Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Alpiste do bem! Semente em 'mamas' ajuda na autoestima de mulheres após câncer

O projeto 'Mamas do Amor' foi criado em 2016 por Fernanda Chahin, de São Paulo, após passar por uma mastectomia bilateral e não se adaptar ao expansor que iria prepara o corpo para próteses de silicone. 'Eu fiz teste com outros produtos, como isopor, poliuretano, painço, mas nada funcionou melhor que o alpiste', afirmou a advogada em conversa com o Purepeople.

A conscientização sobre o câncer de mama, destacada neste mês com o Outubro Rosa, deve ser multiplicada. Foi pensando nisso que a advogada Fernanda Chahin criou o projeto "Mamas de Amor": normalmente, quando estabelecemos uma correlação entre a doença e alimentação, costumeiramente listamos os alimentos podem ajudar na prevenção da doença ou que devem ser evitados durante o tratamento. Mas Fernanda foi além e viu em uma semente uma nova possibilidade após enfrentar a doença. "Tive câncer de mama em 2016 e precisei passar por mastectomia bilateral, tirei as duas mamas. No lugar delas, foi colocado um expansor para colocar próteses de silicone posteriormente", relata ao Purepeople. Após uma complicação com o expansor, ela precisou retirá-lo e, ao se ver sem os seios e com problemas de autoestima, inovou: "Decidi fazer a mama de alpiste para colocar no sutiã e melhorar o caimento das roupas".

Doações através da web: 'No Facebook'

A escolha do material foi feita depois de conversas com outras mulheres que passaram pelo tratamento e alguns experimentos com outros materiais. "Quem me deu a ideia do alpiste foi uma outra paciente, que disse que, antigamente, se usava o alpiste para fazer o preenchimento. Depois eu fiz teste com outros produtos, como isopor, poliuretano, painço, mas nada funcionou melhor que o alpiste", explica Fernanda. Com o sucesso de sua experiência, ela decidiu multiplicar sua alegria: "Decidimos colocar no Facebook para doar, porque é um material barato e que qualquer pessoa pode ter acesso a elas, seja fazendo ou recebendo a nossa doação, através do site, de modo gratuito".

Acessório pode entrar no mar e na piscina

As mamas de alpiste ainda podem entrar na piscina e no mar, desde que estejam devidamente protegidas por um preservativo masculino. "Um dia, uma paciente me ligou e disse que queria entrar na piscina. Então uma das voluntárias, a Ângela, deu essa ideia, 'por que a não colocar ela dentro de uma camisinha?'. Eu fiz o teste, deu supercerto e agora a gente indica para todas". E, para quem quiser contribuir, é possível enviar produtos ou quantias em dinheiro. "Recebemos doações de meias três quartos novas, alpiste canadense e dinheiro, para conseguirmos colocar as doações nos correios", afirma Fernanda, que contabiliza mais de 6 mil doações. Para quem mora em São Paulo, é possível aprender pessoalmente com ela: "Duas vezes por ano fazemos um mutirão no salão de festas do meu prédio com 100 voluntárias aproximadamente que ajudam a elaborar estas mamas".

Fernanda Chahin, criadora do Mamas de Amor, mostra passo a passo da elaboração das mamas de alpiste

(Por Marilise Gomes)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.