Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela O Sétimo Guardião
Novela Espelho da Vida
Novela Verão 90
Malhação - Vidas Brasileiras
As Aventuras de Poliana
Resumo de novelas
Novela Jesus
Novela Órfãos da Terra
TV
Domingão do Faustão
BBB19
Mais Você
Encontro com Fátima
Caldeirão do Huck
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Giovanna Antonelli
Meghan Markle
Chay Suede
Letícia Colin
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Verão

Dermatologista revela tratamentos para acabar com as sardas: 'Peelings e lasers'

Compartilhe no Facebook
As manchas são encontradas em pessoas com a pele muito clara e, principalmente, em ruivos. Normalmente, são vistas no rosto, mas também podem aparecer no colo, braços e pernas. Apesar de serem hereditárias, ninguém nasce com sardas e elas são intensificadas através dos raios solares. Para quem tem as pintas, é essencial o uso de protetores solar ou bloqueios físicos como bonés.

Característica marcante das pessoas com a pele bem branca e, principalmente, dos ruivos, as sardas não costumam fazer mal a saúde e, diferentemente do melasma, não são consideradas uma doença de pele. As famosas pintinhas que costumam gerar mais charme à beleza, devem ser controladas para não evoluírem e se transformarem em um problema. Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Lilia Guadanhim esclarece as marcas presentes no rosto da modelo Mariana Goldfarb. "As sardas por si só não são nocivas, no entanto elas indicam exposição solar desprotegida ou excessiva", explica a especialista.

Veja também

O que são efélides: 'Pequenas manchas de coloração castanha'

Primeiro, é importante entender o que elas são e em qual região normalmente aparecem como a profissional revela: "Sardas ou efélides são pequenas manchas de coloração castanha que acontecem em pessoas de pele clara e estão presentes em áreas mais expostas como colo e rosto, principalmente nariz e maçãs do rosto. Em geral se inicia na adolescência e é mais intenso na vida adulta." As sardas podem ser passadas de mães para filhas, mas aparecem com uma ajudinha externa, que também é responsável pelo ressecamento do cabelo. "Apesar de terem caráter hereditário, elas nunca estão presentes ao nascimento, uma vez que acontecem devido à exposição solar", comenta Lilia ao acrescentar: "Pessoas de pele muito sensível e, principalmente pacientes ruivos, podem apresentar sardas nos braços, costas e pernas."

Proteção solar é essencial: 'Servem de puxão de orelha'

A utilização do protetor é indispensável para todos, mas, essencialmente, para quem herdou as manchas. "Como indicam exposição solar desprotegida e excessiva, servem de puxão de orelha. Dessa forma, apontam para a necessidade de melhorar a proteção ao sol sendo fundamental o uso diário e regular de filtro solar", orienta a dermatologista ao desenvolver: "O melhor preventivo contra as sardas é o uso diário e regular de filtro solar! Esse hábito deve ter inicio aos 6 meses de vida e ser mantido por toda a vida. Com FPS mínimo de 30 e amplo espectro de proteção, o que inclui a radiação UVA, pode ser um com cor de base para otimizar a proteção contra a luz visível." Para quem tem muitas pintinhas espalhadas por todo o corpo, a especialista dá outra solução que envolve peças de roupas: "O uso de proteção física, como chapéus de aba larga, óculos escuros e guarda sóis também são bons aliados."

Para amenizar as manchas: 'Cremes com ativos clareadores'

Se a ideia é retirar todas as sardas, Lilia indica: "Existem muitos tratamentos possíveis! Casos mais leves podem apresentar melhora com uso de cremes com ativos clareadores, como o ácido retinoico." Já para quem tem pintas em excesso, a dermatologista recomenda: "Além disso, tratamentos como a luz intensa pulsada, peelings químicos e lasers que tenham a melanina como alvo podem ser indicados."

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.