Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

TV uruguaia resume um mês de 'Salve Jorge' em um dia. 'De praxe', diz autora

Brasileiros que aproveitam o início de ano passando férias no Uruguai devem ter se espantado no último dia 13 ao assistir ao canal Teledoce. Nesta data, a emissora estreou "Salve Jorge" (traduzida no país como "La Guerrera", ou seja, "A Guerreira") e compactou um mês da novela escrita por Gloria Perez em apenas um capítulo.

O desfecho da estreia ocorreu com o embarque da protagonista Morena (Nanda Costa) para a Turquia com a vilã Wanda (Totia Meireles). Para efeito de comparação, no Brasil, isso só aconteceu entre os capítulos 37 e 38.

Procurada por Purepeople, Gloria Perez minimiza o ocorrido. "Isso é padrão. Todas as novelas exportadas são drasticamente reduzidas porque o número de capítulos deve ser menor e o tempo de exibição também. Nenhuma novela nossa é vista no exterior do modo que passa aqui", explica.

No Uruguai, "Salve Jorge" terá cerca de 140 capítulos, ou seja, 39 a menos que a versão brasileira. Na estreia, núcleos como o da Turquia e algumas tramas, como as de Bianca (Cleo Pires) e Zyah (Domingos Montagner), foram praticamente eliminadas no capítulo de 1 hora, com intervalos.

Para Gloria, os cortes não prejudicam a compreensão da novela. "Eles sempre são feitos privilegiando a história central, e a história central é o tráfico de mulheres, não é a Turquia. As trama paralelas dançam. É de praxe", diz.

Reclamações

De praxe, ou não, fato é que no site da emissora alguns telespectadores reclamaram do corte. Alguns uruguaios fãs dos folhetins brasileiros descobriram que muita coisa foi eliminada e mostraram-se insatisfeitos.

"Cortaram todo o conteúdo da novela. Para que compram uma novela com esse conteúdo para isso? Uma vergonha", reclamou uma telespectadora. "Os uruguaios deixaram de ver como a Morena conheceu o Téo e o que a motivou viajar para a Turquia", escreveu outra.

Os uruguaios também reclamam do horário de "La Guerrera". Exibida de segunda a sexta-feira, às 19h, ela ficou no lugar de "Cheias de Charme". Para os telespectadores, a temática do tráfico de mulheres é inapropriada para o horário. "A história é linda, mas não dá para sentar com os filhos para assistir", resumiu uma uruguaia.

(Por Anderson Dezan)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.