Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Amor de Mãe
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Outubro Rosa: truques de maquiagem para disfarçar os efeitos da quimioterapia

A quimioterapia, apesar de ser um dos principais tratamentos para acabar com o câncer de mama, tem também alguns efeitos colaterais difíceis. Além da sensação corporal de cansaço, a aparência de quem passa pelo tratamento muda bastante. É comum que os pêlos do corpo caiam, por exemplo, causando não só a perda dos cabelos, como também dos cílios e sobrancelhas. Aprenda a contornar essa questão!

Quem passou ou está passando por um câncer de mama e fez ou faz quimioterapia sabe a dificuldade que é quando os pelos do corpo começam a cair. Além da queda dos cabelos, que costuma afetar a autoestima de grande parte das mulheres, já que o cabelo é um dos principais símbolos de feminilidade na cultura ocidental, caem também os pelinhos dos cílios e sobrancelhas. Outro aspecto que costuma ser incômodo é o tom da pele. "Quando se passa por uma quimioterapia, um dos efeitos colaterais é a palidez na pele, que perde o viço e o ar de saúde", nos conta a blogueira e consultora de imagem Ana Ávila, que tem experiência no assunto e compartilha seus conhecimentos no projeto "Força Gurias", através de um blog e vídeos no Youtube. Ana indica o uso diário de um protetor solar com cor. "Ele ajuda a proteger a pele, que neste momento não pode, de jeito nenhum, pegar sol, e devolve o colorido do rosto", diz.

Produtos que não causem desgaste da pele

Ana indica que a mulher que passa por esse momento se informe, já que, segundo ela, são as dúvidas as maiores causadoras das inseguranças pelas quais passa a mulher nessa fase. A primeira das dúvidas mais recorrentes entre que vai entrar ou está nesse período de quimioterapia é qual tipo de produto usar. Segundo o make up artist Duda Molinos, da SD Make Up, o mais importante é que os produtos não causem desgaste à pele da mulher. Por isso o ideal é dar preferência para produtos orgânicos/veganos ou hipoalergênicos e que sejam indicados por um dermatologista.

Coberturas para devolver a saúde ao rosto

Segundo Duda, Durante o tratamento, a pele costuma ficar com uma aparência um pouco mais cansada. "Sendo assim, produtos que visam amenizar essa questão, como bases, corretivos, coberturas médias e blushes, são bem-vindos", diz. Para ele a palidez da pele melhora muito com o blush. "O bronzer também dá uma carinha mais saudável", diz ele, que completa, "O blush cremoso tem um efeito mais natural, mas pode ser finalizado com o formato em pó para uma duração maior e efeito de pigmento mais forte", ensina. Quem quer trazer um efeito mais iluminado para a pele, ou mesmo um glow, Duda indica o uso do iluminador. "Os cremosos, sem brilho e um tom mais claro que o tom da pele criam um efeito de luz e sombra. Há também os iluminadores com partículas de brilho em pó ou cremoso/liquido, que podem ser aplicados em pontos do rosto que se deseja ressalta, 'trazer para frente'", indica.

Sobrancelhas e cílios bem marcados

Segundo o maquiador, o cuidado com a pele é o grande diferencial nesse momento, já que um dos piores efeitos da quimio nesse aspecto é a aparência cansada. Já para os pelinhos que caem, Duda indica "o bom e velho lápis e as sombras para desenhar sobrancelhas, com o cuidado de escolher um bom produto com boas cores que não destoem do seu tom de pele. Caso, ao fim do tratamento, os pelos não cresçam, recomendo que a pessoa procure uma clínica especializada", afirma. Uma alternativa, por exemplo, é a micropigmentação de sobrancelhas. Duda completa: "Um lápis preto contornando a pálpebra superior traz um ótimo efeito para contornar a ausência de cílios". Para o maquiador, é, ainda, importante manter a confiança e tentar não perder a rotina de beleza. "Ao mesmo tempo, vale descobrir coisas novas sobre si, seja testando uma nova maquiagem ou perucas de diferentes cores e cortes", arremata.

(por Deborah Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.