Um dos momentos mais tensos de 'Vale Tudo' está próximo de acontecer na vida de Afonso (Humberto Carrão). O filho de Odete Roitman (Débora Bloch) será diagnosticado com leucemia após o surgimento de alguns sintomas característicos, como, por exemplo, excessivo cansaço, manchas no corpo e sangramento no nariz.
O personagem, que acaba de descobrir a traição de Fátima (Bella Campos), terá que lidar com a grave doença. Embora o resultado deixe o rapaz amargurado, ele encontrará forças nos braços de Solange (Alice Wegmann). Comovida, a publicitária abrirá o segredo sobre a paternidade dos gêmeos, confessando que ele é o pai dos filhos que espera.
Como o Purepeople já tinha revelado por aqui, os futuros bebês serão responsáveis pela cura do rapaz devido ao tratamento com o sangue do cordão umbilical.
Vale ressaltar que essa é uma trama inédita criada pela autora Manuela Dias, ou seja, em 1988, Afonso (Cássio Gabus Mendes) não teve câncer.
Após a separação de Fátima (Glória Pires), ele busca lentamente uma reconciliação com Solange (Lídia Brondi). No fim da história, o choque emocional que ele sofreu foi a revelação da própria mocinha Duprat sobre a paternidade de sua filha, Marcinha.
Outra mudança significativa entre as versões é que na original Leonardo morreu de fato no acidente que traumatizou Heleninha (Renata Sorrah). A tragédia foi causada por Odete, que preferiu transferir a culpa para a filha. Agora, o rapaz está vivo, porém com graves sequelas em uma cadeira de rodas.