Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Haja Coração
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Verão 2020

Descubra formas de amarrar o lenço para disfarçar efeitos da quimioterapia

A blogueira, escritora e palestrante Flávia Flores, que já passou por um câncer de mama, ensina diferentes formas de amarrar o lenço para disfarçar os efeitos da quimioterapia. Flávia viaja o Brasil compartilhando sua experiência e reforçando a importância da manutenção da autoestima da mulher durante o tratamento. Confira sua história e os tutoriais que servem para qualquer mulher.

Uma das questões mais preocupantes que vêm junto ao câncer de mama e seu tratamento costuma ser a perda de autoestima. É que, em geral, a doença é cuidada com quimioterapia, um tratamento que altera o funcionamento celular. Isso tem, na prática, algumas consequências para o corpo da paciente. A mais visível delas é a queda dos cabelos (e dos pelos do corpo, efeito que pode ser disfarçado com maquiagem). Os cabelos, como a gente sabe, são um símbolo forte de feminilidade e sua queda gera insegurança na maioria das mulheres. Além disso, a imunidade fica mais baixa, a pele mais pálida, as unhas mais fracas... Muitas pacientes de câncer de mama precisam, ainda, realizar uma mastectomia, o que pode ser, também, um grande baque na autoestima de qualquer mulher. Felizmente, é possível reconstituir a mama. A pigmentação dos seios também ajuda no processo.

Saiba mais: esclareça suas dúvidas sobre mamografia

Superação através da autoestima

Flávia Flores é blogueira e escritora e em 2012 recebeu o diagnóstico de câncer de mama. A partir de então começou a compartilhar o tratamento em seu blog e nas redes sociais, mostrando como é difícil – mas não o fim do mundo, nem da vida – lidar com um tratamento assim e suas consequências. "Perdi o trabalho e namorado e minha autoestima foi lá embaixo. Me diziam que deveria me importar com saúde, não com a vaidade e que eu deveria tirar os espelhos de casa", conta Flávia, que sempre trabalhou com moda e hoje está por trás do projeto Quimioterapia e Beleza, que trata do assunto sob diversos pontos de vista. Para ela, então, a aparência sempre foi importante. "Durante o tratamento, uma das coisas que me manteve de pé foi o autocuidado. É importante sim se maquiar todo dia e se esforçar para se sentir confiante", diz. Para pacientes de câncer o ideal é que a maquiagem seja vegana, orgânica ou, pelo menos, hipoalergênica. "Não ajuda em nada permanecer no dia a dia com cara de paciente terminal. Além disso, se você 'deixa a peteca cair', acaba entrando em depressão e isso interfere na imunidade, que é fundamental para a quimioterapia dar certo", diz. Flávia ressalta ainda a importância do apoio da família, e que esses laços são necessários para que o paciente tenha forças. Apesar da doença, a blogueira conta que fez questão de levar uma vida "normal". "Fazia o que queria. Saía com as amigas, namorava e me cuidava. Para a mulher, não se arrumar torna tudo mais difícil e sem isso a gente pode, mesmo, morrer", completa.

Transmitindo conhecimento e truques de beleza

Hoje, curada, Flávia viaja pelo Brasil dando palestras sobre o tema, compartilhando sua experiência e trabalhando pela autoestima das mulheres que estão passando pelo mesmo processo. Ela criou o "Banco de Lenços", com tutoriais com várias formas de amarrar o lenço na cabeça para se enfeitar e disfarçar a careca. Confira no vídeo abaixo – que vem do seu canal no YouTube - e na nossa galeria algumas dicas de Flávia para ficar mais bonita.

Flávia Flores ensina um jeito de amarrar o lenço
Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.