Profissão: Ator
Cidade : São Paulo
Sônia Maria Vieira Gonçalves é o nome de batismo de Suzana Vieira, atriz brasileira com uma carreira de sucesso na televisão brasileira. Interpretou grandes personagens, como Maria do Carmo, de "Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva. Nasceu em 23 de agosto de 1942, em São Paulo.
Filha de um militar, Marius Vieira Gonçalves, e de Maria da Conceição Gonçalves, Suzana tem quatro irmãos: Sérgio Ricardo, Sérvulo Augusto, Sandra e a também atriz, Susana. Por seu pai ter sido adido militar na embaixada do Brasil em Buenos Aires e sua mãe funcionária do consulado, Suzana passou a infância e a adolescência viajando. Viveu em Buenos Aires, Montevidéu e Londres, por exemplo. Na capital argentina, estudou balé e foi a dança que a levou a entrar no universo da televisão. Foi do corpo de balé da TV Tupi, emissora que lhe deu a primeira oportunidade como atriz. O diretor Cassiano Gabus Mendes a viu dançando e pensou em convidá-la a participar de telenovelas e teleteatros.
Fez várias novelas da TV Tupi, na TV Excelsior e na TV Record. Em 1970, foi contratada pela Rede Globo. Cinco anos depois, em 1975, foi premiada por sua atuação em "O Espigão", mas a primeira protagonista de sucesso foi a Nice, de "Anjo Mau". Na novela, outros grandes atores, como José Wilker, Sérgio Britto e Osmar Prado. Outra protagonista de sucesso na década foi a Marina Steen, de "A Sucessora".
Na década e 80, interpretou muitas personagens importantes, como a Marta, de "Bambolê". Na minissérie "Chiquinha Gonzaga"sua personagem era antagonista de Chiquinha (Regina Duarte). Participou de muitas novelas das oito, algumas assinadas por Manoel Carlos. Em "Mulheres Apaixonadas", sua personagem Lorena se envolvia com um homem mais jovem. No teatro, seu maior sucesso, filmado depois, foi "A Partilha", de Miguel Falabella.
Em 2011 comemorou 50 anos de carreira. A atriz foi casada com o diretor Régis Cardoso, falecido em 2005, com quem teve um filho, Rodrigo, em 1964. Foi casada com Cason Gardeazabal por quase 20 anos. Em 2006, Suzana casa-se com o então policial militar Marcelo Silva, um relacionamento marcado por polêmicas. Marcelo, que era usuário de drogas, foi encontrado morto em 2008. A atriz tem dois netos: Bruno e Rafael.