A rapper Cardi B voltou a causar burburinho nas redes sociais após viralizar com um vídeo em que confessa não lembrar a última vez que lavou o cabelo por conta do uso constante de lace (perucas coladas ao couro cabeludo). A revelação dividiu opiniões, e levantou um debate importante sobre saúde capilar e higiene.
De acordo com a médica especialista em estética Dra. Fernanda Nichelle, a frequência ideal de lavagens depende do tipo de cabelo, mas deixar de higienizar os fios por longos períodos pode trazer sérias consequências. “Os cabelos mais oleosos devem ser lavados diariamente, pois a oleosidade em excesso pode favorecer a proliferação fúngica, causar irritação no couro cabeludo e até mesmo queda capilar”, explica Fernanda.
A médica destaca que o acúmulo de sujeira e sebo pode impactar não apenas o cabelo, mas também a pele do rosto e das costas. “O cabelo sujo tem uma produção excessiva de sebo e de oleosidade. Essa secreção gordurosa pode ser transferida do couro cabeludo para a testa ou para as costas, favorecendo o surgimento de acne”, pontua a especialista.
Além disso, o uso exagerado de produtos sem enxágue, como o leave-in, também requer cuidado. “Isso também serve para as pessoas que usam muito leave-in no fio de cabelo, pois esse produto pode ser transferido para a pele e obstruir os poros”, acrescenta a médica.
Fernanda reforça que manter uma rotina de limpeza adequada é essencial não apenas por estética, mas por saúde: “Pedimos aos pacientes uma atenção especial à higiene do cabelo, para que a pele dessas regiões se mantenha o mais saudável possível. Lavar menos o cabelo significa deixar sujidade no couro cabeludo, o que pode acarretar desde dermatite seborreica até queda capilar. Por outro lado, lavar demais também pode danificar os fios, enfraquecendo-os”, alerta.
O equilíbrio, segundo a especialista, é a chave para um couro cabeludo saudável e fios bonitos.