Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela Gênesis
Novela A Vida da Gente
Novela Pega Pega
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela A Viagem
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
Power Couple
Ilha Record
The Masked Singer
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gabi Martins
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Biografia

Nascimento: 26 junho 1942

Idade: 79 anos

Profissão: Cantor / Escritor / Guitarrista / Empresário

Signo: Câncer

País: Brasil

Cidade: Salvador - BA

Gilberto Passos Gil Moreira, conhecido no Brasil e no mundo apenas como Gilberto Gil, é um cantor, compositor, guitarrista, escritor e intelectual brasileiro de grande importância no cenário musical do país. Ex-Ministro da Cultura (entre 2003 e 2008), o artista já ganhou vários prêmios Grammys e Grammy Latino, e foi contemplado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito (1997) e pela UNESCO como "artista pela paz", em 1999. Foi também embaixador da ONU para agricultura e alimentação.

É o filho mais velho de José Gil Moreira, médico formado pela Universidade da Bahia, e Claudina Passos Gil Moreira, professora primária. No início da década de 40, a família vivia em Tororó, um dos bairros mais pobres de Salvador na época. Com dificuldades de emprego, José Moreira se mudou para a cidade de Ituaçu, interior da Bahia, e depois foi para Salvador. Após o nascimento de Gil, três semanas depois a família voltou para a pequena Ituaçu.

Com apenas 3 anos, Gilberto Gil demonstrava seu desejo de ser músico, encantado com os sons da banda local, do sanfoneiro Cinézio e dos cantadores e violeiros (eles cantavam versos de improviso e faziam desafios entre si). Na época, essa era uma das principais fontes de informação da população nordestina. Os versos eram impressos em cordéis. Gil também tinha o costume de ouvir grandes sucessos das rádios do Rio de Janeiro e nos gramofones da cidade os álbuns de Orlando Silva, Bob Nelson e Luiz Gonzaga.

Quando tinha 9 anos, em 1952, Gil e sua irmã se mudaram para Salvador, onde foram admitidos no Colégio Nossa Senhora da Vitória. No mesmo ano, ingressaram em uma escola de acordeom na Academia de Acordeom Regina. Desde então, ele passou a receber influências da música de Dorival Caymmi, assim como novos estilos musicais vindos do sul do Brasil, como jazz.

Trajetória musical: discos, shows, turnês

Nome importante no processo constante de modernização da Musica Popular Brasileira, Gil se dedica à carreira há mais de 50 anos e excursiona para a Europa, Américas e Oriente a a cada ano para levar a sua música a novos horizontes. Ritmos do nordeste do Brasil como o baião, samba e bossa-nova foram fundamentais na sua formação, sem deixar de usar influências para conquistar um estilo próprio de música, incorporando rock, reggae, funk e ritmos baianos. A revelância de Gilberto Gil na cultura do país vem desde os anos 60, quando ao lado de Caetano Veloso criou o Tropicalismo, uma proposta inovadora no cenário musical. O movimento assimilou a cultura pop aos gêneros nacionais, com crítica nos níveis políticos e morais. Chegou ao fim após ser reprimido pelo regime autoritário militar. Gil e Caetano foram exilados do país e foram para Londres.

No novo país, o artista gravou um álbum em inglês pela gravadora local Philips. Ao retornar ao Brasil, deu início ao lançamento de discos antológicos nos anos setenta: "Expresso 2222", "Gil e Jorge" (com Jorge Ben Jor), "Os Doces Bárbaros" (com os baianos Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia) e a trilogia conceitual: "Refazenda", "Refavela" e "Realce" (este último gravado em Los Angeles).

Nos anos 90, vieram os álbuns "Parabolicamará", "Tropicália2" (com Caetano Veloso, celebrando os 25 anos do movimento Tropicalista) e "Unplugged" (coletânea de sucessos gravado ao vivo pelo canal MTV). Em 1997, Gil lançou o álbum duplo "Quanta" e no ano seguinte lançou "Quanta Gente Veio Ver", ao vivo, para celebrar o grande sucesso de uma turnê mundial. O disco lhe rendeu um Grammy Award de melhor música mundial.

Em 2000, lançou os CDs "Eu, Tu, Eles" e "Gil & Milton" (com Milton Nascimento). Em 2001, lança o CD "São João Vivo". No outro ano, lançou o CD e DVD "Kaya n´Gan Daya", que ganhou uma versão ao vivo após uma turnê por vários países. Em 2004, lançou o CD e DVD "Eletracústico" ao vivo, resultado do concerto que realizou na ONU em Nova York. Este trabalho é o primeiro depois de um intervalo de três anos sem gravar por conta do cargo de Ministro da Cultura do Brasil.

Em 2006, relançou, pela gravadora Biscoito Fino, o disco "Gil Luminoso – voz e violão", CD gravado em 1999 para ser encartado no Livro "Giluminoso – A Po.Ética do Ser", de Bené Fonteles. A obra foi uma homenagem a Gil com mais de 50 letras do compositor, fotos e um longo depoimento do artista. Em 2008, lançou "Banda Larga Cordel". No ano seguinte, em dezembro, foi lançado o CD/DVD "BandaDois", registro do show gravado ao vivo em setembro no Teatro Bradesco em São Paulo, sob direção de Andrucha Waddington. O espetáculo, com Gil em voz e violão, teve as participações de Maria Rita e de seus filhos Bem (que faz parte de sua banda) e o filho mais novo, José, no baixo.

O cantor excursionou pelos Estados Unidos, em abril de 2010, com o projeto Concerto de Cordas, e ao voltar para o Brasil, começou a gravar "Fé na Festa", todo dedicado ao gênero do forró, com parceira de Vanessa da Mata e Nando Cordel.

Vida pessoal: paixões, casamentos, filhos e mortes

Concluiu o ensino médio em 1960 e no ano seguinte ingressou no curso de administração de empresas da Universidade da Bahia. Durante o curso, conheceu e iniciou um namoro com Belina de Aguiar, bancária que se tornaria professora universitária. Gil se formou em dezembro de 1964 e em janeiro do ano seguinte foi morar em São Paulo.

Em 29 de maio do mesmo ano, ele se casou com Belina, que passou a ser chamada Belina de Aguiar Gil Moreira, e começou a trabalhar como trainee na Gessy Lever. Em 1966, em Salvador, nasceu a primeira filha do casal, Nara de Aguiar Gil Moreira. Nesse meio tempo, a família seguiu para o Rio de Janeiro após o já músico assinar um contrato com a Philips. Em 3 de fevereiro de 1967 nasceu a segunda filha, Marília de Aguiar Gil Moreira. No mês seguinte, eles se separaram.

Em novembro de 1968, em meio à efervescência do movimento Tropicalista, Gil passou a namorar Sandra Barreira Gadelha, ex-bancária em Salvador. Em março do ano seguinte, após ser liberado da prisão com Caetano, ele se casou com Sandra. Devido à pressão política, eles foram obrigados a deixar o país e foram morar em Londres. Lá, em 17 de maio de 1970, nasceu o terceiro filho do cantor, Pedro Gadelha Gil Moreira. Em 14 de janeiro de 1972, o artista teve autorização para voltar ao país com sua família e, em 8 de agosto de 1974, nasceu Preta Maria Gadelha Gil Moreira, quarta filha do cantor, no Rio de Janeiro.

Em 1976, em 13 de janeiro, nasceu em Salvador, Maria Gadelha Gil Moreira, filha de Gil e Sandra. Em julho de 1978, ele se mudou com a família para Los Angeles, nos Estados Unidos, para dar início à produção de um novo trabalho. Em Salvador, em janeiro de 1979, o cantor conheceu a comerciária Flora Nair Giordano, e no ano seguinte se separou de Sandra. Em setembro do mesmo ano passou a viver com Flora. O primeiro filho do casal, Bem Giordano Gil Moreira, nasceu em 13 de janeiro de 1985, no Rio de Janeiro. E em 3 de janeiro de 1988, veio o segundo filho, Isabela Giordano Gil Moreira. Gil se casou no civil com Flora em 10 de junho de 1988 e ela passou a assinar Flora Giordano Gil Moreira. Ela tornou-se administradora das empresas do artista.

Em 25 de janeiro de 1990, o bateirista Pedro Gil, na época com 19 anos, primogênito do cantor com Sandra, sofreu um acidente de carro e ficou em estado de coma. Ao voltar de São Paulo para o Rio de Janeiro, dormiu ao volante e perdeu o controle do automóvel, batendo o carro em uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro. O rapaz capotou diversas vezes e sofreu uma fratura no crânio e traumatismo crânio-encefálico. Em 2 de fevereiro, ele faleceu.

Em 1991, no dia 15 de maio, seu pai, José Gil Moreira, morreu em Vitória da Conquista aos 78 anos. Em 27 de agosto do mesmo ano, nasceu o terceiro filho de Gil e Flora, José Gil Giordano Gil Moreira. Em 23 de fevereiro de 2013, sua mãe, Claudina Passos Gil, morreu aos 99 anos, por falência múltipla de órgãos.

 

Últimas notícias
Juliette se emociona em live e faz Gilberto Gil chorar: 'Energia tão linda'. Veja!
13 Jun 2021 21h14

Juliette se emociona em live e faz Gilberto Gil chorar: 'Energia tão linda'. Veja!

Juliette apostou em um vestido de quase R$ 3 mil e agitou a web em sua estreia como cantora ao lado de ninguém...
'Dia 101': Viih Tube chora ao ver Juliette, Arthur revela paixão e Projota emociona web. Veja!
09 Mai 2021 00h41

'Dia 101': Viih Tube chora ao ver Juliette, Arthur revela paixão e Projota emociona web. Veja!

Brothers e sisters se reencontraram na casa do 'BBB21', em programa exibido neste sábado (8). Eles...
Neta de Preta Gil, Sol de Maria esbanja fofura em festa antecipada de 3 anos
19 Nov 2018 21h12

Neta de Preta Gil, Sol de Maria esbanja fofura em festa antecipada de 3 anos

Filha de Francisco Gil e Laura Fernandes, menina ganhou comemoração antecipada no Jockey Club do Rio na...
Ivete Sangalo relata experiência de cantar com Gilberto Gil: 'Estava nervosa'
02 Jun 2018 09h23

Ivete Sangalo relata experiência de cantar com Gilberto Gil: 'Estava nervosa'

Cantores se apresentaram na noite de sexta-feira (1), no Allianz Parque, no bairro da Água Branca, em...
Vai-Vai: homenagem a Gilberto Gil e Miss Brasil de destaque marcam desfile. Veja
11 Fev 2018 15h14

Vai-Vai: homenagem a Gilberto Gil e Miss Brasil de destaque marcam desfile. Veja

'A história está muito bem contada, de uma forma muito simples, muito direta', disse o baiano
Fotos de Gilberto Gil