Marketing para mulheres empreendedoras: como atrair público no WhatsApp? Veja dicas de expert!
Publicado em 6 de junho de 2022 11:26
Por Purepeople Brasil | Redação
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O aplicativo de mensagens WhatsApp segue sendo uma das ferramentas mais utilizadas do mundo, em especial no Brasil, onde ele é a preferência dos usuários quando o assunto é troca de mensagem – são 120 milhões de contas no país.

De acordo com o balanço do primeiro semestre de 2022, divulgado pela empresa, a base de usuários engajados cresceu 41%. Entretanto, o que muita gente esquece, é que o aplicativo pode ser uma poderosa ferramenta de vendas.

Marketing para mulheres: como atrair público usando WhatsApp

Fundador da GRLV Agência de Publicidade Digital, Guilherme Vasconcelos aponta que o WhatsApp é uma boa forma de criar relacionamento com o cliente. Entretanto, ele alerta sobre a importância de fazer isso com estratégia.

"Mandar mensagens que não são de interesse do cliente, de forma diária, pode gerar o efeito reverso na pessoa, que se sentirá repelida a consumir seus produtos e sua marca", avisa.

Um bom canal de suporte, o WhatsApp também pode ser utilizado gera pertencimento e exclusividade com os potenciais compradores, de forma com que eles se sintam especiais e cuidados pela empresa. Características como rapidez, comodidade e familiaridade ajudam a aumentar vendas com a ferramenta.

Cultive uma base de dados dos clientes

Antes de aplicar qualquer estratégia, é necessário que você possua os contatos dos clientes. Por isso, Guilherme Vasconcelos recomenda que o negócio alimente uma base de dados própria, que pode ser a própria agenda do celular, para armazenar os contatos.

"É necessário deixar o número de contato visível em todos os canais da empresa, de forma que seja fácil entrar em contato. O cliente deve entender que seu número está disponível para resolver problemas e tirar dúvidas", destaca o empresário.

Entretanto, ele alerta: WhatsApp não é lugar para captar novos clientes, mas para se comunicar com os que já são.

Utilize a ferramenta para mensagens pontuais

Inundar o cliente de anúncios não é uma boa estratégia. Por isso, o empresário Guilherme Vasconcelos aconselha a adotar uma frequência de duas vezes por semana:

"Você pode começar a semana mandando as novidades que chegaram na loja, de forma que o cliente sinta que está sendo o primeiro a saber. Além disso, mensagens motivacionais ao final da semana, dicas relacionadas ao seu nicho, ou em comemoração à datas especiais também é uma forma de mostrar ao cliente que ele é importante. Isso melhora o relacionamento e deixa o cliente mais propenso a consumir sua marca".

Grupos temporários

Manter um grupo permanente não é a melhor opção para fomentar o relacionamento e impulsionar vendas, sendo a lista de transmissão o mais adequado. Porém, para estratégias pontuais, o grupo pode ser interessante.

"Na mesma linha de criar a sensação de exclusividade, você pode pensar em um grupo com condições especiais em datas como Dia dos Namorados, Black Friday ou em queima de estoque. Um exemplo é conceder descontos ou mimos especiais, limitados e com data para expirar, para os 50 primeiros que entrarem no grupo", destaca.

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