Uma gafe da Globo na novela "A Viagem" foi ao ar mais uma vez nesta quinta-feira (17), na sétima exibição da trama espírita de 1994. A falha na continuidade envolveu o cabelo de Maroca (Yara Cortes, atriz que na vida real sofreu uma grande perda na infância), mãe de Alexandre (Guilherme Fontes), Raul (Miguel Falabella), Diná (Christiane Torloni) e Estela (Lucinha Lins).
Originalmente, o folhetim espírita marcado por histórias sobrenaturais nos bastidores foi ao ar em 1994. Durante a primeira exibição do remake da TV Tupi, o Brasil disputou e venceu a Copa do Mundo dos EUA - por isso, em algumas imagens é possível ver ruas enfeitadas para o Mundial daquele ano. A primeira reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" ocorreu em 1997.
E a segunda ocorreu em 2006. Desde a volta ao ar na faixa vespertina, a novela de Ivani Ribeiro mantém os índices em alta, só apresentando baixa quando transmitido mais cedo por conta da Copa do Mundo de Clubes.
Vamos lá quanto à gafe. Na primeira cena, Maroca conversa em seu quarto com Estela depois da filha ter agredido Bia (Fernanda Rodrigues, atriz hoje afastada da TV) durante briga por causa de Ismael (Jonas Bloch). Yara aparece com os cabelos mais escuros, em um tonalidade de castanho.
Na sequência, Maroca e Estela vão para a sala, onde estão Raul, Diná e outros personagens. Nesse momento, o cabelo de Maroca já aparece bem mais claro. É possível notar uma ligeira mudança no penteado e no comprimento dos fios.
Curiosamente, as roupas e acessórios que Maroca e Estela usam nas duas cenas são os mesmos.