Dúvidas sobre transição capilar? Expert responde perguntas mais frequentes!
Publicado em 1 de julho de 2020 16:17
Por Marina Couto
Quando o assunto é transição capilar, muitas dúvidas surgem antes e durante o processo. Para responder as perguntas mais comuns, a expert em cabelos Ana Regina Faria, da Embelleze, reuniu dicas valiosas para quem deseja abandonar os tratamentos químicos e assumir os cabelos naturais. Vamos conferir?
Tire suas dúvidas sobre transição capilar!
A transição capilar é o processo em que a pessoa para de usar química nos fios e assume o cabelo natural
A transição capilar independe do tipo de cabelo: ele pode ser liso, ondulado, cacheado ou crespo
Não tem idade para fazer a transição capilar. Quer voltar a ter o cabelo natural? Se joga!
Aposte nos produtos específicos para o seu tipo de cabelo e evite ferramentas de calor em excesso
O cronograma capilaré perfeito para quem precisa cuidar dos cabelos durante a transição capilar
Para quem quer esperar os cabelos crescerem, dá para investir na texturização dos fios
Cortar o cabelo aos poucos ajuda a acelerar o processo de transição
Para tirar a química de vez dos cabelos, aposte no big chop, também conhecido como grande corte
Veja + após o anúncio

Muitas famosas já aderiram à transição capilar, entre elas, Bruna Marquezine, Gleice Damasceno e Maísa. No entanto, todo mundo que inicia o processo tem dúvidas a respeito do que fazer, que produtos pode ou não usar e quais são os cuidados para manter os fios saudáveis e naturais. Para responder todas essas dúvidas, o Purepeople conversou com a expert em cabelos Ana Regina Faria e reuniu as 6 perguntas mais frequentes sobre transição capilar. Confira!

1 - Afinal, o que é a transição capilar?

Embora seja uma pergunta básica e pareça óbvia, muitas mulheres não sabem o que quer dizer transição capilar ao iniciar o processo. "A transição capilar é um processo em que a pessoa decide abandonar qualquer os alisamentos ou qualquer outro tipo de química, assumindo ao seu cabelo natural". Isso significa que, independemente do seu tipo de fio, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo, a partir do momento que você para de alisar, você está em transição.

2 - Qual é a melhor forma de fazer uma transição capilar?

Para quem quer começar a transição capilar para voltar a ter os cabelos naturais, Ana avisa que existem três formas. "Uma das formas de iniciar a transição capilar é por meio do big chop (grande corte). Ou seja, quando a mulher escolhe cortar, de uma única vez, as partes do cabelo quimicamente alisadas". Quem não quer cortar tudo de uma vez não precisa se desesperar! "Outra maneira possível é cortar aos poucos para tirar a textura diferente dos fios, apostando no cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução)", explica a profissional. Por fim, a texturização também é um caminho para passar pela transição, antes de começar a cortar os fios. "Você pode finalizar com texturização usando técnicas como dedoliss, fitagem, coques duplos e twists, entrelaçando duas mechas de cabelos".

3 - Quanto tempo dura a transição capilar?

Ana também alerta que o tempo de transição capilar é diferente para cada pessoa. "Não há tempo específico de duração, é quando não sobrar nenhuma parte de cabelo com química. Tem pessoas que optam pelo big chop, enquanto outras preferem a texturização, para que os cabelos estejam em um tamanho confortável para cortar a parte lisa sem radicalizar o visual". Por isso, ela pode ser mais rápida ou demorar mais de acordo com o crescimento das suas madeixas e pela frequência do corte.

A transição capilar é para todo mundo e muitas famosas já estão aderindo! © Shutterstock

4 - Quais são os principais cuidados durante a transição capilar?

Para a especialista, para cuidar dos cabelos durante a transição é preciso investir em tempo e em produtos. "Minhas dicas são apostar no cronograma capilar e usar produtos certos para o tipo de cabelo no processo da texturização". Além disso, vale reforçar que lavar os fios corretamente e evitar prendê-los com muita tração também ajudam a manter a saúde do cabelo enquanto ele se recupera das químicas usadas ao longo dos anos.

5 - O que devo evitar na transição capilar?

Assim como é importante usar os produtos certos e investir na hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, é preciso ficar atenta ao que não fazer na transição capilar. "O ideal é não usar ferramentas de calor em excesso, não usar pó descolorante e acumular resíduos de produtos nos cabelos", alerta a expert. Com os fios mais frágeis, eles tendem a quebrar com mais facilidade se não tomar os devidos cuidados.

6 - Existe idade para começar a transição capilar?

Muitas mulheres acham que já estão velhas para voltar ao cabelo natural, enquanto muitas meninas começam a alisar os fios desde muito novas. "A transição pode ser feita em qualquer idade, a mulher deve sentir o desejo de mudar", reforça Ana. Então, se você está com vontade de fazer a transição capilar, vá com tudo! O mesmo vale para quem não está a fim: não precisa deixar de alisar o cabelo se não quiser, combinado?

(Marina Couto)

Palavras-chave
Beleza Transição capilar Cabelo Cachos
Sobre o mesmo tema
O detox capilar pode ajudar no crescimento capilar! Veja qual inserir na sua rotina de cuidados
O detox capilar pode ajudar no crescimento capilar! Veja qual inserir na sua rotina de cuidados
31 de outubro de 2023
Príncipe William tem atitude suspeita ao ser perguntado sobre estado de saúde de Kate Middleton
Príncipe William tem atitude suspeita ao ser perguntado sobre estado de saúde de Kate Middleton
4 de março de 2024
Notícias similares
Formatura: 3 ideias de penteados para cabelo cacheado para você arrasar no grande dia!
Formatura: 3 ideias de penteados para cabelo cacheado para você arrasar no grande dia!
1 de novembro de 2023
Top 10 produtos de cabelo em promoção na Semana do Consumidor
Top 10 produtos de cabelo em promoção na Semana do Consumidor
11 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias