Ariano Suassuna morre em Pernambuco, aos 87 anos, vítima de parada cardíaca
Publicado em 23 de julho de 2014 18:04
Por Purepeople
O escritor Ariano Suassuna morreu no final da tarde desta quarta-feira (23), aos 87 anos, no Recife, em Pernambuco. Segundo a assessoria de imprensa do Real Hospital Português, a morte ocorreu às 17h45. "O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana", diz o boletim médico. Ariano Suassuna estava internado no local desde a noite da última segunda-feira (21). Ele passou mal em casa e foi levado às pressas para o hospital, onde foi diagnosticado um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Na unidade, o escritor foi submetido a uma cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, Suassuna estava internado em coma e estado grave, respirando com a ajuda de aparelhos. No ano passado, o escritor já havia sido internado após sofrer um infarto. Dois dias depois de receber alta, ele voltou ao hospital por causa de um aneurisma cerebral. A última aparição pública
Ariano Suassuna morre no Recife na tarde desta quarta-feira (23 de julho de 2014)
Ariano Suassuna estava internado desde a última segunda-feira (21)
Ariano Suassuna foi internado após sofrer um AVC do tipo hemorrágico
Ariano Suassuna estava internado em coma e respirava com a ajuda de aparelhos
Ariano Suassuna sofreu uma parada cardíaca, segundo o boletim médico
Ariano Suassuna nasceu na Paraíba, mas morava em Pernambuco desde a década de 1940
Ariano Suassuna morreu aos 87 anos
Ariano Suassuna é o autor da peça 'O Auto da Compadecida'
Ariano Suassuna era membro da Academia Brasileira de Letras desde 1989
Ariano Suassuna com o diretor Luiz Fernando Carvalho e sua mulher, Zélia
Ariano Suassuna é o autor da peça 'O Auto da Compadecida', que deu origem ao filme
Veja + após o anúncio

O escritor Ariano Suassuna morreu no final da tarde desta quarta-feira (23), aos 87 anos, no Recife, em Pernambuco. Segundo a assessoria de imprensa do Real Hospital Português, a morte ocorreu às 17h45. "O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana", diz o boletim médico.

Ariano Suassuna estava internado no local desde a noite da última segunda-feira (21). Ele passou mal em casa e foi levado às pressas para o hospital, onde foi diagnosticado um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.

Na unidade, o escritor foi submetido a uma cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, Suassuna estava internado em coma e estado grave, respirando com a ajuda de aparelhos.

No ano passado, o escritor já havia sido internado após sofrer um infarto. Dois dias depois de receber alta, ele voltou ao hospital por causa de um aneurisma cerebral.

A última aparição pública de Ariano Suassuna foi na sexta-feira (18), quando ele participou de uma aula-espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns, no agreste pernambucano.

O escritor nasceu em João Pessoa, na Paraíba, mas morava no Recife desde 1942. Entre suas obras estão a peça "O Auto da Compadecida", que deu origem ao filme homônimo, e o romance "A Pedra do Reino", que inspirou o especial da TV Globo com o mesmo nome.

Ariano Suassuna era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1989. Ele é o terceiro acadêmico a morrer nas últimas três semanas. No dia 03, morreu Ivan Junqueira. Na sexta-feira passada, morreu João Ubaldo Ribeiro.

O corpo de Ariano Suassuna será velado ainda na noite desta quarta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual de Pernambuco, que decretou luto oficial por três dias. A partir das 23h, o público poderá ter acesso à cerimônia.

O enterro será realizado na tarde de quinta-feira (24), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Recife. O escritor era casado com Zélia de Andrade Lima havia 57 anos. Ele deixa cinco filhos e 15 netos.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Famosos brasileiros Saúde Morte Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Pai da primeira-dama, Janja, morre aos 81 anos e quatro anos depois da morte da mãe da socióloga, diz revista
Pai da primeira-dama, Janja, morre aos 81 anos e quatro anos depois da morte da mãe da socióloga, diz revista
11 de abril de 2024
25 atores da novela 'A Viagem' já morreram 30 anos após estreia do remake da Globo. Saiba quem deixou saudade!
25 atores da novela 'A Viagem' já morreram 30 anos após estreia do remake da Globo. Saiba quem deixou saudade!
11 de janeiro de 2024
Notícias similares
Morte de Faustão é anunciada por jornal famoso e confusão revolta a web: 'Abutres'
Morte de Faustão é anunciada por jornal famoso e confusão revolta a web: 'Abutres'
26 de março de 2024
Maiara, criticada por magreza extrema, exibe corpo esbelto em biquíni rosa e mostra o que come para manter o peso. Veja fotos!
Maiara, criticada por magreza extrema, exibe corpo esbelto em biquíni rosa e mostra o que come para manter o peso. Veja fotos!
1 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias