O ex-compositor Juliano Tchula, responsável por assinar ao lado de Marília Mendonça centenas de sucessos que marcaram o sertanejo, rompeu o silêncio nesta sexta-feira (3) para se manifestar sobre a cinebiografia da cantora produzida pelo Prime Video. Em um vídeo publicado nas redes sociais de sua esposa, Flavi Soares, ele afirmou que não autoriza o uso de sua imagem no longa e disse que essa decisão já havia sido comunicada à produção anos atrás.
Considerado o maior parceiro de composição de Marília, Tchula é coautor de músicas como "Amante Não Tem Lar", "De Quem É a Culpa?" e "A Flor e o Beija-Flor". Apesar da importância em uma das parcerias mais bem-sucedidas do sertanejo, ele afirmou que deseja permanecer fora da produção, prevista para estrear em 2027.
Vale destacar que Juliano abandonou a composição para se dedicar exclusivamente à religião. Atualmente, após passar por uma conversão, diz ouvir somente músicas gospel.
Segundo Juliano Tchula, sua posição não surgiu após o anúncio do elenco. Ele afirma que já havia acionado seus advogados quando tomou conhecimento da possibilidade de uma cinebiografia sobre Marília Mendonça.
"Há dois anos, eu já tinha pedido para os meus advogados notificarem uma possível criação de um filme que eu não queria participar. E eles insistiram, continuaram com isso até hoje. Trouxeram isso aí à tona agora de novo", declarou. Na obra, o ator João Guilherme foi anunciado para interpretá-lo.
Durante o pronunciamento, Tchula fez questão de dizer que sua decisão não está relacionada ao conteúdo do roteiro nem à forma como seria retratado na produção. Segundo ele, trata-se apenas do direito de não ter sua imagem utilizada.
"Meus advogados entraram em contato de novo para notificar eles que eu não quero aparecer. Eu não me importo com o roteiro do filme. Eu não importo como vão me retratar. Eu só quero viver o presente aqui com Jesus. O meu passado, eu não vivo mais no passado, eu estou vivendo aqui com a minha família", afirmou.
O ex-compositor também negou que exista qualquer interesse financeiro por trás da decisão: "Eu não recebo mais direitos autorais. Eu não estou querendo dinheiro desse filme, eu tenho um direito meu de não aparecer no filme. Eu não quero que use minha imagem".
O vídeo foi divulgado um dia após Flavi Soares afirmar publicamente que o marido não havia autorizado o uso de sua imagem e que os advogados da família estavam em contato com a produção.
Segundo Juliano Tchula, ele decidiu se manifestar apenas porque a esposa passou a receber críticas nas redes sociais após falar sobre o assunto. "Atacaram a minha esposa nas redes sociais, é por isso que eu estou aqui. Não é ela que fala por mim, ela me representa e eu que pedi para ela falar. Então, vocês estão se digladiando na internet, eu não estou nem aí para isso, sabe? Vocês estão brigando por alguém que vocês não conhecem", explicou.
Ao encerrar o pronunciamento, o compositor voltou a destacar que prefere manter distância da exposição pública e afirmou que vive uma nova fase, dedicada à família e à fé cristã.
"O meu passado é para honra e glória de Deus. Eu não me importo com o que vocês vão pensar, mas eu tive que vir aqui esclarecer porque viralizou é algo que eu nem queria. Eu só quero permanecer aqui feliz, vivendo minha vida com Jesus, vivendo com a minha família e eu desejo isso para vocês também".
Produzida pelo Prime Video, a cinebiografia "Marília" acompanhará a trajetória da cantora desde a adolescência, mostrando sua ascensão como compositora em Goiânia até se tornar um dos maiores fenômenos da música brasileira e principal nome do feminejo.
Marina Versos interpretará Marília Mendonça. O elenco ainda reúne Hermila Guedes no papel de Dona Ruth, Klara Castanho como Maiara, Sophia Valverde como Maraisa, Marcelo Serrado como Wander Oliveira, além de outros nomes ligados à trajetória da artista.
As gravações começam este mês, e o lançamento está previsto para 2027.
Marília Mendonça morreu em novembro de 2021, aos 26 anos, após a queda do avião em que viajava para um show em Minas Gerais. Além de revolucionar o sertanejo feminino como cantora, deixou um legado como compositora, tendo escrito sucessos para diversos artistas.