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A marca Zara nasceu quando o empreendedor Amâncio Ortega apostou na área têxtil para empreender produzindo roupas íntimas e roupões. Durante dez anos, Amâncio construiu indústrias pela Espanha e exportou suas roupas para diversos países europeus. E, em meados da década de 70, o empreendedor introduziu-se no mercado varejista, abrindo a primeira loja da marca cinco anos depois.

A marca foi crescendo num ritmo acelerado e mais lojas foram inauguradas visando também um público mais amplo, não se limitando às classes mais altas, isto porque a empresa começou a mudar o processo de design, fabricação e distribuição com o objetivo de reduzir o tempo de produção, e assim responder rapidamente as novas tendências, chamado de fast fashion.

A rede espanhola ampliou seu mercado de atuação a partir de 2003, com a criação de uma extensão de marca, a Zara Home. Atualmente é uma das marcas mais consolidadas do mundo, sendo reconhecida como máquina de fazer moda. A Zara responde por mais de 65% do faturamento do Grupo Inditex, proprietário de marcas como Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho e Bershka.

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