
O ator Sérgio Mamberti, de 82 anos, está internado em São Paulo desde sábado (28). Complicações no quadro de pneumonia - doença da qual Mario Serrão, pai de Virgínia Fonseca , se recuperou após um mês de internação - e disfunção renal fizeram o artista ser intubado.
Filho de Sérgio, cujo legado na TV inclui o vilão Dionísio em "Flor do Caribe" e o icônico Tio Victor no "Castelo Rá-tim-bum", o diretor Fabrício Mamberti indicou à colunista Patricia Kogut que o quadro é considerado "delicado". "Este ano tem sido duro para ele. Já teve três internações. Na penúltima (em julho), teve uma pneumonia, resolveu e voltou para casa. Mas foram muitos remédios, e isso acabou afetando um pouco os rins dele", recordou.
"Ele passou três semanas em casa e começou a ter disfunção renal, o que alterou a pressão. Novamente, teve que voltar para a UTI. (...) Ele teve que ser intubado no sábado. A gente já tentou extubar na segunda-feira. Eles agora estão trabalhando nessa parte da musculatura. Mais uma vez, a pneumonia já foi tratada. Ele está muito magrinho, teve resistência para extubar", apontou o global.
O diretor destacou que toda a equipe médica está mobilizada para que Sérgio consiga voltar a respirar de modo natural. "Então, a luta neste momento é para a extubação e o fortalecimento muscular dele. O estado é bem delicado, mas a gente está com esperança. Mamberti é forte. Meu pai é lutador. A gente está acompanhando de perto, torcendo para ele sair dessa", acrescentou.
Famosos enviam energias positivas para o ator
Em seu Instagram, Fabricio mostrou um toré, ritual de cura tradicional da cultura indígena, realizado virtualmente na intenção da melhora do pai. "Muita energia e boas vibrações! Estamos aqui te esperando! Volta logo para casa! Te amo muito!", escreveu.
Diversos atores destacaram o carinho pelo veterano e se solidarizam com a família. "Nossa vibração para o melhor de todos!! Amém! Amo você Mamberti!", escreveu Lilia Cabral. "Vai dar certo", destacou Marcos Veras, papai coruja de Davi, bebê que roubou a cena em passeio recente com o ator e Rosane Mulholand. A atriz Cristiana Pompeo também comentou: "Ele vai ficar bem".
Ator comentou repercussão de orientação em biografia
Discreto em sua vida pessoal, Mamberti falou pela primeira vez sobre o relacionamento de 37 anos com Ednardo Torquato em sua biografia, "Sergio Mamberti: Senhor do Meu Tempo". Ele foi casado por 16 anos com Vivien Mahr, com quem teve três filhos: Duda Mamberti, Carlos e Fabricio. Em 1982, ele conheceu Ednardo Torquarto e foi casado por 37 anos, até a morte de Ednardo, em 2019.
Em entrevista posterior, o artista comentou a repercussão do relacionamento com o companheiro na biografia. "Sempre falo com muita delicadeza desses temas. Mas num livro como esse, que é tão pessoal, eu não posso deixar de falar disso. Foram experiências muito profundas. Tanto que ouvi por parte da imprensa, comentários dizendo: 'Olha, o Mamberti é bissexual'. Não me sinto bem com esses rótulos para mim. Na verdade, são encontros. Eu prefiro chamar de encontros, não importa qual é o gênero", apontou.