Bota ou coturno? Entenda a diferença de uma vez por todas e monte looks de frio certeiros
Atualizado em 1 de agosto de 2023 12:56
Publicado em 23 de maio de 2022 18:49
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Você prefere usar bota ou coturno? Sabe o que muda entre um calçado e outro? Os dois tipos de sapato são bem populares na moda Outono-Inverno e, para tirar suas dúvidas de uma vez por todas, listamos as principais diferenças e reunimos dicas certeiras para montar suas produções.
Bota ou coturno? Entenda a diferença de uma vez por todas e monte outfits certeiros para o frio! Bota e coturno não são o mesmo calçado: entenda as diferenças a seguir
Coturno se diferencia da bota por ter solado mais grosso e pesado: ele compõe looks estilosos como esse de Bruna Marquezine Como usar coturno em look de frio? O calçado é resistente e dá estilo ao look
No frio, o coturno é queridinho de fashionistas de todo o mundo
Veja + após o anúncio

Qual é a diferença entre bota e coturno? Esses dois sapatos são sucesso nos looks de frio com as baixas na temperatura no Outono-Inverno, mas têm algumas diferenças principais entre eles, como o tipo de solado, o formato do salto e o material.

Você sabia, por exemplo, que todo coturno é uma bota, mas nem toda bota é um coturno? Dentro das possibilidades das botas, estão vários fatores que podem dar a ela um diferencial: material, modelagem, altura do cano são alguns deles.

Por isso, temos tantos modelos desse calçado (galochas, botas cowboy, botas overknee, botas com salto fino) e dentre eles está o coturno. A origem dessa palavra vem do latim cuthurnus, um tipo de sandália com sola grossa, amarrada até o joelho, e usada principalmente por cavaleiros, caçadores e por homens de posição e autoridade.

Os anos se passaram e o nome acabou 'batizando' os modelos de botas usados por militares. Inicialmente criado para os combatentes das forças armadas, o coturno ganhou novos ares depois de ser reapropriado por punks e góticos nas décadas de 1970 e 1980, trazendo o calçado definitivamente para o cenário fashion.

Solado, cano e material: entenda ponto a ponto a diferença entre bota e coturno

O primeiro ponto a considerar para entender o que muda entre um e outro é o solado: seja tratorada ou não, essa parte no coturno costuma ser mais grossa quando comparada às demais botas. Isso porque o calçado precisa ser, acima de tudo, funcional, dar estabilidade e resistência a quem o usa. Já a bota pode ter um solado mais fino e formal.

Bota de solado tratorado e coturno são a mesma coisa?

Nem sempre. Para responder com precisão essa dúvida, é importante analisar o tamanho do solado. Se ele for tratorado e, ainda assim, mais fino, não será um coturno. No entanto, se for mais pesado, é, de fato, um coturno.

Bota com solado tratorado não é um coturno sempre: para isso, precisa ter cadarços e ser bem resistente © Getty Images

Outro item para observar é a biqueira, a ponta do calçado: historicamente, o coturno tem essa região mais reforçada e levemente levantada. No passado, podia até ser revestido de metal. Atualmente, para a bota ser um coturno precisa ter essa parte da frente mais durinha e resistente aos impactos.

+ O que ter no armário e em casa para os dias frios da temporada de Outono-Inverno?

Os coturnos também são essencialmente amarrados por cadarço: qualquer calçado que tenha outro tipo de fecho (zíper ou velcro, por exemplo) será uma bota. Além de dar um toque único de estilo, os cadarços no cano longo garantem pisadas firmes e com menor risco de torção.

E o que diferencia uma bota e coturno quando o assunto é o material? O coturno clássico é feito de couro, mas atualmente já existem modelos feitos em lona e outros tecidos bem resistentes. Aqui, o diferencial deles para a bota é ter essa pegada mais "grosseira", dando durabilidade ao calçado.

Como usar coturno e bota em looks de Outono-Inverno?

Para responder essa questão, o importante é pensar nas peças que você já tem em seu armário e a finalidade do calçado: o coturno é um sapato cheio de personalidade e estilo.

Coturno em look de Inverno combinado com meia-calça é queridinho de famosas © Reprodução, Instagram @brunamarquezine

Ele tem tudo pra ser protagonista em um look para festival ou show ou até mesmo para um programa ao ar livre em que você fique mais em contato com a natureza. No Outono-Inverno, pode ser aliado à meia-calça com short e T-shirt divertida para um look mais casual.

Já as botas, dependendo do seu design, funcionam tanto nessas produções mais descoladas como em looks elaborados, como um vestido longo com toque boho para um jantar ou uma produção monocromática preta. Veja na galeria acima algumas inspirações certeiras com botas e coturnos!

Palavras-chave
Outono/Inverno Moda Beleza Tendência Beleza & Estilo Inverno
Sobre o mesmo tema
Não é a primeira vez! Preso e pai de 8, jogador Jô já foi acusado de atrasar pensão alimentícia outras vezes. Relembre!
Não é a primeira vez! Preso e pai de 8, jogador Jô já foi acusado de atrasar pensão alimentícia outras vezes. Relembre!
7 de maio de 2024
Do 'BBB 1' ao 'BBB 24': as salas de todas as edições do reality; a decoração do 'BBB 14' foi a pior de todas!
Do 'BBB 1' ao 'BBB 24': as salas de todas as edições do reality; a decoração do 'BBB 14' foi a pior de todas!
8 de janeiro de 2024
Notícias similares
Gloss labial com glitter: Top 4 opções baratinhas para ter na sua bolsa!
Gloss labial com glitter: Top 4 opções baratinhas para ter na sua bolsa!
19 de março de 2024
VOGUE! As melhores ideias de looks para conferir o show da Madonna na praia de Copacabana
VOGUE! As melhores ideias de looks para conferir o show da Madonna na praia de Copacabana
29 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias