Carol Duarte enaltece questão de gênero em 'A Força do Querer': 'Protagonismo'
Publicado em 15 de março de 2017 17:57
Por Purepeople
Prestes a estrar na TV como Ivana, personagem que será homem trans na próxima novela das nove, a atriz declara: 'O protagonismo está nas pessoas trans. Estou me sentindo muito honrada e respeitando muito a questão'
Formada em teatro pela USP, Carol Duarte faz sua primeira personagem na TV como Ivana, uma jovem que se desconbre transexual, na novela 'A Força do Querer' prevista para estrear em 3 de abril de 2017
Carol Duarte dá vida a Ivana, filha de Joyce, personagem de Maria Fernanda Cândido, na novela 'A Força do Querer'
Carol Duarte usa vídeos do youtube como referência para construir Ivana, sua personagem na novela 'A Força do Querer'
O drama de Ivana (Carol Duarte) aborda a questão de gênero na novela 'A Força do Querer'
A personagem de Carol Duarte é irmã de Ruy, vivido por Fiuk, e filha de Joyce e Eugênio, papéis de Maria Fernanda Cândido e Dan Stulbach, respectivamente, na novela 'A Força do Querer'
Carol Duarte interpreta um homen trans na novela 'A Força do Querer' e ressalta a importância de dar voz às pessoas trans
Veja + após o anúncio

Antes mesmo de estrear na TV, Carol Duarte já está causando polêmica. Escolhida para viver Ivana, uma personagem que será homem trans na novela "A Força do Querer", a atriz gera expectativas e questionamentos como: por que uma mulher cis (que se identifica com o gênero feminino) foi chamada para o papel? Em entrevista ao Purepeople, Carol conta que passou um mês fazendo testes e declara: "Sou uma atriz e acho que o protagonismo está nas pessoas trans. Estou me sentindo muito honrada e respeitando muito a questão, estudando muito. Então, no que me cabe eu vou dar tudo".

Primeiro trabalho na TV

Formada em teatro pela Universidade de São Paulo, Carol Duarte até então era desconhecida pelo grande público e se prepara para estrear na TV já no horário nobre. "Caramba, é uma apreensão! E eu estou me dedicando muito. Medo eu não sei se existe, porque é uma dedicação tão grande, eu tô trabalhando tanto, tão empenhada... Mas claro que fico super ansiosa, é meu primeiro trabalho na TV", ela admite.

'Sei da responsabilidade disso'

A atriz entende a polêmica que o dilema da personagem provoca como um aspecto positivo. "Estou muito feliz que isso está abrindo diálogo, que as pessoas estão falando sobre isso", comenta. E sendo na trama uma representação de dramas que muita gente passa fora da ficção, ela ressalta: "As pessoas trans tem a voz delas e são elas que devem ser ouvidas porque elas vivem isso. Estou estudando muito porque eu sei da responsabilidade disso".

Disposta de corpo e alma

No desenrolar da história, Ivana vai passar para transição, e apesar de ainda não saber como será feita a caracterização, a atriz garante que tem total disponibilidade: "Ainda não sei muito sobre isso, porque é com a direção e direção artística. Mas estou disposta de corpo e alma para o que for preciso. Estou aqui pra esse personagem."

Filmes, livros e youtube como referência

Carol está mergulhada na questão de gênero e no universo da transexualidade desde que começou a fazer os testes. Além de conversar com muitos homens trans, que espelham a Ivana, a intérprete conta que buscou referências no cinema, na literatura: "Vi muitos filmes, como Garota Dinamarquesa e Tom Boy, por exemplo. Li tanto livros biográficos, como do João Nery, como também o 'Problemas de Gênero', da Judith Butler". Para construir os detalhes da Ivana, ela também teve o youtube como ferramenta. "Vi muitos vídeos de gente que está fazendo a transição agora, meninas ou meninos que estão passando por várias questões e estão falando no dia a dia disso", relata.

A família que transiciona junto

Na trama de Glória Perez, a nova identidade de gênero de Ivana vai provocar muitos conflitos com Joyce (Maria Fernanda Cândido). Por ser tradicionalista e conservadora, a mãe da jovem se revolta quando a filha revela que é um homem trans e a crise na família é instaurada. Em sua pesquisa, a atriz ouviu várias histórias parecidas, e relata: "Ás vezes pode ser muito difícil. A família de certa forma transiciona junto e talvez seja o primeiro lugar em que a pessoa fale, ou que haja o questionamento: 'como é para o seu pai e para a sua mãe quando você diz que é trans?' Claro que para eles é algo novo".

Claudio é apaixonado por Ivana

Não só o conflito familiar, a personagem de Carol Duarte também terá uma relação conturbada com Claudio (Gabriel Stauffer), que é apaixonado por ela e tenta a todo custo se tornar seu namorado. Nas cenas exibidas na coletiva de lançamento da próxima novela das nove, Ivana já aparece em cenas dramáticas na praia com o admirador e em frente ao espelho.

(Por Samyta Nunes)

Sobre
Caroline Duarte
Caroline Duarte
Prostituta e gaga, Carol Duarte será apaixonada por Paulo Vilhena em novela
16 de outubro de 2018 18:45
Carol Duarte faz apelo contra preconceito: 'Não matem o que é diferente'
5 de abril de 2018 09:05
Carol Duarte entrega desejo de casar com namorada e adotar filho: 'Bem possível'
11 de dezembro de 2017 09:53
Carol Duarte relembra reação após fim de novela em carta para Ivan: 'Chorei'
23 de outubro de 2017 21:45
Todos os itens
Palavras-chave
Novelas TV Principais notícias Entrevista
Sobre o mesmo tema
Pai de Neymar quer ajudar a tirar Daniel Alves da prisão por violência sexual; empresário desembolsa quase R$ 1 milhão
Pai de Neymar quer ajudar a tirar Daniel Alves da prisão por violência sexual; empresário desembolsa quase R$ 1 milhão
9 de janeiro de 2024
'BBB 24': lista de participantes famosos ATUALIZADA tem Simaria, Carol Nakamura e Lauana Prado. Veja nomes vazados!
'BBB 24': lista de participantes famosos ATUALIZADA tem Simaria, Carol Nakamura e Lauana Prado. Veja nomes vazados!
28 de dezembro de 2023
Notícias similares
'Mexi onde não devia': Ana Hickmann acusa Alexandre Correa de fraude, desvio de dinheiro e falsidade ideológica
'Mexi onde não devia': Ana Hickmann acusa Alexandre Correa de fraude, desvio de dinheiro e falsidade ideológica
26 de novembro de 2023
Globo apela com novela 'Renascer' em show de Ivete Sangalo no Maracanã. Veja o que aconteceu!
Globo apela com novela 'Renascer' em show de Ivete Sangalo no Maracanã. Veja o que aconteceu!
21 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias