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Verão 2022

Como ser uma pessoa otimista? Descubra o exercício que vai mudar sua vida

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Aprender a agradecer é um passo muito importante para mudar o olhar sobre a existência e a se sentir otimista. Mas como virar a chave e se sentir uma pessoa mais grata? Com um exercício muito simples, você pode dar uma virada na sua vida. Confira essa dica!

A diferença na nossa qualidade de vida pode aumentar quando passamos a olhar para as coisas com mais gratidão. Se sentir grato não é apenas fechar os olhos para as mazelas da vida e se alienar, mas simplesmente saber que no mundo existem coisas boas e ruins, e optar por agradecer pelo o que de positivo acontece em sua vida.

Aprender a agradecer é um passo muito importante para mudar a visão a respeito da existência e encará-la como um acontecimento digno de ser celebrado. Entretanto, sabemos como é difícil manter o pensamento positivo na maior parte do tempo.

Com a quantidade de informação sendo bombardeada diante de nossos olhos, facilmente nos sentimos desanimados devido às notícias trágicas, ou até mesmo às cenas tristes que presenciamos. Uma forma de driblar a negatividade e atingirmos um pensamento mais harmonioso é através de um diário de gratidão.

Nesse exercício diário sugerido pelo site WeMystic, você deixará registrado coisas pelas quais você se sente grato, e além disso, treinar a sua mentalidade para alcançar um estado de espírito mais positivo, atraindo para si a mesma energia positiva.

PRIMEIROS PASSOS

O primeiro objeto para fazer um diário de gratidão é um bloco de notas ou um caderno, não é preciso se preocupar com a estética, apenas se preocupe com o fato de que você precisará escrever tudo o que você ama na sua vida no momento da escrita. Os itens podem ser simples, como por exemplo, ter o que comer ou onde dormir, ou mesmo tópicos mais rebuscados.

Escreva, no mínimo, dez coisas pelas quais você se considera grato todos os dias ao acordar. Acordar tendo exercido essa atividade pode trazer benefícios:

Redução do estresse

Vivemos em uma era em que as doenças mentais tomaram conta da população. É difícil conhecer alguém que nunca foi acometido por uma crise de ansiedade ou um episódio de transtorno do pânico, e além disso, a depressão tem um de seus maiores índices no Brasil, dentre todos os outros países da América Latina.

Da mesma forma, o estresse tornou-se fator comum do dia a dia, principalmente pelo cotidiano cada vez mais atarefado. Normalizamos não conseguir ouvir nem ao menos nossos pensamentos no decorrer dos dias, e logicamente, o corpo físico sente e acumula as cargas de irritação.

Portanto, o objetivo com o diário de gratidão é se lembrar dos dias bons antes de sair de casa, a fim de que a rotina se torne um mais agradável e produtiva.

Facilidade para aceitar e promover mudanças

Torne o diário de gratidão um hábito diário. Com o passar do tempo, você vai notar que não precisa mais fazer esforço para lembrar de situações felizes. Isso afetará todos os âmbitos de sua vida, de pessoal a profissional, dentro e fora de casa. Você irá perceber como será muito mais fácil sorrir para as outras pessoas, pois você se sentirá mais aberto para as possibilidades, como um novo relacionamento ou novas amizades.

Até mesmo quando uma situação desagradável, o diário da gratidão pode ajudar. Todos nós passamos por dificuldades e obstáculos, a diferença pode estar na maneira como reagimos a cada situação. Quando estamos inertes em nossa frustração, a tendência é que um novo problema seja lido como a gota d'água, mas quando estamos de bom humor, lidamos com as adversidades de maneira exemplar.

Assim, o diário da gratidão também nos ajuda a encarar com certa naturalidade, e até mesmo como uma oportunidade, os impasses enfrentados.

Melhora na autoestima

Com o diário de gratidão, você vai perceber que os problemas enfrentados por nós mesmos é apenas mais uma versão do que todas as pessoas enfrentam. Todos nós temos dificuldades em aceitar alguma de nossas características.

Há quem diga que a imperfeição faz parte da vida humana, e escrevendo diariamente, você vai perceber que o que nós consideramos negativo em nós mesmos é uma fração ínfima da nossa personalidade, talvez sequer seja notado pelos nossos colegas ou familiares.

Você deverá escrever traços de sua personalidade ou sua aparência pelos quais você se sente sortudo por ter nascido, e felizmente, com o tempo, tornará a aceitação dos ditos "defeitos" mais orgânica.

Força de atração

Não somente você passará a atrair para si mesmo mais energia positiva, como também fará escolhas que te levarão até os ambientes e pessoas que despertam esse sentimento em você. Tirar um tempo do dia para analisar sua vida e escrever sobre ela poderá trazer saudades, amor, afeto e outros sentimentos positivos. Assim, quando você perceber isso, poderá saber mais adequadamente onde deseja passar a maior parte de seu tempo e o que te faz feliz de verdade.

Construção de autodisciplina

Desde o princípio da criação do hábito, constrói-se junta a ele a disciplina. Todas as formas de produtividade exigem uma certa dose de comprometimento e esforço. O diário de gratidão, como uma dessas atividades, também precisará de responsabilidade.

Da mesma forma que nosso dia a dia nos pede disciplina, eles também serão menos ou mais produtivos, às vezes até com certa resistência ao trabalho.

Quando esse dia chegar para o seu diário de gratidão, algumas dicas podem te ajudar, como por exemplo, ao fazer um balanço geral de conquistas durante a sua vida, ou ao forçar você mesmo a mentalizar, mesmo contra sua vontade, a princípio. Isso tudo é uma forma de empreender a autodisciplina.

(Texto por WeMystic)

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