Aposta da TV Globo em 2024, o reality musical "Estrela da Casa" retorna nos próximos dias com promessa de reformulação completa. Depois de uma primeira temporada marcada por baixos índices de audiência e forte comparação com o "Big Brother Brasil", a emissora tenta reconquistar o público com uma nova roupagem para o programa, que estreia no dia 25 de agosto, logo após "Vale Tudo". Preparados?
Apresentado por Ana Clara Lima, ex-BBB e atual queridinha da casa, "Estrela da Casa" surgiu com o objetivo de unir talento musical e desenvolvimento artístico num ambiente de competição. A proposta era óbvia... deixar o foco no conflito de lado e investir no crescimento dos participantes, revelando bastidores, erros e aprendizados.
No entanto, a ideia não vingou no horário nobre. De acordo com dados da Kantar Ibope Media publicados pela revista VEJA, a estreia em 13 de agosto de 2024 registrou apenas 13,6 pontos na Grande São Paulo, número que caiu para 8,2 pontos já no segundo episódio. O desempenho, considerado decepcionante, ficou abaixo até do "Globo Rural" e de atrações do SBT como o "Show do Milhão".
Mesmo a final, exibida em 1º de outubro, marcou 12 pontos, número inferior ao do episódio inaugural. A média geral da temporada ficou em 11,5 pontos, considerada modesta para os padrões da Globo.
A primeira temporada consagrou Lucca como o vencedor, com 41,13% dos votos. Ele superou os finalistas Matheus Torres, Unna X e Leidy Murilho. Embora o desempenho na TV aberta tenha sido morno, a Globo comemorou os resultados no streaming: mais de 100 milhões de acessos no Globoplay e 14 milhões de plays nas músicas lançadas durante o programa, segundo informações do NaTelinha.
Ao todo, foram 43 episódios, com 11 oficinas de talentos, 65 apresentações ao vivo, 7 duelos, 8 festivais, além de workshops, homenagens e jam sessions. O conteúdo, apesar de bem produzido, não engajou o público como esperado.
Agora, a Globo promete mudanças. A nova temporada será mais curta e deve trazer um formato ajustado. A emissora bateu o martelo para a estreia no dia 25 de agosto, apostando em uma abordagem mais objetiva e dinâmica, na intenção de evitar uma dispersão do público. Serão menos episódios, com mais foco na música.
As novidades vão além da duração! Michel Teló chega como mentor fixo, acompanhando a evolução dos participantes em tempo integral. A atração também contará com júri técnico durante os festivais semanais, oferecendo uma avaliação mais técnica para auxiliar o público na hora da votação.
Além disso, os 14 participantes subirão ao palco toda semana, com shows musicais e dinâmicas que conectam diretamente o público à jornada de formação de um novo ídolo. A edição segue com foco no treinamento e na transformação artística, com mais oficinas, workshops e dinâmicas musicais.
A emissora também prepara uma campanha de divulgação mais próxima das ruas e do público. O programa terá ativações especiais em eventos como a Expofavela, em Belo Horizonte, e o Festival do Rio, com estandes interativos, desafios musicais e brindes com a nova identidade visual, mais vibrante e noturna.
Resta saber... o público vai acompanhar?