos do Painitto
Tudo é sobre ela? Anitta dá fora em fã após crítica por ser atração principal nos 60 anos do Painitto
23 de janeiro de 2024
Vegano pode fumar? Dado Dolabella responde polêmica sobre Wanessa Camargo no 'BBB 24'. 'Veganismo não é sobre ter saúde'
Vegano pode fumar? Dado Dolabella responde polêmica sobre Wanessa Camargo no 'BBB 24'. 'Veganismo não é sobre ter saúde'
24 de janeiro de 2024
Notícias similares
Maiara, criticada por magreza extrema, exibe corpo esbelto em biquíni rosa e mostra o que come para manter o peso. Veja fotos!
Maiara, criticada por magreza extrema, exibe corpo esbelto em biquíni rosa e mostra o que come para manter o peso. Veja fotos!
1 de abril de 2024
Rinoplastia de Rafa Justus gera polêmica: veja fotos de 7 famosos que também fizeram a cirurgia e mudaram completamente
Rinoplastia de Rafa Justus gera polêmica: veja fotos de 7 famosos que também fizeram a cirurgia e mudaram completamente
22 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
23 de abril de 2024
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de  'A Grande Conquista 2'
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de 'A Grande Conquista 2'
23 de abril de 2024
Últimas Notícias