Dermatologista revela tratamentos para acabar com as sardas: 'Peelings e lasers'
Publicado em 22 de junho de 2018 07:03
Por Purepeople
As manchas são encontradas em pessoas com a pele muito clara e, principalmente, em ruivos. Normalmente, são vistas no rosto, mas também podem aparecer no colo, braços e pernas. Apesar de serem hereditárias, ninguém nasce com sardas e elas são intensificadas através dos raios solares. Para quem tem as pintas, é essencial o uso de protetores solar ou bloqueios físicos como bonés.
As sardas não são consideradas doenças de pele e, em entrevista para o Purepeople, Lilia Guadanhim esclarece o que causa as manchas
Normalmente, as sardas são castanhas e se intensificam com a exposição solar
Mesmo sem causar danos à saude, as sardas podem desenvolver doenças caso um cuidado não seja tomado
'Como indicam exposição solar desprotegida e excessiva, servem de puxão de orelha'
O protetor solar deve ter, pelo menos, um filtro de proteção 30
'Dessa forma, apontam para a necessidade de melhorar a proteção ao sol sendo fundamental o uso diário e regular de filtro solar'
Para acabar de vez com elas, a dermatologista indica tratamentos
A modelo Mariana Goldfarb também tem sardas
Veja + após o anúncio

Característica marcante das pessoas com a pele bem branca e, principalmente, dos ruivos, as sardas não costumam fazer mal a saúde e, diferentemente do melasma, não são consideradas uma doença de pele. As famosas pintinhas que costumam gerar mais charme à beleza, devem ser controladas para não evoluírem e se transformarem em um problema. Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Lilia Guadanhim esclarece as marcas presentes no rosto da modelo Mariana Goldfarb. "As sardas por si só não são nocivas, no entanto elas indicam exposição solar desprotegida ou excessiva", explica a especialista.

O que são efélides: 'Pequenas manchas de coloração castanha'

Primeiro, é importante entender o que elas são e em qual região normalmente aparecem como a profissional revela: "Sardas ou efélides são pequenas manchas de coloração castanha que acontecem em pessoas de pele clara e estão presentes em áreas mais expostas como colo e rosto, principalmente nariz e maçãs do rosto. Em geral se inicia na adolescência e é mais intenso na vida adulta." As sardas podem ser passadas de mães para filhas, mas aparecem com uma ajudinha externa, que também é responsável pelo ressecamento do cabelo. "Apesar de terem caráter hereditário, elas nunca estão presentes ao nascimento, uma vez que acontecem devido à exposição solar", comenta Lilia ao acrescentar: "Pessoas de pele muito sensível e, principalmente pacientes ruivos, podem apresentar sardas nos braços, costas e pernas."

Proteção solar é essencial: 'Servem de puxão de orelha'

A utilização do protetor é indispensável para todos, mas, essencialmente, para quem herdou as manchas. "Como indicam exposição solar desprotegida e excessiva, servem de puxão de orelha. Dessa forma, apontam para a necessidade de melhorar a proteção ao sol sendo fundamental o uso diário e regular de filtro solar", orienta a dermatologista ao desenvolver: "O melhor preventivo contra as sardas é o uso diário e regular de filtro solar! Esse hábito deve ter inicio aos 6 meses de vida e ser mantido por toda a vida. Com FPS mínimo de 30 e amplo espectro de proteção, o que inclui a radiação UVA, pode ser um com cor de base para otimizar a proteção contra a luz visível." Para quem tem muitas pintinhas espalhadas por todo o corpo, a especialista dá outra solução que envolve peças de roupas: "O uso de proteção física, como chapéus de aba larga, óculos escuros e guarda sóis também são bons aliados."

Para amenizar as manchas: 'Cremes com ativos clareadores'

Se a ideia é retirar todas as sardas, Lilia indica: "Existem muitos tratamentos possíveis! Casos mais leves podem apresentar melhora com uso de cremes com ativos clareadores, como o ácido retinoico." Já para quem tem pintas em excesso, a dermatologista recomenda: "Além disso, tratamentos como a luz intensa pulsada, peelings químicos e lasers que tenham a melanina como alvo podem ser indicados."

(Por Fernanda Casagrande)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Principais notícias Pele Estética Lifestyle Beleza & Estética Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
Namoro de Carla Diaz e Felipe Becari acaba de vez! Atriz quebra o silêncio revela motivo: 'Comum acordo'
Namoro de Carla Diaz e Felipe Becari acaba de vez! Atriz quebra o silêncio revela motivo: 'Comum acordo'
7 de fevereiro de 2024
Bomba em 'Terra e Paixão'! Revoltada, Agatha revela o motivo para acabar com a vida de Antônio; saiba o que é
Bomba em 'Terra e Paixão'! Revoltada, Agatha revela o motivo para acabar com a vida de Antônio; saiba o que é
9 de novembro de 2023
Notícias similares
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Cleansing oil: 5 opções para limpar a pele suavemente antes de dormir!
Cleansing oil: 5 opções para limpar a pele suavemente antes de dormir!
7 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias