Fim da novela 'Jesus' vai além da Ascensão e autora adianta:'Caifás será punido'
Publicado em 20 de março de 2019 16:50
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Ao Purepeople, Paula Richard, autora da novela 'Jesus', conta que trama não vai terminar na Ascensão de Jesus (Dudu Azevedo): 'Seguimos um pouco além com o apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão', antecipa. Novelista afirma ter se emocionado com algumas passagens da Bíblia, nega que Elias (Theo de Almeida Lopes) seja filho de Deborah (Manuela Llerena) e promete punição a Caifás (Eucir de Souza): 'Terá suas punições 'possíveis''
Autora da novela 'Jesus', Paula Richard adianta que últimos capítulos da trama vão além da Ascenção do Messias aos Céus: 'Até o apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão'
Autora da novela 'Jesus', Paula Richard destaca ao Purepeople forma diferente como trama abordou passagens conhecidas da Bíblia: 'Conhecemos a vida e a trajetória dos personagens que conheceram Jesus, que foram tocados por Ele e tiveram suas vidas transformadas'
Autora da novela 'Jesus', Paula Richard conta ter se emocionado com passagens como a Crucificação de Cristo, vítima de traição de Judas (Guilherme Winter): 'Foi difícil escrever. É algo que realmente mexe com você'
Na novela 'Jesus', Paula Richard mostrou Judas Tadeu (Ricky Tavares) sendo curado por Jesus (Dudu Azevedo) de cegueira: 'Quando não há nada a respeito, podemos criar, tomando cuidado para que seja crível'
Autora da novela 'Jesus', Paula Richard promete castigo a Caifás (Eucir de Souza), um dos perseguidores de Jesus (Dudu Azevedo), mas pondera: 'Um pouco como na vida real, nem sempre os vilões têm o que merecem'
Autora da novela 'Jesus', Paula Richard conta que já esperava críticas à maneira como retratou a vida de Maria (Juliana Xavier) antes da vinda de Jesus (Dudu Azevedo): 'Em momento algum tive a intenção de desrespeitar ou diminuir o valor e a importância dela'
Paula Richard, autora da novela 'Jesus', garante que Deborah (Manuela Llerena) não é mãe de Elias (Theo de Almeida Lopes): 'Cronologicamente, não tem idade para ser'
Paula Richard, autora da novela 'Jesus', disse não ter tido vontade de levantar bandeira com importância dada às personagens femininas: 'Simplesmente de mostrar a importância dessas mulheres na história de Jesus'
Veja + após o anúncio

Os últimos capítulos da novela "Jesus" vão além da ascensão do Messias aos céus, promete Paula Richard, autora do folhetim bíblico, que chega ao fim em abril. "Seguimos um pouco além da Ascenção de Jesus (Dudu Azevedo) para mostrar que Sua história continua através dos Apóstolos e daqueles que seguiram lutando para que Seus ensinamentos fossem perpetuados. Apenas uma pincelada, até o apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão", antecipa ao Purepeople a novelista que se manteve fiel à Bíblia, mas criando histórias que não constam no Livro Sagrado.

'Mexe contigo', afirma autora sobre cenas da crucificação de Jesus

Paula diz ainda ter dado uma atenção especial para as pessoas que foram curadas pelo Filho de Deus, trazendo um frescor diferenciado à novela da RecordTV a ser substituída por "Jezabel". "Todos já viram essas cenas retratadas em filmes ou seriados, mas dessa vez conhecemos a vida e a trajetória dos personagens que presenciaram esses momentos, que conheceram Jesus, que foram tocados por Ele e tiveram suas vidas transformadas. Através dos olhos desses personagens, cenas tantas vezes vistas, tomam outra dimensão", defende. Entre os agraciados por milagres do Messias na novela está Judas Tadeu (Ricky Tavares), que passou a enxergar. Segundo a autora, ela ficou tocada ao transcrever passagens como o calvário do filho de Maria (Claudia Mauro): "Serão capítulos fortes, com muita emoção. Mesmo conhecendo a história, foi difícil escrever a Via Crucis e Crucificação. É algo que realmente mexe com você. Felizmente não é o fim e Jesus ressuscita!".

'Caifás será punido', garante Paula

Paula dá indícios que alguns dos vilões da trama podem não receber o castigo esperado. "No caso de Caifás (Eucir de Souza) e Anás (Paulo Figueiredo), eles continuam existindo após a Crucificação e Ressuscitação de Jesus. São citados na Bíblia após esses eventos. Um pouco como na vida real, nem sempre os vilões têm o que merecem (risos). Mas Caifás terá suas punições 'possíveis' nesse contexto", explica. "Pois quando escrevemos uma história bíblica, não podemos seguir o fluxo natural de uma história ficcional. Trata-se de uma adaptação. Nesse sentido, alguns desfechos precisam seguir as indicações bíblicas e históricas. Quando não há nada a respeito, podemos criar, tomando cuidado para que seja crível dentro do contexto das informações que possuímos", acrescenta a autora.

Paula não foi pega de surpresa com críticas à maneira como Maria foi retratada

A novelista que tem no currículo novelas como "Chamas da Vida" (2008), seja como autora principal ou colaboradora, afirma não ter se surpreendido com as críticas feitas na primeira fase de "Jesus". Na ocasião, Maria (Juliana Xavier) aparecia aos beijos com José (Guilherme Dellorto). "Procurei contar a história com todo cuidado e carinho, mas é claro que sabia que haveria uma reação forte à questão da virgindade eterna de Maria e isso pode ter afastado parte do público. As críticas já eram esperadas e as acolhi com compreensão. Mas em momento algum tive a intenção de desrespeitar ou diminuir o valor e a importância de Maria de Nazaré", garante. "Mostramos que Maria foi a escolhida por Deus para trazer Jesus ao mundo, concebeu virgem através do Espírito Santo, enfrentou tudo que teve que enfrentar com uma fé poderosa. Uma mulher extraordinária que seguiu Jesus até o fim de seus dias", completa.

'Elias não tem idade para ser filho da Deborah'

A exemplo do que ocorreu com "O Rico e Lázaro" (2017), a autora enfrentou números não tão expressivos no Ibope. "A novela é linda e acho que cumprimos bem a missão. Fatores diversos influenciam a audiência de uma novela e, como já disse antes, procuro não focar nos números, mas no retorno do público que assiste a novela, que sempre foi muito bom", destaca, negando que irá escrever uma continuação de "Jesus". "Li em algum lugar que eu teria entregue uma sinopse de 'Atos dos Apóstolos', mas isso não procede. No momento meu projeto é férias!", assegura. E descarta ainda que Elias (Theo de Almeida Lopes) seja filho de Deborah (Manuela Llerena). "Cronologicamente, o Elias não tem idade para ser. O filho dela com Caius (Felipe Roque) poderia ter, no máximo, uns 2 anos de idade. Elias é um órfão que encontrou um pai e uma mãe maravilhosos, com muito amor para dar", explica.

'Se alguém levantou uma bandeira foi Jesus'

Paula diz ainda não ter tido vontade de levantar nenhuma bandeira ao dar espaço para uma série de personagens femininas. "De modo geral, a Bíblia não os detalha e temos que desenvolvê-los segundo as informações bíblicas e históricas. Não foi o caso de levantar uma bandeira, mas simplesmente de mostrar a importância dessas mulheres na história de Jesus, que já estava assinalada na Bíblia, mas não era detalhada", afirma. "São elas que estão aos pés da Cruz, é para elas que Jesus aparece depois de crucificado. Se alguém levantou essa bandeira foi Jesus, que não discriminava mulheres e aceitava todos que estivessem dispostos a ouvi-Lo!

(Por Guilherme Guidorizzi)

Sobre
Novela Jesus
Novela Jesus
Resumo de novela: capítulos de 'Jesus', de 15 a 22 de abril
10 de abril de 2019 16:29
Resumo de novela: capítulos de 'Jesus', de 08 a 12 de abril
3 de abril de 2019 16:55
Resumo de novela: capítulos de 'Jesus', de 01º a 05 de abril
28 de março de 2019 16:27
Resumo de novela: capítulos de 'Jesus', de 25 a 29 de março
21 de março de 2019 16:50
Todos os itens
Palavras-chave
Novelas TV Entrevista
Sobre o mesmo tema
Fim da novela 'Terra e Paixão: Saiba como será o último capítulo! Assassinato, gêmeos e perseguição embalarão reta final
Fim da novela 'Terra e Paixão: Saiba como será o último capítulo! Assassinato, gêmeos e perseguição embalarão reta final
5 de janeiro de 2024
Fim de uma era?! Andressa Urach confirma o fim da vida como prostituta e revela qual será sua nova função
Fim de uma era?! Andressa Urach confirma o fim da vida como prostituta e revela qual será sua nova função
20 de dezembro de 2023
Notícias similares
Antonio Fagundes galã? José Inocêncio em 'Renascer' de 1993, ator teve reação inusitada diante do rótulo. Saiba qual!
Antonio Fagundes galã? José Inocêncio em 'Renascer' de 1993, ator teve reação inusitada diante do rótulo. Saiba qual!
6 de fevereiro de 2024
Fim da novela 'Terra e Paixão: Saiba como será o último capítulo! Assassinato, gêmeos e perseguição embalarão reta final
Fim da novela 'Terra e Paixão: Saiba como será o último capítulo! Assassinato, gêmeos e perseguição embalarão reta final
5 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias