Diversidade e moda sustentável marcam a semana de moda paulistana
Publicado em 24 de outubro de 2018 16:00
Por Purepeople
Muito além da aparência, o São Paulo Fashion Week discute, nessa edição, temas como a sustentabilidade na cadeia produtiva, a representatividade e diversidade dentro e fora das passarelas. A semana já começou marcada por manifestos pela liberdade e novas formas de praticar a sustentabilidade na moda. Confira tudo o que está rolando nesta edição e fique por dentro!
Diversidade e sustentabilidade na passarela do SPFW: beijaço no desfile de Ronaldo Fraga
Diversidade e sustentabilidade na passarela do SPFW: a top model Lea T. no desfile de Ronaldo Fraga
Diversidade e sustentabilidade na passarela do SPFW: desfile de Ronaldo Fraga se baseou na cultura judaica
Célio Dias é o nome por trás da LED e trabalha com tons vibrantes, moda sem gênero e pegada sustentavél, além de um artesanal contemporâneo
As cores vibrantes e a pegada artesanal fazem parte do DNA da marca
Para esta temporada a LED se inspirou num nordeste descontruído
Karine Fouvry apostou no crochê em desfile que tem referências africanas
A Borana, também do projeto top 5, foi outra das marcas que investiram no crochê
Amir Slama trouxe uma pegada tropical para o seu beachwear
Diversidade e sustentabilidade na passarela do SPFW: Laura Neiva com pegada tropical do desfile da PatBo
Veja + após o anúncio

A diversidade nos castings dos desfiles -- uma das abordagens de Rihanna na NY Fashion Week, por exemplo -- e também no público das semanas de moda está cada vez mais evidente. Nos desfiles o movimento pode ser conferido em passarelas das marcas mais conservadoras até as mais vanguardistas. A representatividade não é tema novo para o mundo da moda (nem para o mundo, ponto), mas ainda precisa ser reforçada para que "pegue" em todas as esferas da vida cotidiana. O tema foi abordado, por exemplo, pelo designer mineiro Ronaldo Fraga. Fraga se inspirou na cidade de Tel Aviv (Israel) e na cultura judaica para criar uma coleção que trazia peixes e estrelas bordados nos looks. Diverso, o casting contou com a modelo Lea T., pessoas de diferentes idades, etnias e gêneros. O desfile ainda contou com manifestações de viés político, como um homem portanto no braço, como tipóia, uma bandeira do Brasil, representando o momento político do país e teve, ainda, beijaço (incluindo beijo gay). O show foi finalizado com os convidados ao redor de uma mesa para um banquete típico. "É muito emocionante e interessante observar como Ronaldo manda suas mensagens de maneira criativa e sem agredir ninguém", acredita o consultor de moda Arlindo Grund, presente na fila A do desfile.

Sustentabilidade e política

Além do Estufa, outro grupo de novos talentos faz parte do line-up da semana paulistana. O projeto Top 5, uma parceria do São Paulo Fashion Week com o Sebrae, leva novos talentos de todos os cantos do país para a maior semana de moda do país e tem foco em uma cadeia produtiva sustentável para pensar o futuro da moda. Nesta edição a mineira LED, do designer Célio Dias, se destacou pela proposta sem gênero e sustentável que sua grife propõe. "O desfile trouxe o nordeste como inspiração e teve o objetivo de falar de representatividade e desmistificar a figura do 'cabra macho'", conta Célio. A marca, que nasceu sem gênero ("um assunto já ultrapassado", acredita Célio) trabalha com cores vibrantes desde o início e, segundo Célio, busca traçar um mix de tecnologia com artesanato, sobretudo com o crochê. "Entendo que consegui dar uma cara contemporânea para esse trabalho que, muitas vezes, é considerado vintage. Célio, que se destacou na semana de moda também por usar uma t-shirt com o dizer "Ele não" para sua entrada final na passarela, conta que o posicionamento "em prol da humanidade e da empatia", está no DNA da marca que consegue crescer levantando essa bandeira. "Não é simplesmente uma questão política, mas humana", diz. Em alta nesta temporada, o crochê também apareceu na coleção da designer Karine Fouvry, que apostou em um desfile todo artesanal com looks em off white que remetem, também, ao nordeste e, sobretudo, à contribuição africana na cultura nordestina.

Tropicalismo

A pegada tropical vem quente para o próximo verão. Veterano no mundo do beachwear, Amir Slama foi dos designers que apostaram nos babados, na latinidade, e nas estampas de flores e folhas. Outra que apostou nessa vibe foi a designer Patricia Bonaldi. Com uma atmosfera cheia de feminilidade, babados e borogodó, a marca apresentou os vestidos estampados pelos quais é famosa, além de uma recente linha de beachwear.

Palavras-chave
Moda Beleza Semana de moda Tendência
Sobre o mesmo tema
Por fora das fofocas de 2024? Confira um resumão com os casais e as polêmicas que marcaram a primeira semana do ano
Por fora das fofocas de 2024? Confira um resumão com os casais e as polêmicas que marcaram a primeira semana do ano
8 de janeiro de 2024
Horóscopo para a semana de 04 a 10 de março: confira as previsões MAIS importantes para cada signo!
Horóscopo para a semana de 04 a 10 de março: confira as previsões MAIS importantes para cada signo!
4 de março de 2024
Notícias similares
Cheiro de importado: 6 perfumes brasileiros idênticos ao 212 VIP Rosé que vão te fazer economizar e ficar perfumada
Cheiro de importado: 6 perfumes brasileiros idênticos ao 212 VIP Rosé que vão te fazer economizar e ficar perfumada
23 de novembro de 2023
'Desesperador': Gabi Martins revela choro após ser traída por fantasia e deixar seios à mostra na Sapucaí
'Desesperador': Gabi Martins revela choro após ser traída por fantasia e deixar seios à mostra na Sapucaí
13 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias