Pés no verão: 5 dicas de especialistas para arrasar na estação sem medo
Publicado em 22 de agosto de 2019 10:43
Por Bruna Vilar
A contagem regressiva para o uso de rasteirinhas, chinelos e sandálias de tira já começou! O verão se aproxima e, com ele, a vontade de cuidar dos pés para arrasar em produções frescas também. Se você ainda não incluiu essa região do corpo ao seu dia a dia de cuidados, não tem problema: conversamos com duas podólogas e uma manicure e reunimos 5 dicas valiosas para colocar os pés para jogo sem medo!
Cuidados com os pés: especialistas dão dicas para usar rasteirinha no verão sem medo
Cuidar dos pés no verão: o uso de protetor solar é recomendado devido à exposição ao sol
Verão 2020: as sandálias da moda deixam os pés em evidência e, por isso, é importante manter uma rotina de cuidados
Hidratação para os pés: especialistas recomendam passar cremes à base de lanolina, silicone e ureia na região todos os dias antes de dormir
Podólogas recomendam aplicar loção antifúngica e talco antibacteriano entre os dedos
Unha encravada: cortar as unhas dos pés corretamente é fundamental para evitar problemas
Esfoliação para pés: especialistas recomendam esfoliar a região uma vez por semana
Cuidados com os pés: alternar os calçados e deixá-los respirar é uma dica para evitar fungos e micoses
Veja + após o anúncio

O verão se aproxima e se você ainda não incluiu os pés na lista de cuidados diários, a hora é essa! Entrar na estação mais quente do ano com o pé direito evita problemas acumulativos e ainda dá segurança para apostar sem medo nas tendências da estação, como as sandálias de salto alto com bico quadrado e rasteirinhas de tiras finas. O Purepeople conversou com as podólogas Ana Antunes e Daniela Silva e a manicure Gi Camargo para tirar todas as suas dúvidas sobre cuidados com os pés!

1 - Protetor solar nos pés? Sim, por favor!

Na hora de passar protetor solar, é importante não esquecer os pés! Se no inverno eles ficam escondidinhos dentro de calçados como tênis e botas, é no verão que os pés aparecem e precisam de mais cuidados. "O raio solar é muito forte, então devemos aplicar o protetor ao usar sandálias abertas", explica Daniela. De acordo com a expert, até a tira de algumas sandálias pode ser um problema: muitas vezes, o atrito provoca machucados nos pés e o não uso do protetor aumenta a possibilidade de manchas.

2 - Troque de sapato dia sim, dia não

"É bom ter pelo menos dois pares de sapato para alternar o uso e evitar fungos e micoses", aponta Daniela. A podóloga dá uma dica para se proteger ainda mais: ao chegar em casa, uma boa opção é borrifar alguma loção antisséptica dentro do calçado e colocá-lo em um lugar arejado. No dia seguinte, o ideal é usar um outro par para a fórmula fazer efeito. A cada 20 dias, a profissional indica uma limpeza geral nos sapatos - caso eles possam ser lavados.

3 - Beba mais de 2 litros de água diariamente

Pode até parecer que não, mas a hidratação dos pés também acontece de dentro para fora. Como eles ficam mais expostos ao sol no verão, as chances de ressecamento são maiores. Por isso, a podóloga Ana Antunes recomenda beber mais de dois litros de água por dia durante a estação mais quente do ano para garantir pés bonitos e, principalmente, saudáveis. "Pode até parecer óbvio, mas nem todas as pessoas seguem essa recomendação", aponta.

4 - Hidratação + Esfoliação: um combo poderoso

Enquanto a hidratação dos pés deve ser diária, a esfoliação é indicada uma vez por semana. Ana recomenda aplicar um creme, enfaixar os pés com plástico filme e deixar agir por meia hora. É fundamental usar produtos próprios para os pés à base de lanolina, silicone e ureia - não hidratantes corporais. Em relação à esfoliação, a especialista afirma que o processo é essencial para remover células mortas e deixar os pés lisos e macios. Uma opção acessível é a versão caseira, com óleo de amêndoas e açúcar.

5 - Deixe as unhas 'respirarem'

A manicure Gi Camargo aconselha fazer as unhas semanalmente, mas chama a atenção para a necessidade de tirar o esmalte e deixar as unhas respirarem mesmo se você não puder ir ao salão. "Se você está acostumada a fazer em casa, o importante é não deixar o esmalte por mais de uma semana nas unhas para evitar manchas brancas nas unhas (leuconiquia) e mantê-las saudáveis", explica. Sem essa folga necessária, as unhas não conseguem se revitalizar.

(Por Bruna Vilar)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Saúde Verão Principais notícias Primavera/Verão
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Pele com acne no verão: dermatologista lista cuidados essenciais para você se preparar sem erros para a estação
Pele com acne no verão: dermatologista lista cuidados essenciais para você se preparar sem erros para a estação
22 de outubro de 2023
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
22 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias