Biografia
A história da joalheria Cartier começou a partir da compra de uma oficina de joais por Louis Cartier, no ano de 1847, na França. Pouco tempo depois da abertura da marca, o golpe de estado dado por Napoleão III para ascender ao poder fez com que o jovem Cartier caísse nas graças da Condessa Nieuwerkerke, começando já no início do século XX a sua expansão pelo mundo.
Em 1942, após a morte de Cartier, a maison ficou artisticamente e financeiramente estagnada, uma vez que seus sucessores não foram capazes de continuar com a mesma genialidade artística que Louis, o que resultou na compra de uma parte da maison em 1968, por Robert Hocq. Nesse momento, a maison Cartier passou de uma empresa familiar para uma multinacional.
Com Robert na presidência, a marca ganhou um ar de jovialidade e modernismo. Micheline Kanoui ficou com a parte de direção de criação e a presidência da Cartier ficou sob os cuidados de Alain-Dominique Perrin. Pouco depois, a maison unificou suas lojas, passando a se chamar Cartier Monde, marcando uma nova era para a marca francesa.
Na metade da década de 90, a maison francesa passou a fazer parte do grupo Vendôme. Atualmente, a loja conta com 230 lojas espalhadas pelos cinco continentes. Em 1997 foi inaugurada a primeira loja no Brasil, em São Paulo, seguida pela loja do Rio de Janeiro. Além da alta joalheria, a Cartier produz relógios, perfumes, bolsas e acessórios em couro, óculos e isqueiros.