Cátia Fonseca completa 56 anos neste domingo (01) fora do ar, mas prestes a ser contratada pelo SBT, segundo informações do colunista Flávio Ricco, do Portal Leo Dias. A apresentadora, que teve passagens por diversas emissoras, saiu de forma bem polêmica da Record TV, onde apresentava o “Note e Anote” no lugar de Ana Maria Braga.
Na época, a Record alegou que decidiu tirar Cátia por conta de pesquisas, que apontavam que Claudete Troiano tinha o perfil ideal para apresentar o “Note e Anote”. Eles chegaram a oferecer um programa semanal em horário nobre, mas a apresentadora recusou a proposta.
"De forma alguma fiquei chateada em sair do 'Note e Anote', a única coisa que eu gostaria que tivesse acontecido é de ter sido avisada com antecedência, mas entendi que eles tinham pressa para decidir todas essas mudanças. Não aceitei ficar com o novo programa porque não me sentiria bem. Gosto de participar da elaboração dos projetos desde o início e trabalhar de corpo e alma em qualquer coisa que eu esteja fazendo”, declarou Cátia em entrevista ao jornal Estadão, em outubro de 2000.
Em 2022, Cátia expôs uma versão completamente diferente para o fim do vínculo com a Record. Ela afirmou que saiu depois de tentar desmascarar um esquema fraudulento que acontecia nos bastidores da emissora.
"Veio uma determinada pessoa, contato comercial, e falou assim: 'Olha, Catia, a gente vai ter umas ações no programa, seu cachê é tanto. Mas a gente queria fazer o seguinte: te dar três vezes mais [do que está no contrato]. É um outro negócio que a gente vai fazer. Aí a gente paga e você repassa pra mim'. Falei: 'Então, isso é jabá, eu não faço jabá. Eu quero ganhar o que tá determinado que vou ganhar'. O que é seu, é seu, se não é seu e você pegou, é ilícito, é roubo", disse Cátia, em entrevista a Leo Dias, na época, colunista do portal Metrópoles.
Cátia, que participou da última edição da "Dança dos Famosos", receberia um terço do valor a mais e o resto, teria de ser repassado ao funcionário do setor comercial. A apresentadora, então, decidiu denunciar o esquema com um diretor artístico da emissora, mas foi surpreendida: ele sabia de tudo e era parte do bando.
"Cheguei lá pra um diretor artístico e falei: 'Eles me ofereceram isso, isso, isso'. Ele falou: 'Acho que você não entendeu'. Eu não tinha entendido", relembra Cátia. "Era sabido, eu entreguei o bandido pro chefe do crime. Na hora, não pensei. Era um grupo, esse e o outro", explanou.
Cátia descobriu através de Hebe Camargo de que estava com os dias contados na emissora. Em setembro de 2000, Claudete assumiu o "Note e Anote". A apresentadora continuou na geladeira até o fim definitivo de seu contrato.
player2