Velho Oeste: o estilo que está dominando as passarelas do SPFW
Publicado em 28 de outubro de 2018 06:55
Por Purepeople
O São Paulo Fashion Week terminou na última sexta-feira (26) e imprimiu tendências que prometem pegar nas próximas temporadas. Uma delas é o estilo western. Inspirado nos antigos filmes americanos, e também no nosso sertanejo local, o mood traz para as passarelas as botas de cowboy, os florais e pespontos característicos e até os chapéus típicos. Ama o estilo? Confira como usar!
Chapéu de cowboy, botas e franjas no desfile da BobStore
A marca Lily Sarti foi outra que apostou na trend western
As botas de cowboy da Gloria Coelho já são objetos de desejo
Detalhe: as botas do desfile da Gloria Coelho
As franjas do desfile da Lilly Sarti também remetem aos anos 80
As ankle boots estilizadas do desfile da Lily Sarti
Saia com acabamento em estilo country no look Bobstore
Botinhas e franjas no desfile da Bobstore
Veja + após o anúncio

Desde o ano passado, as botas de cowboy e as franjas voltaram para relembrar a existência do visual western na moda. Nas passarelas de marcas como Calvin Klein e Chloé, nas semanas de moda internacionais, foram apresentados looks com botas em estilo country, camisas com pespontos e vestidos românticos. Outros elementos como as franjas, os chapéus e acessórios rebuscados têm estado em alta já há algumas estações. O mesmo aconteceu nos looks do São Paulo Fashion Week. Grifes como a Lilly Sarti, Bobstore e a Gloria Coelho também apostaram no estilo.

Como usar a trend no dia a dia

Alguns itens tradicionais do estilo são atemporais, se for do gosto de quem veste. A própria bota pode ser usada em todas as estações, assim como a camisa pespontada e a jaqueta de franjas. A calça flare e o chapéu? Clássicos! A camurça pode ser desviada para outros estilos e o mesmo acontece com os vestidos românticos. A aposta aqui é reutilizar as peças atemporais e que, se separadas, são consideradas básicas, mas juntas formam um visual country atualizado. Experimente, por exemplo, apostar na bandana com jaqueta de camurça ou em uma calça flare com camisa xadrez.

Sustentabilidade e política no SPFW

O projeto Top 5, uma parceria do São Paulo Fashion Week com o Sebrae, leva novos talentos de todos os cantos do país para a maior semana de moda do país e tem foco em uma cadeia produtiva sustentável para pensar o futuro da moda. Nesta edição a mineira LED, do designer Célio Dias, se destacou pela proposta sem gênero e sustentável que sua grife propõe. "O desfile trouxe o nordeste como inspiração e teve o objetivo de falar de representatividade e desmistificar a figura do 'cabra macho'", conta Célio. A marca, que nasceu sem gênero ("um assunto já ultrapassado", acredita Célio) trabalha com cores vibrantes desde o início e, segundo Célio, busca traçar um mix de tecnologia com artesanato, sobretudo com o crochê. "Entendo que consegui dar uma cara contemporânea para esse trabalho que, muitas vezes, é considerado vintage. Célio, que se destacou na semana de moda também por usar uma t-shirt com o dizer "Ele não" para sua entrada final na passarela, conta que o posicionamento "em prol da humanidade e da empatia", está no DNA da marca que consegue crescer levantando essa bandeira. "Não é simplesmente uma questão política, mas humana", diz. Em alta nesta temporada, o crochê também apareceu na coleção da designer Karine Fouvry, que apostou em um desfile todo artesanal com looks em off white que remetem, também, ao nordeste e, sobretudo, à contribuição africana na cultura nordestina.

Palavras-chave
Moda Tendência Semana de moda Beleza Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Como escolher a melhor bolsa para o seu estilo? Confira 4 dicas essenciais para ajudar na escolha
Como escolher a melhor bolsa para o seu estilo? Confira 4 dicas essenciais para ajudar na escolha
10 de janeiro de 2024
Quem são os filhos de Anderson, do Molejo? Cantor deixa 4 filhos; herdeira mais velha está grávida
Quem são os filhos de Anderson, do Molejo? Cantor deixa 4 filhos; herdeira mais velha está grávida
19:24
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias