Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Carol Duarte enaltece questão de gênero em 'A Força do Querer': 'Protagonismo'

Compartilhe no Facebook
Prestes a estrar na TV como Ivana, personagem que será homem trans na próxima novela das nove, a atriz declara: 'O protagonismo está nas pessoas trans. Estou me sentindo muito honrada e respeitando muito a questão'

Antes mesmo de estrear na TV, Carol Duarte já está causando polêmica. Escolhida para viver Ivana, uma personagem que será homem trans na novela "A Força do Querer", a atriz gera expectativas e questionamentos como: por que uma mulher cis (que se identifica com o gênero feminino) foi chamada para o papel? Em entrevista ao Purepeople, Carol conta que passou um mês fazendo testes e declara: "Sou uma atriz e acho que o protagonismo está nas pessoas trans. Estou me sentindo muito honrada e respeitando muito a questão, estudando muito. Então, no que me cabe eu vou dar tudo".

Primeiro trabalho na TV

Formada em teatro pela Universidade de São Paulo, Carol Duarte até então era desconhecida pelo grande público e se prepara para estrear na TV já no horário nobre. "Caramba, é uma apreensão! E eu estou me dedicando muito. Medo eu não sei se existe, porque é uma dedicação tão grande, eu tô trabalhando tanto, tão empenhada... Mas claro que fico super ansiosa, é meu primeiro trabalho na TV", ela admite.

'Sei da responsabilidade disso'

A atriz entende a polêmica que o dilema da personagem provoca como um aspecto positivo. "Estou muito feliz que isso está abrindo diálogo, que as pessoas estão falando sobre isso", comenta. E sendo na trama uma representação de dramas que muita gente passa fora da ficção, ela ressalta: "As pessoas trans tem a voz delas e são elas que devem ser ouvidas porque elas vivem isso. Estou estudando muito porque eu sei da responsabilidade disso".

Disposta de corpo e alma

No desenrolar da história, Ivana vai passar para transição, e apesar de ainda não saber como será feita a caracterização, a atriz garante que tem total disponibilidade: "Ainda não sei muito sobre isso, porque é com a direção e direção artística. Mas estou disposta de corpo e alma para o que for preciso. Estou aqui pra esse personagem."

Filmes, livros e youtube como referência

Carol está mergulhada na questão de gênero e no universo da transexualidade desde que começou a fazer os testes. Além de conversar com muitos homens trans, que espelham a Ivana, a intérprete conta que buscou referências no cinema, na literatura: "Vi muitos filmes, como Garota Dinamarquesa e Tom Boy, por exemplo. Li tanto livros biográficos, como do João Nery, como também o 'Problemas de Gênero', da Judith Butler". Para construir os detalhes da Ivana, ela também teve o youtube como ferramenta. "Vi muitos vídeos de gente que está fazendo a transição agora, meninas ou meninos que estão passando por várias questões e estão falando no dia a dia disso", relata.

A família que transiciona junto

Na trama de Glória Perez, a nova identidade de gênero de Ivana vai provocar muitos conflitos com Joyce (Maria Fernanda Cândido). Por ser tradicionalista e conservadora, a mãe da jovem se revolta quando a filha revela que é um homem trans e a crise na família é instaurada. Em sua pesquisa, a atriz ouviu várias histórias parecidas, e relata: "Ás vezes pode ser muito difícil. A família de certa forma transiciona junto e talvez seja o primeiro lugar em que a pessoa fale, ou que haja o questionamento: 'como é para o seu pai e para a sua mãe quando você diz que é trans?' Claro que para eles é algo novo".

Claudio é apaixonado por Ivana

Não só o conflito familiar, a personagem de Carol Duarte também terá uma relação conturbada com Claudio (Gabriel Stauffer), que é apaixonado por ela e tenta a todo custo se tornar seu namorado. Nas cenas exibidas na coletiva de lançamento da próxima novela das nove, Ivana já aparece em cenas dramáticas na praia com o admirador e em frente ao espelho.

(Por Samyta Nunes)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.