O ator Eric Dane morreu aos 53 anos, segundo informou a própria família na noite desta quinta-feira (19). Conhecido mundialmente por viver o cirurgião plástico Mark Sloan em "Grey's Anatomy" e por seu trabalho mais recente em "Euphoria" como Cal Jacobs, o artista enfrentava uma batalha contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
De acordo com comunicado enviado pelos familiares à People, o ator morreu 10 meses após tornar público o diagnóstico da doença neurodegenerativa. “Com o coração pesado, compartilhamos a notícia de que Eric Dane faleceu na tarde de quinta-feira, após uma corajosa batalha contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)”, diz a nota.
Os familiares também informaram que o artista passou os últimos dias cercado por pessoas próximas. Segundo o texto, ele esteve ao lado da esposa e das duas filhas, Billie e Georgia, “que eram o centro de seu mundo”. A declaração ainda ressaltou o engajamento do ator após o diagnóstico.
“Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric se tornou um defensor apaixonado pela conscientização e pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Ele fará muita falta e será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil”.
Eric Dane revelou publicamente o diagnóstico de ELA em abril de 2025. À época, dois meses após descobrir a condição, já havia perdido os movimentos do braço direito. “Eu comecei a sentir uma certa fraqueza na minha mão direita, e a princípio, eu acreditei que fosse por digitar demais. Meses depois, começou a ficar muito pior”, disse, na ocasião.
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva e sem cura, que compromete os neurônios motores e, gradualmente, leva à perda de funções musculares essenciais.
O neurologista Felipe da Graça, do Vera Cruz Hospital, explicou ao Purepeople Brasil que “a doença acarreta em uma paralisia motora irreversível. Com isso, o paciente perde funções essenciais como falar, movimentar, engolir e até respirar. Porém, na maioria das vezes, não afeta a capacidade intelectual e cognitiva”.
Entre os principais sintomas estão perda gradual de força e coordenação muscular, dificuldade para engolir e respirar, câimbras e alterações na fala. Em média, pacientes vivem de dois a cinco anos após o início dos sintomas.
O papel mais marcante da carreira de Eric Dane foi o carismático e sedutor Dr. Mark Sloan, apresentado na segunda temporada de Grey’s Anatomy. O personagem rapidamente conquistou o público e protagonizou um dos casais mais queridos da série, ao lado de Lexie Grey - dupla apelidada pelos fãs de “Slexie”.
Sua saída da produção ocorreu na nona temporada, em um dos episódios mais trágicos da história do seriado. Além do sucesso no drama médico, Dane também integrou o elenco de "Euphoria", ampliando sua presença em uma nova geração de produções televisivas.