Flores na rotina de beleza: conheça os benefícios para a pele
Publicado em 6 de outubro de 2018 06:36
Por Purepeople
Além de acrescentar as frutas nos cuidados com a pele, é possível adicionar flores para tratá-la da maneira adequada. Na primavera, saiba quais são as melhores plantas para a rotina de beleza e descubra como cada uma delas age quando aplicadas no maior órgão do corpo humano. Em entrevista para o Purepeople, a naturóloga Mariana Vitte e a terapeuta floral Marcia Rissato desenvolvem o tema.
As flores podem ser aliadas a rotina de beleza e trazer benefícios para a pele
Em entrevista para o Purepeople, Mariana Vitte e Marcia Rissato explicam como elas agem
A lavanda ajuda a acalmar qualquer tipo de pele
A rosa pode nutrir e tonificar a pele
O gerânio ajuda a combater a oleosidade
A camomila pode ajudar a deixar os fios mais claros
Néroli colabora para deixar a pele com uma textura melhor
A flor-de-lis ajuda a remover as células mortas da pele
Veja + após o anúncio

A primavera chegou e, além de proporcionar benefícios para o organismo com as frutas da estação, ela possibilita o reflorescimento da flora. Devido a isso, ela é considerada a melhor época do ano para aderir a tratamentos de beleza que envolvam flores e plantas como o óleo de melaleuca. Em entrevista para o Purepeople, a naturóloga Mariana Vitte e a terapeuta floral Marcia Rissato revelam as vantagens de incluí-las na rotina de beleza, além de citarem para que serve cada flor.

Como as flores agem: 'Tonificação, nutrição, regeneração celular e revitalização'

Para conseguir todos os proveitos das plantas, é necessário saber como retirar de sua composição o material necessário. "Existem duas maneiras de extrair os benefícios das flores: deixando a pétala de molho por mais de um mês para fazer um extrato ou aquecendo-as para produzir os óleos essenciais. A segunda opção é a mais eficiente apesar de ser mais rara e difícil de extrair", aponta a terapeuta ao ser complementada pela naturóloga do W Estética & Spa: "Os princípios ativos presentes nas flores trazem benefícios como tonificação, nutrição, regeneração celular e revitalização da pele." Além disso, é importante conhecer o que cada flor pode oferecer. "De um modo geral todas as flores fornecem benefícios para a pele, pois são ricas em polifenóides, substância que age contra os radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele", esclarece Mariana sobre uma das propriedades também presente no óleo de canabidiol ao ter a fala completada pela Marcia: "Existem as flores que já são clássicas como a lavanda, o hibisco e a calêndula, pois possuem efeitos calmantes atenuando as inflamações da pele, principalmente as peles mais sensíveis." Quando aliadas a outros ingredientes como frutas, os efeitos para a pele podem ser ainda melhores.

Lavanda pode ser usada em peles sensíveis: 'Acalma'

Quem tem a pele seca sabe como é difícil ter que lidar com certas características, mas a flor pode ser um aliado para combater os incômodos. "A lavanda ajuda a acalmar a pele", explica as especialistas ao recomendarem: "Principalmente em casos de peles mais sensíveis." Além disso, a cor da planta está super na moda e é um dos tons que estão em alta para o verão.

Rosa fortifica a pele: 'Equilibra os ânimos'

Uma das flores mais conhecidas pode ser a solução para a aparência da sua pele. "Na aromaterapia é vista como um afrodisíaco e equilibra os ânimos", informam as profissionais ao apontarem os benefícios alcançados pela planta quando usada no órgão: "Tem poder de nutrir, tonificar e homogeneizar o tom da pele."

Gerânio auxilia na lutra conta oleosidade: 'Ação antisséptica'

A maioria das mulheres brasileiras convivem com a pele oleosa, devido ao clima do país. Com isso, é comum ter problemas com acne, mas é possível reverter esse quadro. "O gerânio tem ação antisséptica e combate a oleosidade", declaram as especialistas ao desenvolver: "Auxiliando no tratamento de cravos e espinhas. Também tonifica a pele."

Camomila nos fios: 'Clarear os cabelos'

Algumas flores também podem ser utilizadas para cuidados com os fios. "A camomila é indicado para clarear os cabelos", sugerem as profissionais ao acrescentarem: "Tem propriedades antinflamatórias, sedativas e antissépticas."

Néroli junto com lavanda: 'Melhora a textura da pele'

Muitas vezes, é possível fazer um mix de flores para conseguir conquistar mais benefícios quando forem relacionadas. "Quando associada à lavanda, a néroli melhora também a elasticidade", relatam as especialistas ao apontarem: "Também melhora a textura da pele."

Flor-de-Lis pode recuperar a pele: 'Tem efeito peeling'

Para dar uma nova cara para a pele, a flor-de-lis é uma das plantas mais recomendadas. "Ela tem efeito peeling quando utilizada no seu estado primário", recomendam as profissionais ao desenvolverem: "O que possibilita a regeneração da pele e eliminando as células mortas."

(Por Fernanda Casagrande)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Pele Beleza Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Adeus, celulite! Como ter uma rotina de beleza saudável e driblar incômodos no verão? Top Mari Fonseca traz dicas certeiras!
Adeus, celulite! Como ter uma rotina de beleza saudável e driblar incômodos no verão? Top Mari Fonseca traz dicas certeiras!
4 de fevereiro de 2024
Quando Xamã estreia em 'Renascer'? Rapper vive matador cheio de segredos e sensualidade à flor da pele
Quando Xamã estreia em 'Renascer'? Rapper vive matador cheio de segredos e sensualidade à flor da pele
13 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Ué, e o rycavírus? Antes e depois de Thor Batista viraliza e web não perdoa novo visual de filho de Luma Oliveira e Eike Batista
Ué, e o rycavírus? Antes e depois de Thor Batista viraliza e web não perdoa novo visual de filho de Luma Oliveira e Eike Batista
26 de fevereiro de 2024
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
31 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias