Ácido hialurônico é versátil: saiba diferenças entre bioremodelação, skinbooster e preenchedor injetável
Publicado em 11 de fevereiro de 2022 11:01
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Produzido pelo corpo, o ácido hialurônico precisa ser reposto com o passar dos anos. Isso pode ser feito através diferentes tratamentos estéticos: entenda o que muda em cada uma das principais delas.
Ácido hialurônico é versátil: saiba diferenças entre bioremodelação, skinbooster e preenchedor injetável
Ácido hialurônico é versátil: saiba diferenças entre bioremodelação, skinbooster e preenchedor injetável
Para uma pele com mais viço e brilho, o ácido hialurônico pode ser um aliado certeiro
Na bioremodelação, o ácido hialurônico estimula a produção do próprio corpo
Ácido hialurônico tem ação preenchedora como a mais popular no mercado de beleza
Ácido hialurônico em tratamentos estéticos para pele: conheça as diferenças dos principais a seguir
Ácido hialurônico em skinbooster tem menor densidade e pode ser utilizado em regiões como pescoço e colo
Ácido hialurônico tem seu uso mais recorrente como preenchedor: pode ser nos lábios, em harmonização facial e outros
Ácido hialurônico pode ser usado em diferentes procedimentos para deixar a pele mais viçosa
A bioremodelação com ácido hialurônico é conhecida como Porfhilo
Os skinbooster ajudam a aprimorar a aparência da pele de modo natural
Veja + após o anúncio

O ácido hialurônico é uma tendência no mercado de beleza por sua versatilidade. A substância, vale explicar, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas com o passar dos anos, o ritmo dessa produção diminui proporcionalmente.

"O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo que, na pele, é responsável por preencher os espaços entre as células, conferir hidratação, estimular as células produtoras de colágeno e atuar na proliferação, regeneração e reparação do tecido cutâneo", explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, sobre um dos ácidos que pode fazer parte do skincare de verão.

Diante do crescimento de procedimentos de harmonização facial, o ácido hialurônico ficou conhecido principalmente pela sua poderosa ação preenchedora. O ativo, no entanto, também pode ser usado para melhorar a hidratação da pele e até mesmo para estimular a produção natural de ácido hialurônico.

Para entender melhor os diferentes usos dessa molécula poderosa, o Purepeople explica as principais diferenças de cada um desses procedimentos com um time de especialistas.

Ácido hialurônico é opção segura para preenchimento

O uso do ácido hialurônico como preenchedor é provavelmente a finalidade mais conhecida dele. "O ácido hialurônico é a substância mais segura entre os preenchedores injetáveis justamente por ser naturalmente produzida pelo organismo. Para esse fim, o ácido hialurônico passa por um processo conhecido como cross-link, que o torna mais resistente à ação de enzimas naturais de nosso organismo", diz a cirurgiã-plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

"Com isso, o produto tem sua absorção dificultada e permanece mais tempo no local aplicado, conferindo volume e sustentação ao rosto", acrescenta. Nessa função, ele pode conferir volume aos compartimentos de gordura que perderam seu conteúdo com o tempo, melhorar o contorno e a harmonia facial, preencher pequenas rugas, como o bigode chinês, aumentar o tamanho dos lábios e reduzir olheiras e bolsas.

A médica ainda pontua sobre a duração do tratamento: "O resultado do procedimento é imediato, mas não é permanente, pois a substância, apesar de passar pelo processo de cross-link, acaba sendo absorvida pelo organismo após cerca de 12 a 18 meses do procedimento".

Skinbooster usa ácido hialurônico em menor densidade

O skinbooster é outra aplicação bastante popular do ácido hialurônico, mas com finalidade diferente. "Nele, aplicamos um ácido hialurônico com uma densidade bem menor em diversos pontos logo abaixo da pele, com uma pequena distância entre eles, menor do que um centímetro. Como resultado, o ácido hialurônico promove a reestruturação da derme e atrai água para o tecido cutâneo, o que resulta numa poderosa melhora da hidratação e viço da pele, que também se torna um pouco mais firme", afirma o cirurgião-plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Os tratamentos bioremodelação, skinbooster e preenchedor injetável usam ácido hialurônico em diferentes formas © Shutterstock

O médico afirma que esse procedimento é indicado para pessoas que têm flacidez, pele mais fina e mais envelhecida, com sinais de 'craquelamento' fino e ruguinhas. "Além do rosto, também podemos aplicar o skinbooster em locais como colo, pescoço e mãos", lista.

"Os resultados, por sua vez, surgem após alguns dias, período no qual é preciso reforçar a hidratação, já que o ácido hialurônico vai requerer água do organismo para conquistar o efeito desejado. Mas a ação da substância não é permanente, durando em torno de seis a oito meses, uma vez que o ácido hialurônico utilizado é menos denso", completa o especialista.

Bioremodelação estimula a produção do próprio corpo

Mais recente do que as outras aplicações, a bioremodelação com ácido hialurônico, conhecida como Porfhilo, também utiliza a substância de uma maneira diferente, não promovendo preenchimento, mas estimulando a produção natural de ácido hialurônico pelo organismo, além de também aumentar a síntese de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele.

"A bioremodelação é realizada com uma molécula exclusiva e patenteada que combina ácido hialurônico de baixo e alto peso molecular. Quando injetada na pele, geralmente em cinco pontos diferentes da face, essa molécula se espalha rapidamente por todas as camadas, desde a epiderme até a hipoderme, para fazer com que as células atuem com maior eficiência na produção dos componentes da matriz extracelular do tecido cutâneo", destaca a Dra. Patrícia Mafra.

O resultado é a bioremodelação e regeneração dos tecidos, com efeito lifting e melhora da hidratação, sinais da idade e qualidade da pele, que se torna mais firme, elástica e jovem. "O efeito, que é muito natural, já pode ser visto alguns dias após a aplicação, sendo que, logo após a sessão, surge um inchaço no local onde o produto é aplicado que dura alguns dias, até que o produto se espalhe completamente na pele", explica a médica.

"O resultado continua a melhorar nas semanas que procedem o tratamento, pois a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico é estimulada gradualmente. Mas, assim como as outras aplicações injetáveis do ácido hialurônico, os efeitos do procedimento não são permanentes, durando de seis a nove meses", ressalta a dermatologista.

Entenda cuidados necessários antes de fazer procedimentos!

Rápidos e minimamente invasivos, os três procedimentos, apesar das diferenças no ácido hialurônico utilizado e nas indicações, possuem um período de recuperação similar, com downtime mínimo para não atrapalhar a rotina do paciente, sendo necessário apenas evitar a exposição solar sem proteção.

"Os procedimentos também são extremamente seguros, mas podem surgir efeitos colaterais comuns à aplicação de qualquer substância injetável, como pequenos hematomas que tendem a desaparecer após alguns dias", explica a Dra. Patrícia Mafra.

Vale ressaltar, finalmente que, antes de se submeter aos procedimentos injetáveis, você precisa se certificar de que o tratamento será realizado por um profissional especializado, já que muitas pessoas que dizem realizar esses procedimentos não são nem mesmo qualificadas, principalmente aquelas que prometem resultados por um preço muito abaixo do mercado.

"O ideal é verificar se o profissional que realizará a aplicação é realmente qualificado, devendo ser médico dermatologista ou cirurgião plástico, já que a falta de conhecimento da anatomia facial é a principal causa de complicações relacionadas aos injetáveis", explica a Dra. Beatriz Lassance.

Palavras-chave
Beleza & Estilo Beleza Pele Principais notícias Tendência Estética
Sobre o mesmo tema
Saiba como Neymar reagiu à indireta e unfollow de Bruna Biancardi
Saiba como Neymar reagiu à indireta e unfollow de Bruna Biancardi
5 de janeiro de 2024
Daniel Erthal, após viralizar como vendedor ambulante, tem projeto inédito com Chay Suede. Saiba qual!
Daniel Erthal, após viralizar como vendedor ambulante, tem projeto inédito com Chay Suede. Saiba qual!
5 de janeiro de 2024
Notícias similares
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
22 de novembro de 2023
Rafaella Justus fez harmonização facial? Especialista no procedimento aponta possível cirurgia feita pela jovem aos 14 anos
Rafaella Justus fez harmonização facial? Especialista no procedimento aponta possível cirurgia feita pela jovem aos 14 anos
9 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Bruno Gagliasso dá presente encantador para Fernanda Paes Leme após atriz dar à luz Pilar e afasta crise. Saiba o que ela ganhou!
Bruno Gagliasso dá presente encantador para Fernanda Paes Leme após atriz dar à luz Pilar e afasta crise. Saiba o que ela ganhou!
24 de abril de 2024
Garota do Rio! Anitta sensualiza de biquíni fio-dental com as cores do Brasil e prova que a marquinha está em dia; veja fotos
Garota do Rio! Anitta sensualiza de biquíni fio-dental com as cores do Brasil e prova que a marquinha está em dia; veja fotos
24 de abril de 2024
Últimas Notícias