Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Instagram dos famosos
Aniversário dos famosos
Principais notícias
Namoro
Todos os temas
Novelas
Novela A Lei do Amor
Novela Rock Story
Novela Sol Nascente
Malhação
Série Nada Será Como Antes
Série Supermax
Novela A Terra Prometida
Novela Escrava Mãe
Novela Cúmplices de um Resgate
Resumo de novelas
Novela À Flor da Pele
TV
Tamanho Família
Domingão do Faustão
Mais Você
Fantástico
Encontro com Fátima
Programa Xuxa Meneghel
Caldeirão do Huck
Beleza & Estilo
Look dos famosos
Boa forma
Bem-estar
Cabelo
Quem vestiu melhor?
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Grazi Massafera
Marina Ruy Barbosa
Anitta
Bruno Gagliasso
Ivete Sangalo
Lucas Lucco
Giovanna Antonelli
Camila Queiroz
Alinne Moraes
Sabrina Sato
Caio Castro
Paolla Oliveira
Juliana Paes
Vídeos

'Velho Chico' começa nessa segunda! Saiba quem é quem na nova novela das nove

Compartilhe no Facebook
Tarcísio Meira é Coronel Jacinto Sá Ribeiro, também conhecido como Saruê, político rico, dono de terras e bastante influente na região do rio São Francisco, em 'Velho Chico', que estreia nesta segunda-feira, 14 de março de 2016
33 fotos
Iniciar o slideshow
Tarcísio Meira é Coronel Jacinto Sá Ribeiro, também conhecido como Saruê, político rico, dono de terras e bastante influente na região do rio São Francisco, em 'Velho Chico', que estreia nesta segunda-feira, 14 de março de 2016
A trama começa na década de 60 e terá três fases, veja galeria de fotos dos atores para saber quem é quem e conheça a história nos perfis dos personagens

Começa nesta segunda-feira (14), "Velho Chico", a novela novela das nove. A saga familiar que atravessa gerações vai contar uma grande história de amor, banhada pelas águas do rio São Francisco. A trama de Benedito Ruy Barbosa é escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, sua filha e neto, respectivamente, e tem direção artística de Luiz Fernando Carvalho. Além disso, marca o retorno de Rodrigo Santoro às novelas após 12 anos se dedicando ao cinema. Confira na lista abaixo os perfis dos personagens e veja quem é quem em nossa galeria.

Com três fases, a história é ambientada na fictícia Grotas de São Francisco. Tudo começa no fim dos anos 60 e depois de duas passagens de tempo chega aos dias atuais. O romance entre herdeiros de famílias rivais, Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dalavia / Camila Pitanga) e Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), acaba se entrelaçando à trajetória de luta pelo renascimento do rio São Francisco e terá de enfrentar a a paixão pelo poder a qualquer custo, ganância e ambição desenfreadas, e o coronelismo arcaico, que ainda se faz muito presente no país.

Fazenda de Grotas

Coronel Jacinto Sá Ribeiro (Tarcísio Meira) - Ardiloso e prepotente o também conhecido como Coronel Saruê, é dono de muitas terras à beira do Rio São Francisco, um dos homens mais ricos da região com muita influência na política. Mantém um casamento com Encarnação (Selma Egrei), que foi comercialmente arranjado por suas famílias, e que continua baseado em interesses financeiros e sociais. Tiveram dois filhos: Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) e Inácio, o mais velho, que morreu em um acidente no rio.

Encarnação Sá Ribeiro (Selma Egrei) - casou com Jacinto sem amor, obrigada pela família, e teve dois filhos. Quando Inácio, seu filho mais velho, morreu, ela enterrou também sua alegria de viver e entrou num luto solitário. Nem mesmo o Afrânio, o caçula, consegue de aplacar sua dor.

Afrânio Sá Ribeiro (Rodrigo Santoro / Antonio Fagundes) - o único herdeiro do coronel Jacinto e Encarnação foi criado cheio de mimos. Se mudou para o Solar dos Sá Ribeiro, em Salvador, aos 16 anos, para fugir do controle da mãe, com a desculpa de terminar os estudos. Lá, alguns anos mais tarde, se apaixonou por Iolanda (Carol Castro/ Christiane Torloni), mas foi surpreendido pela notícia da morte de seu pai e foi obrigado a voltar para a fazenda, para assumir os negócios. Em uma de suas viagens ao sertão, ele se encanta por Leonor (Marina Nery), se casa e tem dois filhos com ela: Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) e Martim (Davi Caetano/ Lee Taylor). Leonor morre no segundo parto e Afrânio passou a viver entre a fazenda, e Salvador, onde reencontra Iolanda. Tempos depois da morte do pai, ele consegue triplicar o patrimônio da família e comprar ainda mais terras.

Leonor Vilela (Marina Nery) - filha mais nova de um criador de cabras do sertão, teria tido o mesmo destino que a mãe, de cuidar do serviço da casa, se não tivesse conhecido Afrânio, com quem vive seu sonho de amor até o dia em que nasce Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga). O parto prematuro, quase mata a mãe, mas para não não perder o marido, que quer um filho homem, Leonor ignora os conselhos do médico e engravida novamente, mas morre dando à luz Martim (Davi Caetano/ Lee Taylor).

Maria Tereza Sá Ribeiro (Isabella Aguiar/ Julia Dalavia/ Camila Pitanga) - a filha do coronel Afrânio e Leonor, se casa com Carlos Eduardo (Rafael Vitti/ Marcelo Serrado), e tem um único filho, Miguel (Gabriel Leone), que é fruto de sua história de amor proiibido com Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner). Esse amor resiste ao tempo e à discórdia de suas famílias, embora ela negue. Vinte anos depois, Maria Tereza comanda a empresa da família Sá Ribeiro e volta a Grotas quando descobre que Miguel está apaixonado por Olívia (Giullia Buscacio), filha de Santo e Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves); disposta a revelar a Santo e ao filho toda a verdade.

Martim Sá Ribeiro (Davi Caetano/ Lee Taylor) - o irmão de Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) nasceu marcado pela morte da mãe, Leonor. Inquieto desde criança, formou-se jornalista e saiu pelo mundo fotografando santuários ecológicos. Depois de quinze anos volta à casa do pai, com a ideia de correr o São Francisco em busca das belezas do rio que foi seu companheiro de infância. Em uma dessas incursões ele conhece Beatriz (Dira Paes), professora da escola rural da região.

Carlos Eduardo (Rafael Vitti / Marcelo Serrado) - o marido de Maria Tereza deve a carreira política e a fortuna ao sogro, coronel Afrânio. Era um casamento de conveniências, mas Carlos Eduardo se apaixonou por Tereza e registrou o filho dela como seu, tocando o casamento e a vida adiante. A relação dos dois nunca vai além do acordo firmado, mesmo com o passar dos anos e Carlos parece não se importar com isso, até descobrir que Maria Tereza decidiu voltar a Grotas para reencontrar Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) falar sobre o filho.

Miguel Sá Ribeiro (Gabriel Leone) - o filho único de Maria Tereza até os 20 anos não sabe que seu pai não é Carlos Eduardo, mas sim Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner). Nunca deu importância à fortuna que vai herdar e cresceu afastado da fazenda, embora desde pequeno tenha demonstrado amor pela terra, o que o levou a cursar agronomia. Conhece Olívia (Giullia Buscacio) e se apaixona sem desconfiar que ela é sua meia-irmã, filha de Santo

Doninha (Barbara Reis/ Suely Bispo) - foi trazida à fazenda ainda moleca e quando cresceu foi disputada pelos rapazes. Sei coração bateu mais forte por Clemente (Julio Machado), capataz do coronel Afrânio e então se casou com ele. Tiveram Cícero (Lucca Fontoura/ Pablo Morais/ Marcos Palmeira), que foi criado junto com os filhos do patrão. Doninha contava histórias cheias de afeto, que marcaram a infância das três crianças. Sua vida teria sido perfeita, se não fosse Cícero se apaixonar por Maria Tereza, a filha do coronel.

Clemente (Julio Machado) – desde menino foi criado para jagunço, o que se tornou quando adulto. Fiel, valente e destemido, foi contratado como capataz de Afrânio e faz o povo da fazenda piar baixinho.

Cícero (Lucca Fontoura/Pablo Morais /Marcos Palmeira) - o filho de Doninha e Clemente foi criado na casa dos patrões, ao lado de Maria Tereza, sua companheira de aventuras, praticamente da sua idade; e Martim. À medida que foram crescendo, ele começou a descobrir o amor e a olhar a menina com outros olhos, mas ela não se dá conta disso até o ciúme dele explodir quando ela confessa que está apaixonada por Santo. Depois disso Cícero tornou-se um bruto e nunca mais amou ninguém. Assume o lugar do pai ao lado do coronel, após sua morte, e fica mexido com a volta de Maria Tereza à fazenda, depois de mais de vinte anos.

Iolanda (Carol Castro / Christiane Torloni) – cantora de bar em Salvador e grande amor de Afrânio, ela é uma mulher livre e à frente de seu tempo. Seu romance é interrompido quando Afrânio recebe a notícia de que o pai morreu e vai para a fazenda assumir o legado do coronel Jacinto.

Fazenda Piatã

Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) - Ernesto Rosa é capitão de patente, sujeito de conduta honrosa e impecável, cuja honra e moral ilibadas o levaram a se tornar o principal inimigo da família Sá Ribeiro na disputa política da região. Ele dá voz às queixas do povo. Quando morre, deixa como herança para a mulher, Eulália (Fabíula Nascimento), e a filha adotiva, Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves), a fazenda Piatã, razão da disputa acirrada entre sua família e a família do coronel.

Eulália (Fabíula Nascimento) - mulher de bom coração, não tem filhos biológicos, mas adota Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves) com Capitão Rosa, seu marido. Depois que ele morre, Eulália assume o comando da fazenda ao lado de Belmiro dos Anjos (Chico Diaz), lutando contra a ganância do coronel Afrânio. Para evitar um golpe do coronel ela divide as terras entre os herdeiros de Belmiro, Bento (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos) e Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), e sua filha Luzia.

Belmiro dos Anjos (Chico Diaz) - nasceu numa fazenda de gado no agreste, em uma casa de vaqueiros. Na lida desde menino, cresceu sonhando em ter seu pedaço de terra. Conheceu Piedade (Cyria Coentro) e se casou, o que o fez dono de uma terra que ela herdou do pai. Ali começou a dar forma a seu sonho, trabalhando de sol a sol e comprando cabeças de gado com tudo que ganhava. Mas veio a seca e assola o sertão, no mesmo ano em que nasce seu primogênito, Santo dos Anjos (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner).

Piedade dos Anjos (Cyria Coentro/ Zezita Matos) - mulher de fibra, casada com Belmiro, ela poderia ter se entregado às agruras da vida, mas em vez disso vence a seca e chega a Grotas com o marido e o filho Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) nos braços. Junto das águas do São Francisco, ela tem o segundo filho, Bento (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos), criado ao lado do irmão e da pequena Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves), filha adotiva do capitão Rosa e de Eulália. Vive feliz com o marido até que ele é assassinado, levando junto o sonho de ter um pedacinho de chão, que os dois acalentavam juntos.

Santo dos Anjos (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) – nascido no sertão, o filho de Belmiro e Piedade se apaixonou por Maria Tereza e ela por ele, ignorando a rivalidade entre suas famílias. Só descobre que Miguel é seu filho com ela quando a reencontra, vinte anos depois de seu afastamento.

Bento dos Anjos (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos) - nasceu na fazenda de Eulália, à beira do Rio São Francisco, seis anos depois de Santo, seu irmão mais velho. Sempre foi tão calmo e tranquilo que ninguém cogitou que fosse ele o autor do disparo que quase vitimou Coronel Afrânio o mandante da morte de seu pai. Vai para Recife estudar agronomia e lá entra em contato com a política. Se elege vereador quando volta para Grotas e se envolve com a professora Beatriz (Dira Paes), mas terá que disputar o amor dela com Martim.

Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves) – foi encontrada numa plantação de algodão e adotada pelo Capitão Ernesto Rosa e Eulália, ainda bebê. Santo gostava dela como irmã e Bento como mulher, mas ela passa a adolescência seduzindo Santo de todas as maneiras, enquanto faz de Bento seu confessor. Acaba conseguindo se casar com Santo, sem jamais conquistar seu amor. Tem duas filhas com ele, Olívia (Giullia Buscacio) e Isabel (Ana Rayza).

Olívia (Giullia Buscacio) – estudou agronomia e na busca pelo sonho de transformar a fazenda numa área de cultivo orgânico conhece Miguel, que a impressiona desde o primeiro instante. Descobre que Miguel é neto de coronel Afrânio e sem dar bola para a rivalidade entre as famílias, convida-o para conhecer seu pai e a fazenda. Fica sem chão quando descobre que Miguel é seu meio-irmão.

Isabel (Ana Raysa) – Filha de Luzia e Santo e irmã mais nova de Olívia.

Lucas (Lucas Veloso) – amigo de Olívia que se apaixona por ela.

Cidade de Grotas

Padre Romão (Umberto Magnani) – caiu logo nas graças de Encarnação, quando chegou em Grotas, pois ela viu no jovem padre alguém facilmente manipulável. Padre Romão passa a vida evitando se submeter à vontade dela, a despeito de seus ideais. É grande amigo do capitão Ernesto Rosa.

Beatriz (Dira Paes) - filha de dois lavradores que serviam ao coronel Afrânio na época da colheita, Beatriz é a caçula de muitos irmãos. Após ganhar livros e cadernos, vai para a escola atrás de outro destino e se torna professora. Vai ficar dividida entre os amores de Bento e Martim.

Ceci (Luci Pereira) – a mãe de Beatriz é descendente de uma tribo de índios da região do Rio São Francisco, e tem outros três filhos. Vive no distrito da Gameleira, onde não há quem não abuse de seus saberes e quem não conheça o poder de seus chás. Senhora dos segredos da natureza, ela é a grande mãe e vive em comunhão com o universo.

Zé Pirangueiro (José Dumont) - pescador, nascido e criado como filho de tal, casado com Josefa (Marcélia Cartaxo) e pai de três crianças, ele é conhecido na região e tem visto o Velho Chico morrer. Grande líder da comunidade de pescadores da Gameleira, Pirangueiro está desiludido, certo de que sua luta é hoje infeliz e inglória.

Josefa (Marcélia Cartaxo) - lavadeira, ribeirinha, mãe de três filhos e companheira de Zé Pirangueiro, Zefa vive o presente, sem nunca perder as esperanças, com a certeza de que o futuro é escrito com nossos atos.

Outros personagens

Dona Zilu (Veronica Cavalcanti) – mulher simples, que passa a maior parte do tempo cuidando da casa e dos filhos, entre eles Leonor, a única menina. Também se dedica ao sítio que tem com o marido, Aracaçu (Carlos Betão). Interferir diretamente no destino da filha ao convidar Afrânio para passar a noite em sua casa depois de uma visita.

Aracaçu (Carlos Betão) – produtor de pele de bode, cuida de suas terras ao lado de Zilu e dos filhos. Parceiro de Saruê nos negócios, fica sabendo da morte do coronel pelo filho dele, Afrânio. Flagra sua filha, Leonor, numa situação íntima com o jovem coronel e obriga os dois a se casarem, ameaçando-os com um facão.

Chico Criatura (Gesio Amadeo) - dono do bar que fica no centro de Grotas, e é palco para encontros de muitas histórias. Está sempre sabendo do que se passa na cidade porque costuma conversar com os frequentadores do estabelecimento.

Dr. Emílio (Leopoldo Pachedo) – médico de família, é ele quem cuida de todos os moradores da cidade e inclusive a família dos coronéis, quando é solicitado.

Neuza (Denise Correia) – empregada de Afrânio no Solar, em Salvador.

Matilde (Thaissa Cavalcantti) – amiga de Iolanda que tenta convencê-la a deixar o romance com Afrânio para trás, de tanto vê-la sofrer por ele.

Coronel Floriano (Fernando Teixeira) – amigo da família de Saruê, vai à casa de Encarnação após a morte de seu marido sempre que a viúva precisa de consultas para resolver algum problema nos negócios.

Coronel Salgado (Chico de Assis) – frequentador da fazenda Piatã, do capitão Rosa.

Severo D'Acelino (Eugenio Etore) – Capitão de um barco em que Martim viaja, Severo conta um pouco da história do Rio São Francisco para ele.

Egídio (Maciel Melo) – cordelista e frequentador assíduo do bar de Chico Criatura. Compõe várias músicas ao lado de Avelino (Xangai) sobre acontecimentos da cidade.

Avelino (Xangai) – cordelista e outro frequentador assíduo do bar de Chico Criatura, compõe com Egídio.

Martha (Adriana Gabriela) – amiga de Maria Tereza (Julia Dalavia) no internato.

Participações especiais:

Silvino (Francisco Carvalho)

Benedito (Cacá Venceslau)

Dalva (Mariene de Castro)

Presidente da câmara (Chico Expedito)

Wanda (Evana Jeyssan)

Prefeito Raimundo (Nairon Barreto)

Tenório (Antônio Carlos Feio)

Ednaldo (Flavio Rocha)

Funcionária da cooperativa (Rose Germano)

Sacristão (Felipe Rodrigues)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.
Comentários