
Histórico! Hugo Calderano se tornou o primeiro brasileiro jogador de tênis de mesa a ser campeão da Copa do Mundo, neste domingo (20) de Páscoa. Número 5 no ranking mundial e amigo de infância de uma atriz de "Vale Tudo", o mesa-tenista desbancou Lin Shidong, atleta da China e líder do ranking, após quase uma hora de jogo.
Além do título inédito para o Brasil, Calderano quebrou uma sequência histórica no torneio que até então só havia sido vencido por europeus ou asiáticos. O brasileiro perdeu o primeiro set (6/11), mas venceu os outros quatro (11/7, 11/9, 11/4 e 11/5), em Macau (China).
Ao longo do torneio, Hugo Calderano venceu Eugene Wang (Canadá) e uma trinca de japoneses, Yukiya Uda, Hiroto Shinozuka e Tomokazu Harimoto. Nas semifinais, o mesa-tenista brasileiro desbancou o chinês Wang Chuqin, ocupante do segundo lugar no ranking.

E agora o Purepeople conta um pouco do atleta de 28 anos. Hugo Marinho Borges Calderano nasceu em 22 de junho de 1996 no Rio de Janeiro e em 2009 conquistou o Prêmio Brasil Olímpico após trilhar desde a base uma carreira de sucesso e títulos.
Em 2011, aos 15 anos, fez história ao vencer Hugo Hoyama. Calderano conquistou a medalha de bronze em 2014 nos Jogos Olímpicos da Juventude. Um ano depois, faturou dois ouros no Pan-Americano de Toronto (Canadá). Repetiu o feito nas edições de 2019 (Lima, Peru) e 2023 (Santiago, Chile).
No Campeonato Pan-Americano já soma nove outros e na Copa Pan-Americana, subiu no topo mais alto do pódium três vezes. Já no Campeonato Latino-Americano ficou com a medalha máxima seis vezes.

O filho de um professor de educação física é poliglota (fala além do português, alemão, espanhol, inglês e francês, de forma fluente, e um pouco de italiano e chinês) e tem na música como seu hobbie (sabe tocar violão).
Habilidoso também com o cubo mágico, chegou a montar um em cinco segundos, e fã de basquete, namora Bruna Takahashi, assim como ele, mesa-tenista, desde 2024.