Aos 51 anos, Rodrigo Santoro completa mais um ano de vida neste sábado (22) e, ao longo da carreira, coleciona personagens marcantes no cinema nacional e internacional. Um dos trabalhos que mais exigiram preparação física foi Xerxes, o vilão de '300', lançado em 2007 e responsável por projetar ainda mais o ator brasileiro em Hollywood.
Para interpretar o personagem, o companheiro de Mel Fronckowiak, desde 2016, precisou encarar uma preparação incomum: ficar completamente sem pelos. O processo, porém, foi muito mais doloroso do que ele imaginava e acabou rendendo uma história que o próprio ator já contou em diferentes entrevistas.
Em entrevista ao programa "Late Night With Seth Meyers" em 2019, Rodrigo Santoro relembrou o momento em que precisou remover os pelos do corpo para viver Xerxes, que aparecia no filme careca, sem pelos e com o rosto cheio de piercings.
"Eu tive que depilar meu corpo. Fui me depilar, e uma senhora muito querida disse para mim: 'Você prefere quente ou frio?'. Eu falei: 'Quente'. Ela então passou esse produto quente no meu peito. E eu perguntei: 'Isso vai doer?'. E então ela puxou", contou o ator, aos risos.
A experiência foi tão dolorosa que Santoro chegou a chorar durante o procedimento.
"Então ela pegou uma toalha e colocou na minha boca. E estava chorando, porque dói muito. Sabe o filme 'Um Virgem de 40 Anos?' Eu era o Steve Carrell. Foi a primeira e última vez que eu depilei meu corpo. Depois fui para o departamento de maquiagem e disse: 'Pessoal, quero uma lâmina para fazer isso'", acrescentou.
Veja + após o anúncio
A história foi relembrada pelo ator em 2022, durante entrevista ao podcast 'Podpah', apresentado por Igão e Mítico. Na ocasião, conforme publicado pelo jornal O Dia em 12 de julho daquele ano, Santoro detalhou ainda mais o sofrimento causado pela depilação.
"Eu depilei à cera e eu vou te dizer uma coisa: doeu, mas doeu. Uma dor, cara", afirmou o ator. Segundo ele, a maquiadora explicou que o personagem precisava aparecer "sem pelos" e que a depilação seria uma alternativa para evitar que os pelos voltassem rapidamente ou que a pele ficasse irritada com o uso constante da lâmina.
A profissional então indicou a depilação com cera quente. Quando o procedimento começou, Rodrigo Santoro percebeu que a experiência seria bastante dolorosa.
"Na hora que eu senti a primeira, começou a lacrimejar. Eu falei: 'Não, não, não. Para'. Aí ela pegou uma toalha, enrolou e falou: 'Morde'. E colocou na minha boca. Eu mordi a toalha", contou o ator, aos risos.
A depilação avançou pelo peito até abaixo do umbigo, mas Santoro decidiu interromper o procedimento. Ele ainda precisaria remover os pelos das pernas e dos braços, mas afirmou que não conseguia suportar mais a dor.
"Eu chorava. Foi o peito até abaixo do umbigo. E aí quando acabou isso, eu falei: 'Parou. Chega de história, acabou esse negócio, eu não consigo aguentar essa dor. É muito dolorido'. Porque eu tinha ainda a perna, tinha o braço. E aí fui só com a parte da frente depilada, vermelha. Chorando", relembrou.
Veja + após o anúncio
Depois da experiência, o ator entrou em contato com a produção de '300' e explicou que não conseguiria concluir a depilação com cera. A solução encontrada foi utilizar a lâmina.
"Falei: 'Olha, eu não vou conseguir depilar, eu prefiro que a gente faça... raspar mesmo'". A partir daí, ele passou a raspar braços e pernas durante cerca de três semanas, chegando a entrar em uma banheira quente antes do procedimento para facilitar a remoção dos pelos.
Durante a entrevista com Seth Meyers, o apresentador ainda brincou com o fato de '300' ter tantos efeitos visuais e, mesmo assim, a produção não ter optado por remover digitalmente os pelos do ator.
"Sim, seria maravilhoso!", respondeu Santoro, entrando na brincadeira.
O esforço, apesar de doloroso, marcou a carreira internacional do brasileiro. Em '300', ele interpretou Xerxes, personagem que se tornou um dos trabalhos de maior destaque de sua trajetória em Hollywood. O ator também reprisou o papel em '300: A Ascensão do Império', lançado posteriormente.