Roberto Gomez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, morre aos 85 anos no México
Publicado em 28 de novembro de 2014 19:22
Por Purepeople
Morre aos 85 anos o ator e comediante Roberto Gomez Bolaños, criador de personagens como Chaves e Chapolin, nesta sexta-feira (28). De acordo com a rede de televisão mexicana Televisa, o artista faleceu em sua casa em Cancún, no México. Em maio deste ano, o humorista falou sobre o seu estado de saúde. No Twitter, o colega de trabalho e amigo Edgar Vivar, que interpretou o personagem Senhor Barriga, lamentou. "Roberto, não se vá. Você permanecerá em meu coração e em todos os corações que você fez feliz. Adeus, Chavinho e até sempre", postou o colega no microblog. A atriz Maria Antonieta De Las Nieves, conhecida pela personagem Chiquinha, também despediu-se do amigo."Obrigada por fazer tanta gente feliz e pelos momentos maravilhosos que compartilhamos em grupo. Descansa em paz Roberto", agradeceu ela na rede social. A emissora SBT exibia o seriado "Chaves" quando a otícia se tornou pública. Para informar da morte do ator, a transmissão da série foi interrompida e entrou no ar o plantão d
Morre Roberto Gomez Bolaños, aos 85 anos, nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2014
De acordo com a rede de TV mexicana Televisa ele morreu em casa, em Cancún
O ator e humorista Roberto Gomez Bolaños é o criador do personagem Chapolin Colorado, que fez muito sucesso por suas tiradas engraçadas
Roberto Gomez Bolaños também deu a vida ao Chaves, protagonista de sua própria série
O humorista Roberto Gomez Bolaños já estava usando auxílio médico para respirar
Sempre alegra, Roberto Gomez Bolaños conquistou fãs no mundo inteiro com o personagem Chaves
Chaves e Chapolin foram os personagens que ficaram eternizados na pele de Roberto Gomez Bolaños
Veja + após o anúncio

Morre aos 85 anos o ator e comediante Roberto Gomez Bolaños, criador de personagens como Chaves e Chapolin, nesta sexta-feira (28). De acordo com a rede de televisão mexicana Televisa, o artista faleceu em sua casa em Cancún, no México. Em maio deste ano, o humorista falou sobre o seu estado de saúde.

No Twitter, o colega de trabalho e amigo Edgar Vivar, que interpretou o personagem Senhor Barriga, lamentou. "Roberto, não se vá. Você permanecerá em meu coração e em todos os corações que você fez feliz. Adeus, Chavinho e até sempre", postou o colega no microblog. A atriz Maria Antonieta De Las Nieves, conhecida pela personagem Chiquinha, também despediu-se do amigo."Obrigada por fazer tanta gente feliz e pelos momentos maravilhosos que compartilhamos em grupo. Descansa em paz Roberto", agradeceu ela na rede social.

A emissora SBT exibia o seriado "Chaves" quando a otícia se tornou pública. Para informar da morte do ator, a transmissão da série foi interrompida e entrou no ar o plantão de notícias, apresentado por Rachel Sheherazade. Após a notícia ser dada, o SBT voltou a exibir o humorístico normalmente. Bolaños morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos, em sua casa no México. Ele morava com a mulher, Florinda Meza, 65, que interpretava apersonagem Dona Florinda no seriado.

Estado de saúde delicado do ator

Bolaños já não estava não está nada bem de saúde desde o início do ano e usava tubos de oxigênio. Segundo o jornal mexicano "Basta!", a família do ator afirmava ele estava em uma situação delicada. "Roberto está com a saúde crítica, mas estável, de modo que os médicos afirmaram à família que já não há recuperação. Todos temem o pior e já estão se preparando para isso", afirmou uma fonte a publicação.

Famosos lamentam morte do humorista

Tatá Werneck: "Pelo amor de Deus!!! Luto oficial !! Meu maior ídolo! Meu amor!! Minha grande inspiração! Chaves!!!!!! Caraca To chorando que nem uma idiota".

Anitta: "E lá se vai mais um gênio. #RIP"

Isis Valverde: "Muito fã! Roberto Gomez Bolaños! #deusotenha #chaves #thebest #naoperdiaum #infância #chapolin #nostalgia #RIP"

Aguinaldo Silva: "Uma pena que a morte não é como uma viagem para Acapulco com passagem de ida e volta. Chaves para sempre eterno"

Thiago Martins: "Ídolo ... Gênio ... O que fica ? - A alegria e o nosso agradecimento . Descanse em paz !"

Ivete Sangalo: "Roberto Bolaños , tão incrível com o seu personagem "Chaves" me fez sorrir muitas vezes. Lamento tanto"

Fernanda Gentil: "É o que sempre digo: a fama, o sucesso e até o dinheiro passam. Ninguém é maior que a televisão! O que ficam são os princípios, os valores, a família e o que aprendemos em casa. A saúde é um bem que não se compra nem se vende - quem a tem, tem que comemorar. Todos os dias. Todas as horas. Porque um dia e uma hora, ela acaba.... descanse em paz esse gênio do humor que fez tantos sorrisos"

Rafael Cardoso: "Eterno...vá em paz! #infancia #alegria #muitaluz #alegriadasmanhas"

Fernanda Paes Leme: "Pi pi pi pi pi pi pi pi pi pi #Ripchaves"

Relembre a história de Roberto Gomez Bolaños

Antes de se tornar famoso mundialmente por seus personagens como Chaves e Chapolin, Roberto exerceu diversas profissões, assim como o Seu Madruga, imortalizado por Ramon Valdéz no seriado escrito por ele. Ao longo da vida, o artista foi escritor, publicitário, desenhista, ator, diretor, produtor, comediante, compositor, jogador de futebol, pugilista e dramaturgo. Nascido em 21 de fevereiro de 1929, na Cidade do México, o humorista veio de origem humilde, como o menino do barril que interpretou por mais de 20 anos. O filho da dona de casa e secretária Elsa Bolaños e do pintor, desenhista e ilustrador Francisco Gómez Liñares, acabaria ficando órfão de pai precocemente.

Foi dele, aliás, que Bolanõs herdou o talento para a arte. Seu pai foi o responsável por capas de revistas como "O Universo Ilustrado" e "Continental". Chespirito (como era conhecido por ser comparado a William Shakespeare) chegou a estudar Engenharia na Faculdade de Engenheiros da Universidade Nacional Autônoma do México, mas nunca concluiu. O ator, então funcionário de uma fábrica de produtos de aço, começou a descobrir sua vocação quando escrevia uma coluna para um jornal em meados dos anos 50. Na empresa, viu um anúncio que lhe chamou a atenção - já que precisavam de aprendizes de escritor em uma agência de publicidade, da qual acabou contratado.

Primeira série ao lado de Seu Madruga e Dona Florinda

Já ao lado de Ramón Valdez, María Antonieta de las Nieves e Rubén Aguirre, deu início às interpretações do doutor Chapatin em "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Em 1970, passou a interpretar diversos personagens em "Chespirito", como o maluco Chaparrón e o malandro Chómpiras; nesse mesmo ano surge o anti-herói Chapolin. E, em 1971, criou Chaves, o menino atrapalhado e com fome. Um ano se passou e Chaves e Chapolin ganharam programas próprios, até os anos 80, quando os personagens voltaram a fazer parte do ''Chespirito'', ficando até 1995. Nesse ano, os seriados deixam de ser produzidos após a morte de alguns atores e o desentendimento entre Bolaños e Carlos Villagrán, o Quico.

Ainda na TV, protagonizou "La Chicharra", onde o humorista deu vida a um jornalista, e foi diretor da novela "Milagro y Magia" (estrelada por Florinda Meza). O lado de compositor apareceu em canções como "Alguna vez tendremos alas", "La vecindad del Chavo" e "El Chapulín Colorado". No cinema, em mais de 40 filmes exerceu ora os cargos de roteirista, escritor, compositor e diretor, ora os de ator e protagonista. Sua estreia na sétima arte foi em "Los Legionarios" (1958), seguida de "Tres Lecciones de Amor" (1959) e "Dos Criados Malcriados" (1960).

Na vida amorosa, ele se casou com a interprete da Dona Florinda

Na vida amorosa, Bolaños casou-se duas vezes, uma delas com Florinda Meza, a Dona Florinda, em 1977 (depois de 27 anos juntos, eles oficializaram a união, em 2004). Teve seis filhos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre: Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto, e 12 netos. Com Florinda ele não teve filhos.

A saúde afetou sua audição esquerda, também teve um enfisema pulmonar por causa do cigarro e passou por cirurgia para evitar um câncer de próstata, que deixou sequelas, afetando a locomoção e fala.

Palavras-chave
Morte Famosos Internacionais
Sobre o mesmo tema
Influencer Juliana Rocha morre aos 25 anos e abala a web: 'Chorando'. Saiba quem foi a maquiadora
Influencer Juliana Rocha morre aos 25 anos e abala a web: 'Chorando'. Saiba quem foi a maquiadora
24 de outubro de 2023
Morre, aos 41 anos, cantor sertanejo João Carreiro, ex-dupla de Capataz, após cirurgia no coração. Relembre carreira do artista
Morre, aos 41 anos, cantor sertanejo João Carreiro, ex-dupla de Capataz, após cirurgia no coração. Relembre carreira do artista
4 de janeiro de 2024
Notícias similares
Park Boram: estrela do K-pop encontrada morta aos 30 anos viveu romance secreto com outro ídolo sul-coreano
Park Boram: estrela do K-pop encontrada morta aos 30 anos viveu romance secreto com outro ídolo sul-coreano
12 de abril de 2024
Luto em Beverly Hills! Ator de 'Barrados no Baile', David Gail morre aos 58 anos e irmã lamenta: 'Nunca haverá outro'
Luto em Beverly Hills! Ator de 'Barrados no Baile', David Gail morre aos 58 anos e irmã lamenta: 'Nunca haverá outro'
22 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias