Se apanhar se torna sucesso no início de uma carreira, Renato Rabelo aprendeu bem com as porradas da vida. Em 'A Viagem', novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, seu personagem, Padilha, vivia levando uns tapas de Cininha, vivida por Nair Bello.
Na trama da Globo, a dona da pensão não perdia uma oportunidade de sentar a mão no faz-tudo, quando ele deixava de cumprir uma ordem ou fazia de forma errada.
"A Nair me batia muito. Ela falou assim: 'Deixa, eu vou sempre te bater, sempre dar um tapa na sua testa. Espera, em uma semana, em um mês, você vai ver que vai estar todo mundo na rua falando com você que eu te bato'.", disse ele para o Terra.
Rabelo reforçou o comportamento frequente da atriz. "Ela começou, em todas as cenas ela tentava me bater e era justamente o que as pessoas falavam comigo na rua: 'Ela vive te batendo. Tu apanha para cacete. Coitado do Padilha'. Que danada, né? Como ela sabia onde o negócio iria dar para mim", relembra.
Rabelo lembra com carinho das diversas cenas da novela espírita. A parceria com a saudosa Nair Bello lhe rendeu um espaço maior na trama.
"Quando a gente tá criando, a gente nem sabe que está criando um clássico. Você está só fazendo um trabalho, tentando fazer o melhor. A repercussão é incrível até hoje. As pessoas nunca esqueceram desse personagem. Antes mesmo da reprise, muita gente me chama de Padilha."
Aos 54 anos, Rabelo tem uma carreira extensa na TV, principalmente enveredada pela comédia. Sua primeira novela foi 'Barriga de Aluguel' até ser convidada para o folhetim de Ivani Ribeiro.
Nos bastidores, fez amizade com Lolita Rodrigues, com quem pegava carona constantemente para ir à Globo. Com Ary Fontoura, ele recebeu um conselho que considera até hoje.
"Na época que a gente estava gravando, ele falou assim: 'Menino, você é bom, você tem valor. Mas você é que nem eu, você é comediante, você não vai ser galã. Sua carreira vai ser um pouco mais difícil, não vai ganhar dinheiro rápido, mas você tem talento, você tem que continuar porque você é um bom comediante e é difícil de ter um bom comediante', disse ele, que segue amigo do veterano, que vive Quinzinho em 'ÊTa Mundo Melhor!'
De lá para cá, Rabelo passou dez anos no 'Zorra Total', participou da série 'Reis', na Record, entre outros trabalhos. Hoje é apresentador do podcast 'Papagaio Falante' ao lado de Sérgio Mallandro, no Youtube.