“A Fazenda 2025” estreia nesta segunda-feira (15) e já chega cercada de controvérsia! O reality rural da Record TV, apresentado por Adriane Galisteu, virou assunto nas redes sociais e nos portais de notícia após uma informação, inicialmente publicada, apontar que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), vinculado ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seria patrocinador oficial do programa.
Sites como o NaTelinha chegaram a noticiar que o governo federal, por meio do MDS, estaria entre os anunciantes da nova temporada do reality. A repercussão foi imediata, claro! A ideia de ver um ministério ligado a políticas públicas sociais lado a lado de marcas como PicPay, Aurora e Betano surpreendeu (e dividiu opiniões).
Mas a história mudou de rumo. Em nota enviada ao próprio NaTelinha, a Record TV esclareceu que o MDS não é patrocinador, mas sim um “parceiro comercial” de “A Fazenda 2025".
Segundo a emissora, o ministério estará presente em uma ação específica durante a edição, o que não equivale a uma cota de patrocínio. “A parceria comercial está alinhada ao objetivo institucional do Ministério de ampliar a comunicação com parcelas específicas da população com base em critérios técnicos de audiência, alcance e posicionamento de público. Assim, deixamos claro que, em nenhum momento, o MDS foi anunciado como patrocinador de 'A Fazenda', declarou o canal.
Apesar da correção, o movimento não deixa de ser inusitado. Principalmente porque não há registros anteriores de ministérios do governo federal participando de reality shows de grande audiência. O MDS, comandado pelo ministro Wellington Dias, é responsável por programas como Bolsa Família, Brasil Sem Fome, CadÚnico e Cozinha Solidária.
A lista de patrocinadores privados continua a mesma - Aurora, Centrum, PicPay, Sapatinho de Luxo e Betano.