O implante de silicone sempre foi uma das cirurgias mais buscadas pelas mulheres e, há muitas décadas, é sinônimo de trend entre as famosas, que em sua maioria apostaram na substância para levantar os seios, aumentar o seu tamanho e dar um 'up' na autoestima.
No entanto, há alguns anos, temos visto um número crescente de famosas fazendo o explante de silicone. Em diversos casos, a cirurgia para a retirada das próteses dos seios veio acompanhada por questões de saúde, enquanto em outros algumas celebridades apenas preferiram voltar à sua estética natural.
De acordo com o cirurgião plástico Dr. Jairo Casali, não existe um padrão único para as mulheres quando se trata de cirurgias de mama, mas o explante tem sido bastante frequente e o "movimento cresceu bastante recentemente e está ligado, principalmente, ao desejo de resultados com aparência mais natural".
"Hoje existe uma valorização maior da harmonia, da sutileza e de resultados com aparência natural. Vivemos uma fase posterior a um período de excessos, que acabou gerando receio em muitas pessoas. Um resultado bem planejado, executado com técnica apurada e olhar estético refinado, costuma atingir seu objetivo de forma discreta, quase imperceptível", diz o especialista ao Purepeople.
De acordo com o médico, os motivos para o explante do silicone vão desde questões médicas (que acontecem com pouca frequência) até a motivação estética, na busca de uma aparência mais natural, como é o caso de Carolina Dieckmmann, por exemplo. Também é válido ressaltar que a retirada das próteses é relativamente tranquilo.
"O explante é uma cirurgia realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, e apresenta riscos semelhantes aos da colocação da prótese. Normalmente, além da retirada do implante, também é removida a cápsula que se forma ao redor dele, preferencialmente em bloco único. Trata-se de um procedimento relativamente tranquilo, com um pós-operatório que exige cuidados maiores por cerca de dez dias", diz o Dr. Jairo Casali.
Com a cirurgia de explante de silicone cada vez mais comum entre as celebridades, hoje o Purepeople separou uma lista completíssima com 15 famosas que já retiraram as próteses, suas motivações e declarações sobre o assunto. Veja abaixo!
A atriz colocou próteses em 2008, mas em 2022 decidiu pelo explante. Apesar de não ter tido complicações de saúde, Carolina Dieckmmann revelou, no ano passado, que nunca se identificou com o resultado. "Nunca me identifiquei muito, não curtia o toque", disse em entrevista, afirmando que hoje se sente mais autêntica sem os implantes.
A atriz realizou o explante em abril de 2022, confirmado por sua assessoria. A decisão foi tomada por vontade própria, sem complicações médicas como em outros casos. A atriz prezou pela discrição sobre o assunto e nunca comentou publicamente sobre isso.
A cantora fez o explante em 2022, após cinco anos com as próteses. Manu Gavassi colocou silicone ainda jovem, aos 24 anos, mas confessou que não tomou a decisão por vontade própria. "Odiei ter colocado silicone, não coloquei por mim. Agora tirei", disse para a VEJA.
Esposa do cantor Junior Lima, Mônica Benini se abriu sobre a cirurgia de explante de silicone em outubro de 2020. Segundo a famosa, que era modelo, o implante foi feito por pressão estética no início de sua carreira "para deixar seu corpo mais harmônico".
Em 2024, a assistente de palco passou por um explante de emergência após sofrer contratura capsular e desenvolver grandes bolhas nas mamas. O caso se agravou ao ponto da pele abrir, forçando a retirada imediata das próteses. "Meu peito ficou completamente deformado", lamentou.
Em fevereiro de 2021, a atriz retirou as próteses depois de sofrer de displasia, o surgimento de células fora do normal, que pode representar riscos à saúde. Ela contou que colocou silicone muito cedo, por pressão estética e porque 'o mercado de trabalho pedia', mas decidiu não recolocar e manter sua aparência natural, além de prezar pela saúde.
Conhecida como Tiazinha, a atriz passou pelo explante bem recentemente, em julho de 2025. O procedimento incluiu mastopexia e lipoenxertia para remodelar os seios. Suzana compartilhou o resultado em suas redes sociais e agradeceu à equipe médica pelo processo, afirmando que a cirurgia foi "melhor do que esperava".
A apresentadora realizou o explante em agosto de 2023. Na ocasião, disse que colocou silicone quando tinha apenas 20 anos e, com o passar do tempo, passou a perceber que as próteses já não a agravavam mais esteticamente. "Para uma cirurgia você tem que ter consciência dos riscos que você toma, sempre. Nunca romantizem cirurgias", disse Rafa.
Mais uma em apostar no explante para sua autoestima, a modelo revelou em 2023 que já não tinha mais silicone, e que se sentia melhor com a decisão de ter retirado as próteses. Para preencher o volume, optou por um procedimento de enxertia de gordura nas mamas.
Ex-participante do 'BBB 15', Amanda Djehdian apostou no explante de silicone no final de 2020. No início de 2021, um mês após a cirurgia, ela comemorou: "Livre de dores, de choros, de sintomas que estavam acabando com a minha saúde". A famosa revelou que, após a cirurgia, passou a ter boas noites de sono e nada de enxaqueca.
A influenciadora digital passou por meses de complicações antes de decidir pelo explante. Nas redes sociais, Evelyn contou que ficou quase nove meses com os seios "abertos", sob risco de infecção. Após o procedimento, a famosa desabafou que o silicone trouxe mais sofrimento do que benefícios para sua vida.
A cantora de grandes sucessos revelou em março de 2024 que removeu os implantes devido ao seu histórico familiar elevado de câncer de mama, já que sua mãe teve a doença e a tia precisou fazer mastectomia. Além da motivação, a SZA também revelou que teve fibrose e sentia muitas dores.
A estilista britânica e ex-Spice Girl retirou os implantes parcialmente em 2009 e, em 2011, se livrou completamente das próteses. Em entrevista à revista Allure, foi clara e disse que prefere uma aparência mais natural, além de ter encorajado outras mulheres a fazer o mesmo.
A modelo americana, esposa do cantor John Legend, removeu os implantes em junho de 2020. "Eles foram ótimos por muitos anos, mas cansei. Quero poder deitar de bruços com conforto", declarou na ocasião.
Conhecida por 'High School Musical', Ashley Tisdale fez explante em 2020. Em sua justificativa, estrela relatou que sofria de sensibilidades alimentares e problemas digestivos sem causa aparente. Após a retirada, ela contou que sua digestão voltou ao normal em apenas uma semana.