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Biografia

Louis Vuitton nasceu em agosto de 1821, em uma pequena aldeia na região de Jura, próximo a fronteira com a Suíça. Aos 16 anos, ele resolveu viajar a pé para Paris com o objetivo de, assim como seus antepassados, aprender os ofícios da marcenaria em uma jornada de dois anos pela capital francesa. Pouco tempo depois, Louis foi contratado como aprendiz de Monsieur Maréchal, um fabricante de baús de viagem utilizados pela alta sociedade em suas mudanças e deslocamentos.

O destino do rapaz foi traçado quando em 1851, a cada viagem do imperador francês Napoleão III, Louis era levado ao Palácio de Tuileries para embalar as bagagens da imperatriz Eugênia. A partir de então sua sorte mudou e o jovem começou a colher os frutos de tanto esforço e pesquisa.

Trabalhando para criar algo inovador e que atendesse à demanda dos clientes, Louis Vuitton inaugurou em 1854 a marca Louis Vuitton Malletier, no centro da capital francesa, próximo à famosa praça Vendôme. A sua grande primeira ideia foi criar um tecido altamente resistente que substituía o couro. Além disso, ele revestiu os cantos dos baús com ponteiras de metal, tornando-os mais resistentes. O posicionamento da marca em relação à viagem era tão forte que foram criados produtos das mais variadas espécies, sob encomenda para este fim. Alguns exemplos são os baús que guardavam materiais fotográficos, livros, instrumentos musicais, etc.

Em 1885, já com o filho Georges Vuitton trabalhando ao seu lado, inauguraram a segunda loja da marca localizada na Oxford Street, a primeira fora da França. Georges, que herdou o poder criativo do pai, continuou a inovação da marca ao inventar as trancas das malas e bagagens com um sistema de fechamento inteligente, tornando assim os baús de viagem verdadeiras arcas do tesouro. As famílias que precisavam viajar com frequência e queriam levar consigo roupas e joias caríssimas começaram a ter confiança nas malas Louis Vuitton para carregar seus pertences.

Entretanto, nessa mesma época, a empresa passava por problemas relacionados a imitações. Logo foram trabalhados novos conceitos e modelos para manter a autenticidade da marca. Porém, isso só se concretizou quatro anos após a morte de Louis Vuitton, em 1896, quando Georges introduziu a ideia de logomarca nos produtos, estampando o LV em marrom e bege.

Já no século seguinte, em 1936, Georges faleceu deixando de herança a maison LV para seu filho Gaston-Louis Vuitton que, em busca pela descoberta de novos materiais, criou em 1959 um tecido impermeável mais maleável à base de linho, algodão e PVC utilizado até hoje como matéria-prima nos modelos de bolsas. Além disso, Gaston também desenvolveu o "The Library Trunk", baú com gavetas secretas e prateleiras sob medida que levou a história do escritor Ernest Hemingway e outros escritores renomados.

Henry Recamier, genro da matriarca Renée Vuitton, assumiu o comando da empresa em 1977, inicializando a verticalização dos negócios. A marca, com apenas duas lojas próprias, alcançou vendas de US$ 12 milhões e lucro de US$ 1.2 milhões. Henry permaneceu à frente dos negócios até 1987, quando o francês Bernard Arnault comprou a grife. Arnault, por sua vez, contratou o estilista americano Marc Jacobs para renovar a maison e criar sua primeira coleção de roupas.

Desde a década de 90 a Louis Vuitton faz parte do grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton S.A.) que engloba também outras sessenta marcas. Atualmente a empresa é comandada pelo CEO Michael Burke, tem mais de 450 lojas espalhadas pelos seis continentes e quase vinte oficinas de produção que emprega mais de trinta mil profissionais. A marca é avaliada em mais de 23 bilhões de dólares.

Em 2018, Virgil Abloh foi nomeado diretor criativo masculino da Louis Vuitton, assumindo o lugar de Kim Jones, que foi para a Dior Homme. Virgil é o primeiro estilista negro a ocupar o cargo na Louis Vuitton.
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