Boca ressecada no Inverno? Veja a solução nesse guia completo para hidratação dos lábios no frio
Atualizado em 31 de julho de 2023 12:22
Publicado em 3 de junho de 2022 17:03
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
A hidratação dos lábios é um cuidado de beleza essencial no Inverno, afinal o tempo seco da estação pode deixar a boca mais ressecada. O Dr. Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Academia Americana de Dermatologia, conta tudo sobre o tema ao Purepeople.
Boca ressecada no Inverno? Veja a solução nesse guia completo para hidratação dos lábios no frio No Inverno, manter a pele dos lábios hidratada é essencial na rotina de cuidados de beleza Sente os lábios ressecados e descascando no frio? Hidratar a boca é fundamental no Inverno O Inverno tem clima seco que pode contribuir para o ressecamento dos lábios Manter os lábios hidratados é importante no Inverno: procure produtos dermatologicamente testados.
Veja + após o anúncio

Sentiu boca e lábios mais ressecados desde que os dias frios chegaram? Agora falta pouco tempo para o início do Inverno, estação que começa no dia 21 de junho, e o tempo seco começa a mostrar seus efeitos.

Quer saber o que fazer para manter a hidratação dos lábios e como tratar a boca que já está descascando? Conversamos com o o dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Academia Americana de Dermatologia, para tirar as principais dúvidas.

"A pele dos lábios é muito mais delicada que muitas regiões do corpo. Por ser mais fina, não produz a mesma quantidade de sebo e ácidos graxos que a pele do rosto", aponta o especialista. Segundo ele, a região é considerada um "tecido de transição". "A mucosa não fabrica sua própria oleosidade, por isso é tão importante a hidratação", destaca.

Saliva pode pode piorar ressecamento dos lábios?

O dermatologista explica um dos fatores que pode aumentar o aspecto ressecado é o hábito de molhar os lábios com a saliva, ainda que sem querer. "Devemos lembrar também que na saliva existe a amilase, que faz uma agressão aos lábios, desidratando a pele da região", aponta.

"A acidez da saliva pode piorar o ressecamento, irritar a pele da boca e formar manchas escuras, além de outros problemas como vermelhidão, a formação de microfissuras, que essas fissuras podem favorecer infecção bacteriana", analisa Dr. Alessandro.

Como fazer a hidratação dos lábios de forma correta?

O médico explica que para hidratar os lábios corretamente é importante investir em produtos dermatologicamente testados.

"Pode ser feita barreira cutânea de forma que impeça, tanto o contato das enzimas, como as digestivas, a exemplo da amilase, como também a perda de evaporação de água e ainda o próprio fato de 'puxar' água. Caso tenha ácido hialurônico, irá hidratar mais os lábios", indica Alarcão sobre o ativo versátil no mundo da beleza.

Esfoliação dos lábios é indicada quando eles estão descascando?

E o que fazer quando os lábios já estão descascando? "A descamação dos lábios já é um processo natural do corpo, que acontece entre 3 e 7 dias (nos lábios especificamente, porque na pele é diferente). Incluir uma rotina de esfoliação no skincare, além da hidratação frequente, pode ajudar a melhorar a sensação incômoda da descamação", indica.

O especialista acrescenta: "Essa descamação ocorre de forma natural. Então a esfoliação pode realmente ajudar, dando sensação de mais maciez e conforto."

Protetor solar precisa ser aplicado nos lábios durante o Inverno?

E engana-se quem acredita que o cuidado contra os raios UVA e UVB na região da boca e lábios precisa ser restrito ao verão. "É de extrema importância usar protetor específico para região dos lábios. É uma pele que não tem defesa, região comum de surgir câncer do tipo não-melanoma, principalmente do tipo espinocelular e em pacientes foram muito fotoexpostos, porque o Sol tem um dano cumulativo (em especial idosos). O lábio é mais frágil para se defender do Sol", orienta o médico.

Dúvidas tiradas com sucesso? No canal especial de Inverno do Purepeople, você encontra mais informações e conteúdos incríveis para curtir o melhor da estação!

Palavras-chave
Beleza & Estilo Principais notícias Beleza Inverno Outono/Inverno
Sobre o mesmo tema
Irreconhecível! Para viver traficante na Netflix, atriz de famosa série surge completamente diferente. Veja transformação
Irreconhecível! Para viver traficante na Netflix, atriz de famosa série surge completamente diferente. Veja transformação
18 de janeiro de 2024
'BBB 24': Yasmin Brunet leva vômito e Vanessa Lopes é a favorita; veja 1º Queridômetro completo!
'BBB 24': Yasmin Brunet leva vômito e Vanessa Lopes é a favorita; veja 1º Queridômetro completo!
10 de janeiro de 2024
Notícias similares
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
26 de dezembro de 2023
Com cheiro de perfume importado: 5 perfumes nacionais que vão te fascinar por serem idênticos ao La Vie Est Belle
Com cheiro de perfume importado: 5 perfumes nacionais que vão te fascinar por serem idênticos ao La Vie Est Belle
7 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias