Paulo Henrique Amorim é condenado por injúria contra jornalista da Globo
Publicado em 5 de julho de 2013 às 12:41
O apresentador Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado à prisão por chamar o jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, de "negro de alma branca". De acordo com o jornal "Folha de S. Paulo" desta sexta-feira (5), a pena por crime de "injúria preconceituosa" foi fixada em um ano e oito meses de reclusão, mas será substituída por pena restritiva de direito a ser ainda definida. Em 2009, o apresentador, que mantém um blog na internet, publicou um texto com críticas a Heraldo Pereira. Nele, disse que o jornalista era "negro de alma branca" que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde". Na sentença, a desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio considerou que as declarações de Amorim "foram desrespeitosas e acintosas à vítima" e que "foi nítida a intenção de ofender a honra" de Pereira. A advogada Maria Elizabeth Queijo, que representa Amorim, disse à "Folha de S. Paulo" que vai recorrer da decisão. Como o apresentador da
Segundo o jornal 'Folha de S. Paulo' desta sexta-feira, 5 de julho de 2013, Paulo Henrique Amorim foi condenado por injúria a Heraldo Pereira
Em 2009, Paulo Henrique Amorim escreveu em seu blog que Heraldo Pereira era um "negro de alma branca"
Como Amorim completou 70 anos em fevereiro, os desembargadores diminuíram a pena em três meses
Heraldo Pereira (à esq.) é jornalista da TV Globo
Heraldo Pereira em uma entrevista ao programa 'Estrelas', comandado por Angélica

O apresentador Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado à prisão por chamar o jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, de "negro de alma branca". De acordo com o jornal "Folha de S. Paulo" desta sexta-feira (5), a pena por crime de "injúria preconceituosa" foi fixada em um ano e oito meses de reclusão, mas será substituída por pena restritiva de direito a ser ainda definida.

Em 2009, o apresentador, que mantém um blog na internet, publicou um texto com críticas a Heraldo Pereira. Nele, disse que o jornalista era "negro de alma branca" que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde".

Na sentença, a desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio considerou que as declarações de Amorim "foram desrespeitosas e acintosas à vítima" e que "foi nítida a intenção de ofender a honra" de Pereira. A advogada Maria Elizabeth Queijo, que representa Amorim, disse à "Folha de S. Paulo" que vai recorrer da decisão.

Como o apresentador da TV Record completou 70 anos em fevereiro, os desembargadores diminuíram a pena em três meses, "diante da atenuante de senilidade" prevista em lei.

Enquanto Amorim lamenta a condenação, Dado Dolabella comemora uma vitória na Justiça. O processo que Luana Piovani e a camareira Esmeralda de Souza moviam contra o ator por agressão doméstica foi anulado pela 7° Câmara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro. O ator havia sido condenado pelo 1º Juizado de Violência Doméstica Familiar contra a Mulher, por agredir a ex-namorada em outubro de 2008, em uma boate na Gávea, na Zona Sul do Rio.

Antes disso, o ator e músico já havia sido absolvido de outro processo movido pela atriz em que ela alevaga que o ex havia violado a distância de segurança de 250 metros que deveria manter dela em um camarote da Sapucaí, no Carnaval de 2009. Para a Justiça, o artista não violou o perímetro porque quis.

Por Purepeople |
Palavras-chave
Justiça TV Famosos brasileiros
Sobre o mesmo tema
Globo prepara mudança em jornal das manhãs após grande dança das cadeiras, mas encontra problema. Detalhes!
Globo prepara mudança em jornal das manhãs após grande dança das cadeiras, mas encontra problema. Detalhes!
10 de setembro de 2025
Resumo da ÚLTIMA SEMANA de 'História de Amor' (1º a 5 de setembro): Sheila 'mata' Paula e o maior segredo de Helena vem à tona; saiba quem fica com quem na novela da Globo
Resumo da ÚLTIMA SEMANA de 'História de Amor' (1º a 5 de setembro): Sheila 'mata' Paula e o maior segredo de Helena vem à tona; saiba quem fica com quem na novela da Globo
1 de setembro de 2025
Notícias similares
Cheque de bilhões sem fundos e mais: poucos lembram, mas há mais de 32 anos, Galvão Bueno voltou para a Globo após passagem conturbada por outra TV
Cheque de bilhões sem fundos e mais: poucos lembram, mas há mais de 32 anos, Galvão Bueno voltou para a Globo após passagem conturbada por outra TV
18 de novembro de 2025
Mais um furo, Manuela Dias? OAB critica erro GRAVE em cena com suspeitos da morte de Odete Roitman em ‘Vale Tudo’
Mais um furo, Manuela Dias? OAB critica erro GRAVE em cena com suspeitos da morte de Odete Roitman em ‘Vale Tudo’
9 de outubro de 2025
Últimas Notícias
Últimas Notícias