Zé Venâncio, de 'Renascer' em 1993, Taumaturgo Ferreira ainda sofre com demissão após briga com autor de novela. 'Barrado no baile'
Publicado em 15 de fevereiro de 2024 19:45
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Entenda os motivos para que Taumaturgo Ferreira não seja bem visto na Globo
Entenda mos motivos para que Taumaturgo Ferreira não seja bem visto na Globo após o José Venâncio de Renascer© Reprodução, Internet
Veja + após o anúncio

Em 1993, Taumaturgo Ferreira era um dos grandes nomes da nova geração. Na época, o jovem ator vinha emendando um trabalho a outro, até que veio o convite para interpretar José Venâncio, um dos filhos do protagonista em 'Renascer '.

O personagem, um publicitário educado que vinha de um relacionamento conturbado com Eliana, papel de Patrícia Pillar , se apaixona por uma mulher hermafrodita - como se chamava uma pessoa interessexual - no caso, era Buba, de Maria Luísa Mendonça.

Inicialmente, o bom filho de Inocêncio, de Antônio Fagundes, seria mantido até o final da trama, mas por uma incompatibilidade de gênios, o ator foi retirado da trama. "Até Renascer eu vinha numa ascendente na Globo, fazendo trabalhos de prestígio. Cheguei a ser chamado para três novelas ao mesmo tempo, de modo que eu podia escolher qual fazer. Nesta, do Benedito, eu era creditado com destaque na abertura: 'Taumaturgo Ferreira como José Venâncio'", disse o artista em entrevista à Heloisa Tolipan.

Veja + após o anúncio

De acordo com o artista, as divergências com o autor, Benedito Ruy Barbosa, levaram à queda do personagem. "Eu e o diretor, Luiz Fernando Carvalho, estávamos de acordo na composição do personagem, tanto no visual como em seu jeito. Entendíamos que como o personagem havia viajado, morado fora, ele não teria sotaque, o que faria um contraponto com o núcleo rural", contou.

Para o ator, expressões como 'oxente' e 'painho' apareciam no roteiro, mas não agradavam para a composição do empresário. "Eu não dizia, não por indisciplina, mas por uma questão de coerência. Ninguém me falou que eu devia, necessariamente, dizê-los", contou.

Logo, o clímax foi o momento em que o ator resolveu mudar algumas palavras. "Numa gravação, porém, parece ter havido a gota d'água: Eu deveria dizer duas palavras escatológicas à mesa, na hora do almoço. Eu achava que aquele rapaz não as diria, em razão de ele ser educado", explicou.

Veja + após o anúncio

"Mesmo pressionado a mantê-las, substituí por algo que mantivesse a ideia original. Talvez este tenha sido o estopim. Todavia, esse desligamento aconteceria, mais hora ou menos hora, já que, talvez, o autor estivesse descontente. O papel não era dos meus sonhos, mas eu estava ali, jogando a regra do jogo", complementou.

'Renascer': Saída da novela marcou carreira de Taumaturgo Ferreira

Taumaturgo comentou que a saída da novela, no auge, refletiu negativamente em toda sua trajetória profissional. "Daí (diante da demissão), a gente sente um baque. Fui sentindo os reflexos disso com o passar dos anos, já que isso foi afetando a minha carreira. Comecei a perceber que fui barrado no baile", disse. Na história, Venâncio morre no meio da história, deixando Buba sozinha, mas com a criança de Teca.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana