Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela O Sétimo Guardião
Novela O Tempo Não Para
Novela Espelho da Vida
Malhação - Vidas Brasileiras
As Aventuras de Poliana
Resumo de novelas
Novela Jesus
Novela Verão 90
Novela Órfãos da Terra
TV
Domingão do Faustão
BBB19
Mais Você
Encontro com Fátima
Caldeirão do Huck
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Giovanna Antonelli
Meghan Markle
Chay Suede
Letícia Colin
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Óleos essenciais no cabelo! Especialista ensina truques para recuperar os fios

Compartilhe no Facebook
Com a proximidade da estação mais quente do ano, é natural que as preocupações com os cabelos aumentem. Apesar da temporada de verão estar oficialmente aberta - e ser uma delícia -, não dá para negar que os cuidados devem ser redobrados! Para o excesso de pontas duplas, o couro cabeludo oleoso e os fios bem ressecados, tem jeito sim! Aprenda a usar os óleos essenciais a seu favor!

Quem não gosta de exibir os cabelos sempre macios, brilhantes e saudáveis? Apesar de parecer difícil, dá, sim, para manter os cuidados em casa usando apenas os óleos essenciais! E no verão vale a pena reforçar os cuidados. Hoje em dia encontramos frascos em farmácias de manipulação e até em mercados. Eles estão disponíveis em formulações concentradas e até misturados em cremes e condicionadores. Esses óleos preservam a umidade natural dos fios, são hidratantes, nutritivos, reconstrutores e antioxidantes, além de protegerem contra agressões externas como o vento e a poluição. Entrevistamos a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato e ela deu várias dicas!

Veja também

'São 3 gotas de óleo essencial para até 4 colheres de sopa de óleo vegetal'

Os óleos essenciais são obtidos de plantas aromáticas, como a lavanda, por exemplo. Normalmente são necessários centenas de quilos de plantas para a obtenção de 1Kg de óleo essencial, portanto são altamente concentrados e devem ser sempre diluídos. "A proporção é usar 3 gotas de óleo essencial no total para até 4 colheres de sopa de óleo vegetal (de coco ou oliva, por exemplo). Já a quantidade de óleo vegetal vai variar de acordo com o comprimento do cabelo", explica ela, frisando que para fios curtos basta 1 colher de óleo vegetal e até 4 colheres para os mais longos.

Você pode substituir o óleo vegetal por máscara capilar

A aplicação começa com uma massagem no couro cabeludo com um pouco da mistura dos óleos, depois vai puxando o óleo para as pontas em movimento suave até umectar todo o cabelo, aguarde de 15 a 20 minutos e lave como de costume", alerta a aromaterapeuta. "Quando a intenção for apenas brilho e hidratação, é possível substituir o óleo vegetal por um creme próprio para máscara capilar ou até usar metade de óleo vegetal e metade de creme. Neste caso, basta colocar as 3 gotas de óleo essencial na porção de creme recomendada pelo fabricante e aplicar ao longo dos fios."

Cabelos com muitas pontas duplas e sem brilho

Para um cabelo sem vida e com pontas duplas, o óleo essencial de alecrim misturado com o essencial de gerânio é muito recomendado. "Eles possuem ativos que proporcionam o brilho que o cabelo precisa! A dica é: "Em um frasco de 300 ml de argan, coloque 3 gotas de alecrim e 3 gotas de gerânio. Pingue algumas gotas da mistura na mão e espalhe nas pontas do cabelo. O uso deve ser diário!", explica Márcia. O alecrim, quando encontrado no formato de óleo essencial, possui uma série de propriedades terapêuticas que, além de ajudar na saúde, é excelente também para cuidar da pele. Não perca a oportunidade de incluir essas dicas na lista de cuidados com os fios nesse período de temperaturas mais altas.

Óleo de alecrim para conquistar fios longos e fortes

Para deixar os fios fortes e compridas, o óleo essencial de alecrim é uma boa opção. "Graças aos seus ativos que estimulam a microcirculação do couro cabeludo estimulando a nutrição e o crescimento. Misture 3 gotas desse óleo e 4 gotas do óleo essencial de manjericão, que ajuda no crescimento, em 100ml de xampu neutro", ensina, citando ainda o óleo de rícino: "Ele tem uma boa capacidade de dissolver ceras e excesso de gordura, por isso, pode ser útil para o crescimento dos cabelos quando o problema estiver relacionado com a formação de pequenas placas de ceras no bulbo capilar ou excesso de oleosidade." Ela ensina uma receita para quem tem cabelos oleosos e sofre com queda e dificuldade de crescimento: "Aplicar 2 gotas de óleo essencial de alecrim, 1 gota de óleo essencial de limão siciliano e de 1 a 4 colheres de óleo de rícino ou jojoba e realizar uma massagem no couro cabeludo."

Adeus a oleosidade: 'Óleo essencial de hortelã é um ótimo ingrediente'

Se você sofre com o problema de oleosidade, precisa ler essa dica: o óleo essencial de hortelã, rico em minerais e ácidos graxos, é um ótimo ingrediente para te ajudar se livrar desse mal. "As propriedades antissépticas e antimicrobianas deste óleo facilitam na hora de manter o couro cabeludo limpo e livre de oleosidade. Já o óleo essencial de lavanda ajuda a equilibrar a oleosidade natural do couro cabeludo e o óleo essencial de cedro equilibra o pH. A dica é misturar 100 ml de xampu neutro com 4 gotas de óleo de lavanda, 3 gotas de cedro e 4 gotas de hortelã-pimenta. Os resultados já são evidentes na primeira semana de uso".

(Por Martina Orlandini)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.